Esporte com Kulinha
As comunidades do Pinheiral/Baixo Pinheiral/Avistoso comemoraram, na noite da última sexta-feira, o título na modalidade do futsal do Interbairros de Braço do Norte. Com o ginásio Atílio Ghisi lotado, a equipe contou com o “paredão” Lito para superar o bairro Santa Augusta, num jogo que fez por merecer o placar de 4 a 1, apesar do adversário não se entregar em nenhum momento da partida. Com isto, a comunidade somou pontos na classificação geral da competição.
Mais aplicado na parte defensiva e usando o pivô Maroca para ir ao ataque, o Pinheiral começou melhor na partida e abriu a contagem numa bola mal cortada pela defesa do Santa Augusta, que sobrou para o ala Du fazer 1 a 0. Após tomar o gol, a equipe comandada pelo técnico Cabeça começou a reagir na partida e Leandrinho, desviando um passe do bom de bola Braian, empatou em 1 a 1. Nos cinco minutos finais do primeiro tempo, foi o período que o Santa Augusta mais esteve bem na partida. Foram várias chances desperdiçadas, muitas delas defendida pelo goleiro Lito. Mas, como quem não faz leva, o pivô/ala Alcides, que acabara de entrar em quadra, fez o pivô, serviu Maroca, que fez 2 a 1, e o Pinheiral foi para o intervalo em vantagem.
Na volta do segundo tempo, a impressão que deu foi que o Pinheiral voltou com a bateria recarregada, enquanto que algumas alterações feitas na equipe do Santa Augusta não deram o resultado esperado. Assim, o Pinheiral foi controlando a partida, nas chances que o adversário criava o goleiro Lito “defendia a pátria” e, quando faltavam menos de 5min para o término da partida, Flaris - sempre ele - fez 3 a 1 e jogou água fria no adversário. Mas, para fechar com chave de ouro sua grande atuação, já com o goleiro Jairo no banco e o Santa Augusta usando o goleiro linha, Lito antecipou um passe do adversário e da sua quadra rolou para o gol. 4 a 1 e festa nas comunidades do Pinheiral/Baixo Pinheiral/Avistoso.
A CME de Braço do Norte, através de seu diretor de Esportes, Pedro Bascheroto, divulgou a lista dos destaques da modalidade de Futsal do Interbairros. Melhor Goleiro: Lito (foto), do Pinheiral/Avistoso; Melhor Técnico: Luan “Cabeça”, Santa Augusta; Melhor Jogador: Braian, Santa Augusta, que também foi o Artilheiro, com 11 gols.
No próximo domingo, a Liga Amadora Verde Vale de Futebol, comandada por Anoir Boeger, fecha seu ano esportivo com três decisões, finais do Sub-11, 13 e 15. Os finalistas foram definidos no último domingo, em São Ludgero, onde foram utilizados dois estádios, o Reinaldão e o Alberto Warmeling. No Sub-11, a final vai ser entre a Escolinha do Terrinha/CME de Armazém, que bateu a CME de São Ludgero por 1 a 0 e a Cefa Maccari/Tubarão, que venceu a Escola de Futebol Furacão/Tubarão também pelo placar mínimo. A final começa às 8h30min, no Estádio Reinaldão.
No Sub-13 da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, a decisão será entre Laboratório de Desenvolvimento do Futebol X Cefa Maccari/Tubarão. Nas semifinais do último domingo, a equipe do Laboratório venceu a L2T – Escola de Futebol por 5 a 0 e Cefa Maccari/Tubarão venceu a filial Cefa Maccari/Criciúma por 1 a 0. Braço do Norte também vai ter seu representante nas finais em São Ludgero. No Sub-15, o RBN/L10/OTG venceu por 2 a 0 o Cefa Maccari/Tubarão e vai decidir contra o Cefa Maccari/Criciúma, que eliminou nas semifinais a DME Jaguaruna.
A cidade do Rio de Janeiro recebeu, no período de 2 a 14 de novembro, a edição 2022 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), competição realizada pela Federação Brasileira de Esportes Escolar (CBDE). Na comissão técnica da Seleção Catarinense de Atletismo, uma das modalidades entre as 17 que compuseram a competição, estavam dois técnicos da região do Vale, Vitus “Vitinho” Becker, que é de São Ludgero, mas que hoje comanda a modalidade em Braço do Norte e Jemerson Fernandes, responsável pela modalidade na Cidade dos Esportes. O megaevento reuniu em torno de 8 mil pessoas, entre árbitros, técnicos, colaboradores e estudantes atletas. Na modalidade, Santa Catarina foi o segundo lugar no feminino e 3º no masculino.
E os atletas da região fizeram bonito na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros. De Braço do Norte, participaram com cinco atletas, de três escolas. Premiados, Davi Della Bruna, do Centro Educacional Alpha Ideal, foi medalha de prata no Revezamento 5x80m; Ederson Demétrio, da E.B.M. Antônio Rohden, foi quarto colocado no Lançamento de Disco; Yasmin Eckhardt, da E.E.B. Cônego Nicou Gesing, foi prata no Lançamento de Disco e Arremesso de Peso; e Thaeny Cordeiro, também da E.E.B. Conego Nicolau Gesing, ouro no Salto com Vara. De São Ludgero, também com cinco atletas, dois foram premiados com medalhas de prata. Pedro Gregório Leite, com duas medalhas, no Salto em Altura e Salto em Distância; e Stéfani de Souza Ramos, com o 2º lugar no Revezamento 5X80m, ambos alunos da EEB São Ludgero.
O Sicoob foi a melhor equipe da fase classificatória da 18ª edição do Coroa Bom de Bola de São Ludgero, competição de futebol suíço organizada pela CME local, em conjunto com o Instituto Adesc. Com a vitória de 2 a 1 sobre o Lotus, partida realizada na última sexta-feira, gols de Adelmo e Gilson, a Apec terminou a fase com 10 pontos, um à frente do Galvane/JL Sports, que também venceu seu jogo na rodada. Com 2 gols de Aguinaldo, 2 de Rudi, Édio e Rondi, o Galvane goleou o Lotus e, de quebra, eliminou o adversário da competição. Seguem na disputa pelo título Sicoob, Galvane, Apec e Ajax/ABA.
Recebi do Mores, diretor de Esportes da CME de São Ludgero, na última terça-feira, a programação dos jogos decisivos do Coroa Bom de Bola. A bola vai rolar nesta sexta-feira nos jogos de ida das semifinais e o palco será a Associação Galvane. Às 19h30min, os donos da casa, Galvane/JL Sports, terão um difícil adversário pela frente, a Apec, do técnico Joel Werncke e, na sequência, o Sicoob, com Adelmo, Poxoxo, Gilson, Piu-Piu e Jojô, começa a decidir vaga na final contra o azarão Ajax/Aba (foto). Os jogos da volta serão no dia 2 de dezembro e a final, jogo único, no dia 9 de dezembro.
Ao contrário da Bocha Masculina, onde tivemos bons resultados, na modalidade feminina, a região deixou a desejar na disputa da edição 2022 dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), realizado em Itajaí no período de 10 a 20 de novembro. Com 16 participantes, São Ludgero foi o 14º colocado e Braço do Norte o 15º. Nas modalidades coletivas também não fomos nada bem. No futsal feminino, também com 16 participantes, Braço do Norte foi o 15º colocado e, no voleibol feminino, com 14 municípios participantes, Braço do Norte foi o último colocado. A boa notícia foi a medalha de bronze conquistada pela carateca Letícia de Souza Cardoso, na modalidade de Kata Individual. Na competição, a braçonortense defendeu o município de Itajaí, que terminou a competição com o 2º lugar na modalidade do karatê.
Lúcio Teixeira de Souza, comandante da Associação Braçonortense de Xadrez (Abrax), reuniu na noite de ontem, quinta-feira, 24, no Salão da Igreja Santa Augusta, atletas, pais, mães, responsáveis e apoiadores da modalidade, para fazer avaliação do que foi feito em 2022, planejamento para o próximo ano (treinos, uniformes, patrocínios e competições) e assuntos gerais. Um encontro mais do que necessário, tendo em vista que a entidade braçonortense vem crescendo em importância no cenário local e estadual a cada ano que passa.
Última modalidade para o encerramento da edição de 2022 dos Jogos Interbairros de Braço do Norte, as atenções se voltam ao futebol de campo. A disputa chega à sua fase eliminatória e, em poucos dias, vamos conhecer o campeão. No Grupo A, estão classificados Centro/Coloninha e Bela Vista, no Grupo B, Rio Bonito e Sertão do Rio Bonito/São Januário, no Grupo C, as vagas ficaram com Floresta/Trevo e Santa Augusta e, no Grupo D, São Francisco de Assis/Santa Paulina e São José/São Mauricio estão classificados, mas jogaram na última quarta-feira para definição do primeiro lugar. As quartas de final iniciam na segunda, 28, e continuam na quarta-feira, 30. Os cruzamentos serão com as equipes da chave A enfrentando os da D e da B enfrentado os da C.
Faltando somar os pontos do futebol de campo, com a pontuação conquistada até o momento, o bairro Centro/Coloninha já pode comemorar o título de campeão geral. E as mulheres têm muito a ver com isso. O bairro foi campeão em quatro modalidades, Tênis de Mesa Masculino, Beach Tennis Iniciante/D Feminino, Beach Tennis Iniciante/D Masculino e Beach Tennis Iniciante C/B Feminino, o que ajudou a chegar aos 87 pontos, 37 a mais que o segundo colocado, o bairro Vila Nova/INSS, que tem 40 pontos podendo chegar a 53 se vencer o futebol de campo.
A briga vai ficar mesmo pelo segundo lugar. Hoje, 7 pontos separam o segundo colocado, Vila Nova/INSS (40 pontos) e o Santa Augusta, 4º colocado (34 pontos) e, como o Santa Augusta ainda está na disputa pelo título no Futebol de Campo, se chegar à decisão, será o 2º colocado do Interbairros, pois somaria, no mínimo, 8 pontos.
Com os resultados da última terça-feira, Wagner/Souza 3 a 2 Santos, Willemann/Boeing 1 a 1 Lembeck/May e Wiggers/Beckhauser 2 a 7 Schuelter/Preis, confira os quatro primeiros colocados das chaves do Campeonato de Futsal Interfamílias de Rio Fortuna. Na Chave A, lidera a família Schuelter/Roecker 12 pontos, Moraes/Ricken 7, Warmeling/Roecker 6 e Schuelter/Schueroff também com 6 pontos; na Chave B, liderança para a família Nack/Feldhaus com 12 pontos, Willemann/Boeing com 10, Lembeck/May com 7, Schuelter/Preis e Wagner/Souza, ambos com 6 pontos.
O Ginásio Aloísio Willemann será palco de mais seis jogos do Campeonato Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna, que tem em disputa a Taça Flávio Schuelter. Começa no domingo, no complemento da 5ª rodada, às 18h30min, com os jogos entre Schuelter/Della Giustina X Warmeling/Roecker (foto), depois teremos Duessmann X Schueroff/Roecker e encerra a rodada com o jogo entre Moraes/Ricken X Schuelter/Schueroff. Na terça feira, pela 6ª rodada, a partir das 19h30min, jogam Willemann/Boeing X Nack/Feldhaus, em seguida Wagner/Souza X Schuelter/Preis, e, para encerrar, jogam Santos X Lembeck/May.
Sede Restrito/Toque Mágico/Yasmim Personal e Notus Sports (foto) se enfrentaram na última sexta-feira, no encerramento da primeira fase do Campeonato de Futsal Interempresas de Gravatal e empataram em 1 a 1, resultado que eliminou o Pititus Bar da competição. Mas o destino colocou novamente as equipes frente à frente na última terça-feira, jogo das semifinais, valendo vaga na decisão. O palco da disputa foi o Ginásio Valentim Kindermann e, desta vez, prevaleceu a melhor campanha. Segundo a ala Thais, antes do jogo, houve um momento de concentração para a partida e, com isso, o Sede Restrito dominou o jogo e, ao natural, venceu por 5 a 0.
Na outra semifinal do Interempresas Feminino de Gravatal, a história foi diferente, equilibrada e só definida na cobrança de penalidades. A Imobiliária do Vale/Galo Doido, segunda melhor equipe da primeira fase, teve pela frente o Via Atual (foto), terceira colocada, um duelo que teve no enredo principal as duas goleiras. Miriane abriu a contagem para o Via Atual, no chute da goleira Kemily, desvio da Luana, gol para a Imobiliária do Vale. Na etapa final, quem chutou foi a goleira Vitória, o desvio também foi da Luana, gol contra para o Via Atual e, no final da partida, em jogada individual, Isis empatou e levou a decisão para as penalidades. Brilhou a estrela da goleira Vitória, defendendo uma penalidade e levando o Via Atual para a decisão.
A grande surpresa da fase de quartas de final do Campeonato de Futsal Interempresas de Gravatal foi a eliminação do Grêmio/Farmácia Nossa Senhora Aparecida. Até então invicto, com 100% de aproveitamento na primeira fase, a equipe tricolor acabou sendo eliminada pelo 100 Contrato/Clinica Fernanda Santos e por goleada, 1 a 5, com gols do goleiro Fábio, dois de Cristiano e dois de Marquinhos. A última equipe a garantir vaga nas semifinais foi o Pneus Gravatal, que numa noite inspirada de Thiago Paranaguá, autor de quatro gols, venceu a Perfisud por 5 a 2. Freitag/Biocontrol e Welson Automóveis/Mecânica Evinho completaram a lista de semifinalistas.
Noite de pura emoção! É o que se espera para hoje, sexta-feira, no Ginásio Valentim Kindermann. Hora de conhecermos os finalistas do Campeonato Interempresas de Futsal de Gravatal. Agora é tudo ou nada para Freitag Biocontrol, de Saraiva, que terá pela frente o Welson Automóveis/Mecânica Evinho, do bom de bola Lukinha, jogo que começa às 19h30min e, em seguida, jogam 100 Contrato/Clinica Fernanda Santos, de Cristiano, frente ao Pneus Gravatal, de Thiago Paranaguá. Quem vencer vai para a decisão.
Dois jogos equilibrados deram sequência ao Municipal de Voleibol Misto de Grão-Pará. O palco das disputas foi o Ginásio Pedro Ivo, realizadas na última terça-feira. No primeiro jogo, o Miguel de Patta (foto) venceu o 100Pressão por 2 sets 1, parciais de 20 a 25, 26 a 24 e 15 a 11. Na outra partida, a vitória do Esquilos Voadores sobre o Turma da Peleja também foi por 2 a 1 e placares apertados, 31 a 29, 18 a 25 e 15 a 12. A última rodada da fase de classificação será no dia 29, com mais dois jogos. Às 20h, jogam Esquilos Voadores X Miguel de Patta e, em seguida, 100Pressão X Turma da Peleja.
A melhor campanha entre todas as modalidades disputadas pelo município de Tubarão nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi no Karatê, Feminino e Masculino. Dois caratecas com atuação em Braço do Norte contribuíram para o sucesso tubaronense. Professor de judô, ministrando aulas na Asacad, o Sensei Vanderlei Kaupezinski, juntamente com o Sensei Jaison Tavares, inscritos por Tubarão, foram a Rio do Sul, onde conseguiram um feito inédito em suas carreiras, a medalha bronze na disputa do Nage Kata, que consiste em demonstrar as técnicas do judô.