Domingo, 12 de janeiro de 2025
Braço do Norte
37 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
37 °C
18 °C
ESPORTE

Planejamento Abrax

Esporte com Kulinha

16/12/2022 09h40

Dirigentes, atletas, pais, responsáveis e apoiadores do Xadrez se reuniram dia 7 de dezembro no Salão da Igreja Santa Augusta, em Braço do Norte, para avaliação dos trabalhos do ano e planejamento para 2023. O encontro foi organizado por Lúcio Teixeira de Souza, presidente da Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax. Na parte de avaliação, o conceito foi que os trabalhos foram bons, que houve progresso no aprendizado e consequentemente nos resultados. Na questão do planejamento, ficou definido que vai haver melhorias no formato, com treinamentos específicos para as competições regionais e estaduais. Durante as férias, os atletas se manterão em atividade através de aulas on-line e logo no início do ano serão divulgados os horários e locais das aulas instrutivas. Mais informações pelo fone (48) 99996-5502, com o Lúcio.

Parceria

O goleiro Diego Prá e o ala Reka fizeram, em 2022, uma parceria de sucesso. Amigos de pescaria, amigos no futsal, os dois cansaram de levantar taça. Campeões invictos no Interfamílias, Meio Rural e, no último sábado, levantaram o caneco do Futsal Aberto de Santa Rosa de Lima, defendendo a equipe do Nacional/Agro Rural, também sem nenhuma derrota. O time teve como base, além dos dois, mais o Tavinho, Felipinho e Willian (foto). Parceira confirmada para 2023. Segura os guris!

Suíço em SL

Ontem foi dia de decisão em São Ludgero. Dragon X EC Tamoeiro decidiram a edição número 9 do Campeonato Municipal de Futebol Suíço. O local do jogo foi a Associação ABA. O Dragon chegou à final eliminando o Resenha, vitória por 2 a 1 e o EC Tamoeiro passou pelo União do Norte, vitória por 3 a 1. Quem foi campeão? Vocês podem acompanhar o resultado no site da Adesc, ou esperar pela próxima edição da Folha.

Reunião Adesc

Os municípios de Armazém, Braço do Norte, Grão-Pará, Orleans, Santa Rosa de Lima, São Martinho, São Ludgero, Rio Fortuna, Gravatal e Lauro Müller, mais as entidades Adec/BN e CEFF/Tubarão, mandaram representantes na reunião do Instituto Adesc realizada no dia 7 de dezembro, no Pavilhão de Bocha Fridolino Kuerten, em Braço do Norte. A reunião foi coordenada por Rafael Vans Borges e decisões importantes foram repassadas, discutidas e aprovadas.

Decisões

Até o fim de fevereiro, o Instituto Adesc se comprometeu em apresentar seu calendário de competições para que os municípios possam se programar e depois de definido, salvo competições da Fesporte na mesma faixa etária, as datas escolhidas terão que ser cumpridas. Sobre os campeonatos, de base e adultos, cada categoria levará o nome de um estabelecimento comercial ou empresarial, com o valor arrecadado sendo transferido para divulgação dos eventos esportivos.

Decisões 2

Sobre os campeonatos, manteve-se os tradicionais, com acréscimos de algumas categorias. Vão ser disponibilizado pelo Instituto Adesc os campeonatos de futsal, no naipe masculino, o Sub-7, 9, 11, 13, 15 e 17, além do Adulto Livre e Quarentão; no feminino, as categorias Sub-10, 12, 14 e 16 e o Adulto Livre. Ficou interessante, precisamos esperar para ver o retorno dos municípios na questão de equipes.

Competições extras

Além de seu calendário habitual, o Instituo Adesc está incluindo, ou mantendo competições que deram certo em 2022. É o caso do Torneio de Verão (foto), sucesso total na segunda edição e a próxima foi programada para fevereiro ou março de 2023. Novidades, os Jogos Regionais da Melhor Idade (acima de 60 anos), no naipe masculino e feminino, previsto para março; a 1ª Copa dos Campeões Municipais de Futsal; Olimpíadas entre Cooperativas do Vale; e Jogos das Associações Esportivas da Região. Enfim, espero que a entidade tenha fôlego e interessados para colocar em prática seus projetos.

Municipal de Armazém

Tradicionalmente, o Municipal de Futebol de Armazém abre as competições esportivas na região. A bola vai rolar no dia 15 de janeiro, com seis equipes. Na categoria titular, vão ser permitidas a inscrição de seis estrangeiros, com a possibilidade de cinco trocas até a penúltima rodada da primeira fase. O Sub-23, ou Aspirantes, poderão ser inscritos até cinco atletas do município acima de 23 anos e até cinco atletas de fora do município, respeitando a idade da categoria.

Bola rolando

Atual campeão, o Morro do Boi abre o Municipal de Futebol de Armazém no dia 15 de janeiro enfrentando o Sertão. Ainda vão participar da competição as equipes do Unidos Pelo Ferrinho X Palmeirinhas, que jogam no dia 18 de janeiro e Portal X São Domingos, marcado para se enfrentar no dia 22 de janeiro. As semifinais serão jogadas em dois confrontos e a final em jogo único. Segundo o Wagner, dirigente da CME local, a ideia é terminar a primeira fase antes do início dos outros campeonatos e, junto com as equipes classificadas, definir as datas das semifinais e final.

Municipal de BN

Pedro Baschiroto, diretor de Esportes da CME de Braço do Norte, esteve reunido com as equipes interessadas (agora confirmadas) no Municipal de Futebol de Braço do Norte 2023. Oito equipes vão participar da competição, que levará o nome de Iremar Della Giustina, o “Tite”. Além do atual campeão, São José (foto), o campeonato vai contar com as equipes do União, Floresta, Independente, América, Sergipe, Madureira e Rio Bonito. A data do jogo de abertura, que será entre São José X União, não foi definida, pois vão ser respeitadas as datas dos jogos do 7 de Setembro na Copa Sul dos Campeões. Sobre os estrangeiros, poderão ser inscritos até seis por equipe nos titulares e no Sub-21 até três jogadores.

Mudanças importantes

Com relação à competição de 2022, o Municipal de Futebol de Braço do Norte terá mudanças importantes na edição de 2023. Uma delas, o local dos jogos. Além do Estádio Municipal Lauro Koch, os times definirão onde vão mandar seus jogos. Ficou definido o valor do ingresso de R$ 10,00. Assim que for divulgada a tabela da Copa Sul dos Campeões, a CME vai confeccionar a tabela do campeonato e os times terão até o dia 31 de janeiro para solicitar alteração no horário estipulado na tabela. O time do Sergipe, que havia sido punido pela Comissão Disciplinar da Liga Verde Vale, foi absolvido e este ano os julgamentos serão de responsabilidade da CME.

Retorno

Em 2022, o Municipal de Futebol de Braço do Norte começou apenas do dia 14 de maio e se estendeu até dia 7 de agosto. A princípio, retardar o início facilitaria a participação dos estrangeiros nas equipes, pois fugiria da concorrência com os outros campeonatos pela região. Mas o que parecia uma boa medida, acabou não agradando, pois muitos jogos aconteceram no inverno e, no entender de alguns dirigentes, afastaram o público, diminuindo renda na bilheteria e bar, além da visibilidade. Por isso, este ano volta à programação normal.

Interfamílias de RF

A definição dos finalistas do Campeonato Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna aconteceu na última quarta-feira e a grande decisão será no próximo domingo, no Ginásio Aloísio Willemann. Dos ganhadores dos confrontos entre Lembeck/May X Nack/Feldhaus e Willemann/Boeing X Wagner/Souza, sairão os candidatos a levantar a Taça Flávio Schuelter. Segundo a programação enviada pela CME local, às 18h30min, os perdedores dos jogos das semifinais disputam o terceiro lugar e, em seguida, a grande final, certamente com ginásio lotado.

Copa Sul

Anoir Boeger, presidente da Liga Verde Vale de Futebol, assumiu o compromisso de organizar a edição 2023 da Copa Sul dos Campeões, que contará com 16 equipes representando várias Ligas Regionais. A definição aconteceu no último dia 7 de dezembro, em reunião on-line, com a participação de Emerson Lodetti, presidente Interino da Federação Catarinense de Futebol – FCF. A bola vai rolar no dia 5 de março de 2023.

Clubes por Liga

As 16 vagas na Copa Sul dos Campeões ficaram distribuídas da seguinte forma: 3 da Liga Atlética da Região Mineira – LARM, 3 da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, 2 da Liga Tubaronense de Futebol – LTF, 2 da Liga Atlética Vale do Mampituba – LAVM, 2 da Liga Urussanguense de Desportos – LUD e 2 pelas colocações da Copa Sul dos Campeões de 2022. Segundo informações, os três times da Liga Verde Vale serão o atual campeão, Morro do Boi; o vice, 7 de Setembro; e o terceiro time, indicado pela Liga, seria o Aiurê, em parceria com o União de Braço do Norte.

Seguem as contratações

A diretoria do 7 de Setembro, de Braço do Norte, segue montando o plantel para disputa da Copa Sul dos Campeões 2023. O ciclo ainda não fechou, novos nomes chegarão, mas certamente já dá para fazer um bom time com os jogadores confirmados. Goleiros: Douglas Mor e Costela; laterais direito: Ceará e Mahicon Matias; na esquerda: Ricardinho e Osvaldo; zagueiros: Américo, Jorge, Celito e Ernandes; volantes: Weslei Floripa, Jefe e Ramon Fraga; meia: Luan; e atacantes: Gui Floripa, Matheus Laguna, Lukinha e Papagaio.

Interbairros de BN

O Estádio Pedro Dutra, no Lado da União, recebeu, na última quarta-feira, a final do Interbairros de Futebol de Campo de Braço do Norte. Na grande decisão, Centro/Coloninha X Sertão do Rio Bonito/São Januário. Nas semifinais, jogos que aconteceram na última segunda-feira, o Centro eliminou a Santa Augusta, goleando por 4 a 1, gols de Matheus Michels, Mateus Beza, Kauan e Romário e, pelo mesmo placar, 4 a 1, o Sertão do Rio Bonito passou pelo Bela Vista, gols de Bruno (3) e Eduardo.

Sertão, Campeão!

O Interbairros de Futebol de Braço do Norte começou com treze equipes, foi encerrada na noite de quarta-feira em jogo equilibrado, que terminou com a vitória do Sertão do Rio Bonito/São Januário sobre o Centro/Coloninha por 2 a 1. O time comandado pelo técnico Cristiano abriu a contagem aos 11 minutos com seu artilheiro, Bruno e novamente ele, aos 42 minutos aumentou para 2 a 0, placar do primeiro tempo. O Centro reagiu aos 27min da etapa final, com gol de do seu camisa 4 Roberto, mas ficou nisso. Na próxima edição trago os destaques do campeonato.

Voleibol SL

O professor Amarildo Gomes, técnico do voleibol feminino da CME de São Ludgero, dividindo seu tempo como comandante da Liga Voleibol de Santa Catarina, termina o ano satisfeito com os resultados obtidos pelas meninas sãoludgerenses. Conforme foi repassado, em competições da Liga Voleibol de Santa Catarina, a categoria Sub-11, com atletas de 8 a 10 anos, ficou com o segundo lugar; a categoria Sub-12, com atletas de 10 a 11 anos, sagrou-se campeã, vencendo na final a equipe da AABB de Florianópolis.

Continuando

As meninas sãoludgerenses da categoria Sub-13, com atletas entre 11 a 12 anos, ficou com o terceiro lugar; alegria também com a conquista da Leticia Cardoso Araújo, 11 anos, atleta que na categoria Sub-12, que ficou com o título de melhor jogadora da temporada. Mas a satisfação maior do professor Amarildo foi terminar o ano de 2022 com 150 atletas, entre 8 e 17 anos, participando das Escolinhas. “Divido as conquistas com a direção da CME de São Ludgero e comando da Prefeitura, pelo suporte dado na condução do trabalho. Obrigado a todos”, agradece Amarildo.

Semifinal do Coroa

Após vencer o primeiro jogo por 3 a 0, o Sicoob Voltou a vencer o Ajax na última sexta-feira, desta vez por 1 a 0, gol do rapidinho Anselmo e será um dos finalistas da edição 18ª do Coroa Bom de Bola de Futebol Suíço de São Ludgero. O adversário será o papa título Galvane/JL Sports, que, após empate em 3 a 3 no primeiro jogo da semifinal, venceu o segundo contra a Apec por 5 a 3, gols de Aguinaldo, do interminável Eli, Marcelinho (foto) e Rondi (2).

Final do Coroa

A CME de São Ludgero marcou os jogos finais do Coroa Bom de Bola para esta sexta-feira, dia 16. Às 19h30min, na Associação Bicão, entram em campo para decidir o terceiro lugar as equipes da Apec X Ajax e, em seguida, o esperado duelo entre Sicoob, do artilheiro Gilson, contra o Galvane/JL Sports, daquele que também tem faro de gol, Rondi. Gilson e Rondi dividem a artilharia com 6 gols e farão um duelo à parte na decisão. Na rodada de abertura do campeonato, Sicoob e Galvane se enfrentaram e, na ocasião, o Sicoob, de Jojô (foto), venceu por 5 a 2.

Inconsolável!

Quantas vezes você já ouviu a frase “futebol é dia”? Certamente, muitas vezes. Mas pode acrescentar mais uma: “laçar também é dia”. Podemos definir a participação do amigo Dheimes Izidoro, o “Gueguê”, na etapa final do Campeonato Municipal de Laço de Grão-Pará, realizada no último domingo, no CTG Fronteira do Corvo Branco, como desastrosa. O tradicionalista fez tudo certo, preparou o cavalo, laço em dia, esposa e os filhos presentes, amigos torcendo, enfim, parecia que seria um dia perfeito. Na primeira laçada, a sorte não ajudou. Na segunda, o boi desviou a aspa e a coisa foi desandando. Resultado, 22 laçadas e nenhum acerto. Pior foi aturar os cornetas de plantão, que entregaram a ele o “Troféu Abacaxi”. Como diria nosso amigo Leso Figueredo: “levanta a cabeça, amigo!”.

Campeão!

O consolo do Gueguê foi ver seu amigo de duplas campeão na Força C do Campeonato Municipal de Laço de Grão-Pará. Tiago Faust (foto) dedicou o prêmio ao colega e já convidou o tradicionalista para nova parceria em 2023, pois acredita na sua recuperação. Agradeço o amigo Eduardo “Duzinho” Silva que me repassou todos os resultados finais da competição, mas por falta de espaço, só divulgarei na próxima edição. Mas adianto que o título na Categoria Piquetes ficou com o CT do Negão.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!