Esporte com Kulinha
Pelo Regional de Veteranos, a CME de Santa Rosa de Lima venceu por 4 a 7, eliminou a atual campeã CME de Rio Fortuna e se classificou para as semifinais. No outro jogo eliminatório, a CME de Braço do Norte, com dificuldades, passou pela CME de São Ludgero, 3 a 2. Anderson, da CME de Braço do Norte, com 9 gols e Graziane, da CME de Santa Rosa de Lima, com 8 gols, são os principais goleadores.
Os jogos de ida das semifinais, tanto do Adulto como do Veterano, estavam marcados para ontem, quinta-feira, mas, devido às fortes chuvas que castigaram toda região, foram adiados e serão realizados na próxima quinta-feira, 12, e os jogos da volta acontecerão dia 19. No Veteranos, vão jogar CME de Santa Rosa de Lima x CME de São Ludgero e CME de Braço do Norte x Boccone/CME de Gravatal. No Regional Adulto os confrontos serão entre CME de Armazém x CME de Braço do Norte e CME de Lauro Müller x Boccone/CME de Gravatal. Lembrando que as finais acontecerão em jogo único no Ginásio da Afai, em São Ludgero.
Neste fim de semana começam as emoções dos campeonatos femininos do Instituto Adesc, com jogos em três categorias: Sub-12, 14 e 16. No Sub-12 serão sete equipes brigando pelo título. No Sub-14 teremos a disputa também entre sete equipes, e no Sub-16 a disputa será entre 5 equipes. Para quem quiser acompanhar as meninas em quadra, neste sábado, 7, a bola vai rolar, a partir das 14h, nos ginásios de Santa Rosa de Lima, Braço do Norte e Forquilhinha.
Também estão definidos os semifinalistas do Regional Adulto do Instituto Adesc. Os confrontos eliminatórios foram sensacionais. Em Armazém a CME local empatou em 3 a 3 com a CME de São Ludgero e, em Lauro Müller, outro empate em 3 a 3 entre a CME local e CME de São Martinho. Com os resultados, os mandantes dos jogos se classificaram. Lucas Silva, da CME de Lauro Müller, é o artilheiro com 12 gols
No último sábado, 30, a bola rolou pela segunda rodada dos Regionais de Base Masculino do Instituto Adesc. Pelo Sub-9, foram quatro jogos, 18 gols anotados e artilharia para o garoto Igor, da CME de Rio Fortuna, com cinco gols anotados; pelo Sub-11, foram cinco jogos e 30 gols anotados e artilharia para Augusto Baggio, da DME de Orleans, com 8 gols; no Sub-13 foram 5 jogos e a garotada balançou as redes 23 vezes, com João Henrique, da CME de Rio Fortuna, na artilharia com 5 gols; e no Sub-15, onde aconteceram três jogos, as redes balançaram 19 vezes, dividindo a artilharia os garotos Rômulo, da CME de Lauro Müller, e Igor, da CME de Rio Fortuna, com 5 gols.
O jogo do mês de abril do time do Mensaleiros aconteceu em Gravatal no último dia 28. Como anfitriões, o trio Djalma, Mazinho e Juquinha. Como estava chovendo, mas não havia poças no gramado, a bola correu mais rápida e favoreceu os mais velozes, no caso o Coelho, artilheiro com 4 gols, e o Marcelão, que balançou as redes duas vezes. Os goleiros também foram muito bem. Destaque para uma defesa espetacular do Pirão, e um destaque especial para o Calinho (foto), o aniversariante do dia.
A segunda rodada do Municipal de Futebol de Gravatal foi realizada parcialmente. O jogo marcado para a tarde de sábado aconteceu normalmente e os dois jogos de domingo foram cancelados em função do mau tempo. Então, quem se deu bem foi o Indaial, que venceu o Bela Vista por 2 a 1 e assumiu a liderança isolada da chave B com 6 pontos, 3 a mais que o Ilhota. Os gols foram de Lucas para o Bela Vista, com Ricardo e Higor marcando os gols do Indaial. A rodada vai ser completada neste domingo, 8 de maio. Às 10h vão jogar SER Seri x Grêmio Gravatalense e as 15h15min jogam Riacho/União Caeté x Ilhota FC, ambas as partidas no Estádio Silvio Zapeline.
Assim que soube da convocação do filho, Massarico (pai), emocionado, mandou-me um áudio comunicando a boa notícia. “Kulinha, chegou agora a notícia, “Massariquinho” foi convocado para a Seleção Brasileira de Fut7 e vai disputar o Sul-americano na Argentina. Meu Deus, que emoção!”. Parabéns, amigo! João “Massariquinho” Otávio joga atualmente pela equipe do Jardim, de São José-SC. Aqui na região foram dois títulos este ano, no futsal defendendo a CME de Santa Rosa de Lima no Torneio de Verão e no Fut7, promovido na Arena L10, com a camisa do Madureira. O Sul-americano de Fut7 acontecerá de 20 a 22 de maio em Buenos Aires.
Estão definidos os finalistas do Interempresas de Futsal de Grão-Pará. Agora já sabemos que a Taça Demay Materiais de Construção vai ser do Dedis/Di João, ou do Transportes Blasius Bonetti/Ave Serra. Quem foi na última sexta-feira ao Ginásio Pedro Ivo, que novamente recebeu um bom público, viu de tudo. Teve muita coisa boa, que engrandece o esporte, mas também teve cenas lamentáveis, que certamente vão parar na esfera judicial. Fechei a Coluna na quarta-feira,4, e até a data a organização do campeonato (Liga Serra Mar) não havia definido a punição do atleta e time envolvido na confusão. No site da entidade, a programação dos jogos finais constam Barbearia Edy20/São João FC x Mercado Corvo Branco decidindo o terceiro lugar, às 20h, e na sequência a grande decisão entre Dedis/Di João x Ave Serra. A rodada, adiada em virtude das chuvas, deve acontecer na próxima sexta-feira.
A primeira semifinal da noite reuniu as equipes do Transporte Blasius Bonetti/Ave Serra x Mercado Corvo Branco. Um confronto, que a princípio se mostrava equilibrado, pendeu para o lado do Mercado Corvo Branco em função de algumas ausências no time adversário. E a equipe até saiu na frente com um belo gol do camisa 6, Eduardo. Mas a juventude é uma virtude do time do Ave Serra, que buscou a virada, também com dois belos gols, anotados por Luiz Fernando e Lucas. Para aumentar o drama do Ave Serra, seu principal jogador, o camisa 10, Lucas, foi expulso. Tudo conspirava pela classificação do Mercado Corvo Branco, mas a equipe não soube tirar proveito da situação favorável, diante de um adversário que buscou a classificação de forma heroica. Final de jogo, com mais dois gols do garoto bom de bola Rian, vitória do Ave Serra por 4 a 2 e classificação assegurada na decisão.
Imagine seu time com cinco partidas na competição com cinco vitórias, e muitas goleadas, contra um time que só garantiu a classificação na última rodada e ainda dependendo dos resultados de terceiros. Lógico que no seu consciente parece que será um jogo fácil. Muito favorito no confronto, o Barbearia Edys20/São João FC abriu a contagem e, com isso, aumentou a confiança na vitória. Só que confundiu confiança com relaxamento e, comandado pelo seu ala Maninho, o Dedis/Di João foi mineiramente assumindo o controle da partida, e quando o adversário acordou já era tarde. Vitória do Di João por 4 a 2. Então, veio o desespero e a parte triste das semifinais em Grão-Pará.
A parte disciplinar do confronto entre Barbearia Edy20 e Di João foi interessante. Um primeiro tempo pegado, com os dois times estourando o limite de cinco faltas. Faltava 4min para terminar o segundo tempo e ainda não havia sido marcado nenhuma falta, apesar da intensa disputa. Foi então que o goleiro Tonho, que já havia levado um cartão amarelo, deu um tapa no braço de um dos árbitros e seu colega não teve dúvidas, aplicou o segundo amarelo e o vermelho na sequência. Entrou o goleiro reserva, que, num lance para parar um contra-ataque, usou força excessiva e também foi expulso. Confesso que ainda não havia presenciado tal situação. Depois de muito bate-boca, o jogo reiniciou. O Dedis/Di João controlou o placar favorável e se classificou para a decisão. Foi então que o goleiro Tonho retornou à quadra e veio para cima da arbitragem. A princípio foi contido pelos seguranças, que se descuidaram e o árbitro Beto Caturra acabou levando um soco. Um jovem batendo num senhor de 64 anos. Com certeza levará, tanto da CME, como da justiça, uma punição exemplar.
A 1ª etapa do 15° Circuito de Xadrez Rápido, realizada em Braço do Norte no último sábado, 30 de abril, contou com a participação de 62 enxadristas oriundos das cidades de Sombrio, São Ludgero, Orleans, Tubarão, além dos anfitriões. A competição teve a organização da Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax. Na divisão principal, destaque para a enxadrista da Abrax/CME Lethicia Soethe Brand, que foi a campeã invicta com cinco vitorias. Na Divisão Escolar, destaque também para um atleta da Abrax/CME, Miguel Michels da Silva, campeão invicto da categoria. A ABRAX agradece à Comunidade da Santa Augusta pelo espaço e à CME pela parceria no evento.
Noite de fortes emoções nesta sexta no Ginásio Atílio Guisi. Quem vai ficar com o título no Feminino, Lacticínios D´Nonna/Madeireira Pinheiral ou L2T Academia/Calhas Toninho? No jogo de ida, Luana e Elen fizeram 2 a 0 para o L2T, sentaram na vantagem e permitiram a reação do D´Nonna, que empatou em 2 a 2 com gols de Ana Maria e Vera. Na final masculina, a vantagem é do Vila Antenas, que balançou as redes com Fabão (3) e Douglas, para fazer 4 a 2 no Realiza Piscinas. Lucas Silva e Vambaster fizeram os gols do Realiza, que agora precisa vencer para levar a decisão para as penalidades e, para isso, vai contar com a volta de seu goleiro titular, Nícolas. A final feminina começa às 19h45min e, na sequência, a decisão masculina.
A decisão dos campeões do Interempresas de Futsal de Braço do Norte pode terminar em cobrança de penalidades. No Feminino, quem vencer de D´Nonna e L2T fica com o título; em caso de novo empate, 5min de prorrogação, e continuando empatados a decisão segue para as penalidades. No Masculino o Vila Antenas joga pelo empate; caso o Realiza Piscinas vença por qualquer placar haverá 5min de prorrogação; e caso termine empatada, a decisão acontecerá em cobrança de penalidades. Não haverá cobrança de ingressos, mas a direção da CME estará fazendo uma campanha de agasalho, e você pode colaborar levando sua contribuição. O pouco para você vai significar muito para quem precisa.
Num encontro realizado na última segunda-feira foi feita a troca de comando do Instituto Adesc. Envolvido nas competições de bocha estadual, Rafael Vanz Borges abriu mão do cargo de presidente e, em seu lugar, assumiu (é oficial) José Luiz Vieira Rafael, o Zezé. Ficou em boas mãos. Assume junto com o Zezé uma diretoria bem eclética, com representantes da arbitragem, Claudiomar de Freitas e Gabriel Vandresen, um desportista nato, José Hélio Michels Correa, e representantes dos atletas, Heron Cardoso Pereira, Felipe Rodrigues da Rosa, Deivid da Silva Santos, Robinson Prior Silva, João Maria Moreira e Loreni Weber Bonetti.
Ao se despedir da função, Rafael deu a seguinte declaração: “Quero desejar todo sucesso do mundo ao amigo Zezé e todos os amigos que fazem parte da nova Diretoria do Instituto Adesc. Continuo meu trabalho na parte de organização dos campeonatos da entidade, assessorando os trabalhos da presidência e prestando serviços na área esportiva dos municípios de abrangência”. Zezé assume prometendo a volta de competições que foram esquecidas em função da pandemia, o retorno das Olímpiadas entre Prefeituras, dos Jogos entre Cooperativas e a entrega do Troféu Adesc aos Melhores do Esporte.