Esporte com Kulinha
Um evento que se repete há mais de 12 anos. O aniversário do Sérgio De Pieri foi comemorado na última quinta-feira, na sede do Ponte Baixa FC. Foi prestigiado por alguns de seus amigos da comunidade da Ponte Baixa, inclusive, o prefeito Ibaneiz Lembeck apareceu para parabenizar o aniversariante. Muita resenha, a grande maioria sobre futebol local e regional, e a janta, à base do risoto de camarão e a deliciosa tilápia, fornecida pelo produtor Silvio Pickler.
Assinante da Folha há mais de uma década, tive o prazer de conversar um bom tempo com o amigo Silvio Pickler. O mesmo, na sua juventude, chegou a fazer parte do plantel do Juventus de Jaraguá e, quando veio para São Ludgero, defendeu as cores rubro negra do Ponte Baixa FC. Sempre foi participativo no esporte da comunidade, apesar dos dois filhos não darem muita importância. Mas teve sorte! O genro, Rodrigo “Bigode” Schlickmann, sócio-proprietário da Plastife (produz telha de material reciclável), é seu parceiro quando o assunto está em pauta. Santista, Silvio é um dos grandes produtores de tilápia do Vale e, para baratear o custo, produz a ração para seus peixes. Garantiu a volta da Festa da Tilápia 2023 em São Ludgero.
Aproveitando a presença de Afonso Boeing, técnico do Ponte Baixa FC na edição 2023 do Municipal de Futebol de São Ludgero, conversamos sobre a montagem do elenco. “Nosso time vai ser uma mescla de juventude e experiência. Vamos dar oportunidade para jovens talentos, porque estamos percebendo que as opções locais estão diminuindo”, explica Afonso. Estrangeiros contratados: lateral Ganso, zagueiro Rafa Berto, volante Pará, o meia Robson Junior e o atacante Rosales. Atletas da casa: Adelmo, Tálison, Ismael, Cleílson, Jean Fuchter, Juliano, Diego Menegasso, Cassiano, Felipe Mendes, João Pacheco, Dione e o goleiro Branquinho.
O Afonso tem razão quando diz que está faltando atletas da casa para fortalecer as equipes no Municipal de Futebol. Em São Ludgero, costuma-se tratar um grupo de jogadores como “medalhões”, ou seja, os que estão na prateleira de cima. Realmente, não são muitos e isto provoca uma disputa interna, resultando num aumento de custo na montagem no plantel.
Aconteceu mais uma reunião para tratar da volta do Municipal de Futebol de Grão-Pará. Nada decidido, mas a esperança não morreu. Três times estão dispostos a participar – Nacional do Rio do Meio, Aiurê FC e Atlético/São João – e mais um interessado estava presente, mas não quis confirmar presença. Existe ainda a possibilidade de um quinto time, mas só saberemos no dia 15 de fevereiro, data do novo encontro e prazo final para confirmação, ou não. Pergunta: Paula Ramos, Palmeiras e o Capivaras Alta - times tradicionais, dois deles com estádios próprios - não querem a volta do futebol em suas comunidades?
Estou acompanhando semanalmente o site da Fesporte e até agora a fumaça branca ainda não apareceu. Nada da nomeação do novo presidente. A última notícia é do dia 13 de janeiro, que tratava do Bolsa Atleta.
Apesar do forte calor, os “velhinhos” do Mensaleiros mantiveram a programação da largada do futebol 2023. Às 10h, a bola rolou no campo do Pesque e Pague Borgert e, na sequência, o almoço festivo com a presença dos familiares e convidados, realizado na casa do Marcelão. Quanto ao jogo, empate em 4 a 4, com destaques para a atuação do gigante “Pirão” e o gol perdido pelo Marcelão. Nota 10 para a recepção. Agradecimentos ao casal anfitrião, ao nosso tesoureiro Gabriel e a todos que marcaram presença.
A direção da CME de Braço do Norte fez sua segunda reunião para tratar da edição 2023 do Municipal de Futebol. O jogo de abertura, entre São José FC X AA União, que seria no dia 4 de março, foi transferido para o dia 5 de março (domingo), e o jogo que seria no dia 5, Sergipe FC X Floresta EC, foi transferido para o dia 12 de março. Manteve-se os confrontos do restante da tabela, aumentando uma semana na data das partidas.
Mesmo com propostas para continuar atuando como técnico no futebol profissional, agora já devidamente licenciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Lessa vai permanecer em Braço do Norte em 2023. Neste primeiro semestre, vai estar junto da família, cuidar da Arena L10 e comandar o 7 de Setembro na disputa da Copa Sul dos Campeões.
As metas para realização do 3º Torneio de Verão de Futsal, intitulado “Gravatal, Cidade das Águas, 2023”, estão sendo superadas pela organização. Zezé Vieira, presidente do Instituto Adesc, junto com Rafael Vanz Borges, seu diretor técnico, lançaram o campeonato, foram atrás de uma cidade parceira e correram em busca do objetivo de fechar com 8 equipes. Metas cumpridas. Regulamento está pronto, tabela montada, respeitando datas de um e outro torneio que acontecem no Arroio do Silva e agora é esperar pelo dia 8 de fevereiro, quando a bola vai rolar no Ginásio Valentim Kindermann.
Por falta de espaço, vou deixar detalhes da parte técnica da competição de verão para a próxima edição. Destaco a primeira rodada, que terá início às 19h30min, com os confrontos entre CME de Gravatal X APR Transportes/Zap. Consig, Cairu FC X EVO Futsal/Tubarão, CME de São Martinho X Braço do Norte e No Fear/Gaúcha X Nacional de São Luiz.
Atenção desportista braçonortense, vamos acessar a votação do TOP de Mídia 2023 e eleger o destaque do ano passado no esporte local. A exemplo de 2022, quem entrar no site www.topdemidia.com.br e se cadastrar, pode escolher as categorias que quer votar. Até 2021, o eleitor poderia pular apenas 10 perguntas. Agora, no próprio momento do cadastro, ele escolhe nas áreas que deseja dar o seu voto. Para que aconteça o esporte, são necessários muito trabalho, muito treinamento, estudo, paciência… enfim, valorize o seu dirigente ou o seu atleta preferido.
A CME de Gravatal valorizou o lançamento da edição 2023 do Municipal de Futebol, que terá em disputa a Taça Jaime Manoel do Nascimento. O evento realizado no Centro Esportivo Cemá, transmitido ao vivo, contou com a presença do prefeito Clei Rodrigues e do vice Jucemar Zanelato. A expectativa da participação de 9 equipes se concretizou, foi definida a fórmula de disputa, chaves, a bola rola no dia 24 de março, uma sexta-feira à noite, com o jogo entre Seri X Grêmio Gravatalense, jogo da Chave B, que tem ainda Caeté, Bela Vista/Riacho e Canoas. Na Chave A, estão Ilhota, Termas, F7 Treinamentos e Indaial. Semana que vem trago mais detalhes do campeonato.
De aniversário esta semana, o técnico do atletismo braçonortense, professor Vitinho, foi homenageado com um post no Instagram da modalidade. “Obrigado pelo seu trabalho como nosso técnico e todo o seu esforço para manter o atletismo de Braço do Norte. Obrigado pelos ensinamentos e que venha mais um ano de muitas conquistas”.
Após ser campeão na categoria Sub-17 (foto), vice-campeão no Sub-15 e só sendo parado nas semifinais do Sub-20, os dirigentes do Complexo Esportivo L10 focam seus esforços na realização da 2ª Copa Regional Sul L10 de Fut7 2023. A meta é fechar as inscrições com, no máximo, 12 equipes masculinas e 8 femininas. A bola rola no dia 22 de fevereiro.