Esporte com Kulinha
No último sábado, a equipe do Mensaleiros foi para Florianópolis para devolver a visita que o time do Águia fez no mês passado. Devido à cirurgia e um outro compromisso assumido anteriormente, desta vez fiquei na torcida. Para descrever o que foi o jogo, aproveito o texto recebido do Paulo Branchi. “A chuva foi como lágrima dos Deuses no gramado do campo do Triunfo em Sambaqui, Norte da Ilha, deixando o relvado e o clima perfeitos para o grande confronto do Águia e Mensaleiros. Muitos cabeças brancas em campo, mas nenhum dono de lancha, além de alguns carecas. Reforçado de argentinos, o goleiro Marcelo Gieco e o zagueiro Mário Gonzales, mesmo assim não teve jeito. O Águia perdeu por 1 a 2”.
Destaques
“Nem a presença do árbitro da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Guna, impediu o triunfo dos Mensaleiros. No time do Águia, destaque para o goleador interminável, Geraldo Kindermann. Feitoza ainda fez um golaço, mas foi pouco. A estratégia do técnico Hélio Corrêa prevaleceu e, com Calinho fechando o gol, o zagueiro Zezé parando o poderoso atacante Sandro Rodrigues, os meias Djalma e Massarico comandando o time, Jeferson e Djonatas sendo decisivos no ataque, o Mensaleiros saiu de campo triunfando. Bom mesmo e de alto nível foi o churrasco, cuidadosamente preparado por Adão e Jorge, mostrando que os dois têm mão para a cozinha. Excelente foi a confraternização e a troca de troféus, sempre zelosamente comandada por Geraldo Kindermann. Mais um grande momento do futebol de amigos!”
Ano dourado
A conquista da medalha de bronze na disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), quando fez parte da equipe de Karatê de Itajaí, fechou o ano de conquistas da carateca Letícia de Souza Cardoso. Foi um ano dourado, com conquistas marcantes. Na lista, estão os títulos de Campeã Estadual Escolar; Campeã Estadual Júnior; Campeã Estadual Sênior, Campeã Joguinhos Abertos; 3º lugar no Jasc; Campeã Brasileira Júnior; Campeã Sul-Americana; Vice-campeã Pan-Americana e 10° lugar Ranking Mundial da WKF. Que venha 2023 e, com ele, a certeza de que esta lista pode ainda melhorar.
Finais da Base
Três jogos fecharam o ano esportivo da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF). O palco foi o Estádio Reinaldão, em São Ludgero, partidas realizadas no último domingo. Na categoria Sub-11, melhor para a garotada da CEFA Maccari/Tubarão, vencendo na decisão a Escolinha do Terrinha/CME de Armazém por 2 a 1. Na categoria Sub-13, num confronto entre equipes tubaronenses, vitória do Laboratório de Desenvolvimento no Futebol por 2 a 0 sobre o CEFA Maccari/Tubarão. O confronto mais equilibrado foi o da categoria Sub-15, com empate em 0 a 0 no tempo normal, e só nas penalidades o RBN/L10/OTG (foto) bateu o CEFA Maccari/Criciúma por 4 a 3.
Treta
Não foram apenas bons jogos, disputas equilibradas e atletas promissores que marcaram as finais da base da Liga Verde Vale. Teve treta e das mais condenáveis, pois envolveram adultos dando mal exemplos à garotada. Infelizmente, ainda temos que conviver com esta situação, que nada engrandece o esporte amador.
7 de Setembro
A diretoria do 7 de Setembro vem trabalhando para montar um time forte para buscar o inédito título da Copa Sul dos Campeões, primeiro desafio de 2023. Para o comando técnico, vai apostar na dupla tri campeã do Regional da Liga Verde Vale, Fernando Lessa e Duda “Cachopa”. Também já definiu algumas contratações, casos de Ramon Fraga, Luan, Matheus Laguna, Guilherme “Gui” e os zagueiros Américo e Celito. Novos nomes serão divulgados em breve. Estão nos planos da diretoria a realização de dois amistosos com times da Série A do Catarinense, logo no início da temporada. Planejamentos ousados, mas, como no comando existem pessoas experientes e focadas em fazer o melhor para a equipe, certamente realizá-los não é nenhum absurdo.
Morro do Boi
Campeão Municipal e Regional em 2022, o Morro do Boi se prepara para 2023 e busca fortalecer o caixa para cumprir com seus compromissos. No próximo dia 11 de dezembro, o clube realiza seu 1º Torneio de Fut7 Morro do Boi. O campeão vai levar um Porco Pizza, mais uma caixa de cerveja, mais troféu e medalhas (festa garantida); o vice-campeão leva uma caixa de cerveja, mais troféu e medalha; e o terceiro lugar uma caixa de cerveja. As inscrições podem ser feitas pelo número (48) 99637-2322. O torneio vai ser realizado na Sede Jow, Bairro São Cristóvão, Armazém, e podem ser inscritos 10 atletas, com direito a 10 almoços.
Ponte Baixa FC
Domingo acontece na comunidade da Ponte Baixa, São Ludgero, o tradicional almoço festivo organizado pela diretoria do Ponte Baixa FC. No cardápio, galinha com polenta. Quem já foi, sabe que é imperdível. Estaremos lá, junto com o nosso grupo de caminhada. O preço do ingresso é R$ 40 e será servido a partir do meio-dia.
Dentro do esperado
Os resultados dos jogos de ida das semifinais do 18º Campeonato Coroa Bom de Bola de São Ludgero foi dentro do que se esperava. Jogo equilibrado entre Galvane/JL Sports e Apec, e vitória do Sicoob sobre o Ajax. Os jogos aconteceram na última sexta-feira, na Associação Galvane, e o time da casa balançou as redes com Aguinaldo e Rondi e a Apec respondeu com Derson e Ramon Pilon no empate em 2 a 2. No outro jogo, gols de Gilson (2) e Jojô na vitória de 3 a 0 do Sicoob. Em função do mau tempo reinante durante toda a semana, a CME de São Ludgero cancelou os jogos da volta que aconteceriam nesta sexta-feira, na Associação Bicão, e ainda não informou a nova data.
Encontro dos Coroinhas
Neste sábado, 3 de dezembro, acontece mais um Encontro dos Ex-coroinhas de Braço do Norte. O evento está em sua 15ª edição, a cada ano a presença só aumenta e não deixa morrer este ciclo de amizade. O local escolhido foi a Arena BN, amplo e aconchegante. Como a galera é toda boleira, pode ser que role uma bolinha antes do almoço. Animação a cargo do Moadir e seus “parças”, mas é claro que o Tibagi também vai fazer seu show. Confirmados 55 ex-coroinhas. Boa festa galera!
Base Feminino
O Instituto Adesc fechou seu ano de competições com a realização das finais dos seus campeonatos de base feminino. Os jogos aconteceram no último sábado, no ginásio da Afai, em São Ludgero. No Sub-12, a CME de Rio Fortuna bateu a CME de Braço do Norte por 3 a 2 e ficou com o título. Destaque para a garota Estela, autora de dois gols. No Sub-14, FME Tubarão e CME de Braço do Norte ficaram no 0 a 0 no tempo normal e, nas penalidades, as tubaronenses levaram a melhor, vencendo por 3 a 2. E no Sub-16, a forte equipe da FME Tubarão bateu a CME de Braço do Norte por 4 a 0. Foram 19 equipes envolvidas nas três disputas.
Feminino Adulto
As Meninas da FME Tubarão nadaram de braçadas no Regional de Futsal Adulto do Instituto Adesc. Praticamente não tomaram conhecimento das adversárias, mas uma equipe fez frente e, por pouco, não jogou água no chope das tubaronenses. As braçonortenses da L2T fizeram jogo duro na primeira fase, quando foram derrotadas por 2 a 3 e, na final, empataram em 3 a 3 no tempo normal e só nas penalidades a FME Tubarão pôde comemorar o título. Vitória por 5 a 3. Parabéns ao André, comandante das equipes femininas de Tubarão, que também ficou com o título no Sub-16.
Interfamílias de Rio Fortuna
Com os resultados do último domingo, Schuelter/Della Giustina 6 a 7 Warmeling/Roecker, Duessmann 3 a 6 Schueroff/Roecker e Moraes/Ricken 4 a 3 Schuelter/Schueroff, foram definidas as equipes classificadas na Chave A do Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna. Na primeira colocação, ficou a família Schueroff/Roecker com 15 pontos, seguida da família Moraes/Ricken com 10, em terceiro Warmeling/Roecker com 9 e em quarto Schuelter/Schueroff, com 6 pontos. Estas equipes esperam pela definição da chave B para conhecerem seus adversários nas quartas de final.
Última rodada
No domingo, 4 de dezembro, a bola vai rolar na última rodada da primeira fase do Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna e então saberemos quem vai continuar na briga pela Taça Flávio Schuelter. A família Willemann/Boeing (foto), que folga na última rodada, lidera a chave B com 13 pontos; podendo ser ultrapassada pela Nack/Feldhaus, que tem 12 pontos e entra em quadra na última rodada da fase. Com 10 pontos, a família Lembeck/May também já está classificada e, na luta pela quarta vaga, estão Wagner/Souza, com 9 pontos, e Schuelter/Preis, com 6. A rodada do próximo domingo terá Wagner/Souza X Wiggers/Beckhauser, Santos X Nack/Feldhaus e Lembeck/May X Schuelter/Preis, começando às 18h30min, no Ginásio Aloísio Willemann.
Matheus Miranda
Com seis anos de “estrada”, ganhando experiência e se aperfeiçoando no esporte que escolheu, o ciclismo, o tubaronense Matheus Miranda viu seus esforços serem recompensados no último domingo, 27 de novembro, quando aconteceu em Canelinha (SC), o 5º Desafio Morro da Pipa. Especializado na modalidade de Mountain Bike, Matheus foi campeão do Ranking Catarinense de XCM Marathon. Durante o ano, foram disputadas dez etapas. Ele foi somando pontos, que resultaram no título da categoria Elite, onde estavam os melhores competidores. “Conquistei a vitória na prova, o prêmio de montanha e oficialmente o campeonato. Estou muito feliz e motivado para o próximo ano”, vibra o ciclista.
Biocontrol na decisão
O bom público presente no Ginásio Valentim Kindermann contagiou os jogadores e o que se viu foi um espetáculo, de jogadas e gols bonitos, que resultaram na classificação do Freitag/Biocontrol para a final do Interempresas de Futsal de Gravatal. Mas quem começou em vantagem foi o Welson Automóveis/Mecânica Evinho. Com menos de 1 minuto, Lukinha abriu a contagem e, no primeiro tempo, o jogo foi equilibrado. Ratinho empatou, Gabriel recolocou o Welson em vantagem, Juninho Marega deixou tudo igual e a virada veio novamente, com Juninho Marega. Mas no segundo tempo, cochilos em bola parada e o Freitag/Biocontrol, comandado pelo fixo Saraiva e pelo ala Ratinho, foi abrindo vantagem e fechou a classificação vencendo por 8 a 4.
Pneus Gravatal na decisão
O adversário na Biocontrol na decisão do Interempresas de Futsal vai ser o Pneus Gravatal. A definição também aconteceu na última sexta-feira, no Ginásio Valentim Kindermann, e mesmo sem contar com seu estrangeiro, Kaique, o 100 Contrato/Clínica Fernanda Santos, vendeu caro a desclassificação. No Pneus Gravatal, a dupla Thiago Paranaguá e Rafael tiveram problemas físicos, então sobrou para a dupla Luiz “Fe” Fernando dois gols e Patrick Belo mais um, para comandar a vitória por 3 a 2. Cristiano e Kelvin fizeram os gols do 100 Contrato.
Hora das finais
Para fechar o ano esportivo, a CME de Gravatal vai ter um final de semana de decisões. O palco vai ser o Ginásio Valentim Kindermann e começa já nesta sexta-feira com duas finais, no Interempresas Feminino, às 19h30min, entre Sede Restrito/Toque Mágico/Yasmin Personal X Via Atual e, no Interempresas Masculino, às 21h, entre o Freitag/Biocontrol, de Saraiva e Ratinho, tendo pela frente o Pneus Gravatal, com um trio de respeito em quadra, o goleiro Rafa Zabot, Luiz “Fe” Fernandes e Patrick Belo. Jogos imperdíveis, e só não estarei lá em função de outro compromisso, mas verei o jogo através da Porto Gravatá, com narração de Jucemar Zanelato, reportagem do Karça.
Sequência
As decisões em Gravatal seguem no domingo, quando mais três taças de campeões serão levantadas. Começando às 15h, com a decisão do Sub-12 de Futsal entre Peixe Auto Som/Welson Automóveis/Mecânica Evinho X Autopeças Gravatal; depois entram em quadra a garotada do Sub-14 e o campeão sairá no duelo entre Bela Vista/Farmay X Travessão/Confiança Multimarcas. Fim do futsal, hora do voleibol; às 17h, decidem o 3º lugar do Campeonato de Voleibol Misto, Volleyvida X Dfarq/Ange/Box Javali e, às 18h, a grande decisão entre Expressinho X Energia do Vôlei. Preparem os braços, são muitas taças a serem erguidas!
Madureira
O Madureira, de Braço do Norte, foi até o município da Palhoça no último fim de semana, onde disputou o Campeonato Catarinense 2022 de Fut7, evento organizado pela empresa Futebol 7 Brasil e que distribuiu uma premiação de R$ 10 mil. Participaram 12 equipes, algumas já com a marca consolidada na modalidade, caso da Chapecoense e o Madureira, com praticamente um time “caseiro”, chegou às semifinais, onde foi eliminado pelo Shalon FC. O feito foi inédito e deixou a diretoria da equipe orgulhosa. Parabéns, Madureira!
Interbairros de Futebol
As equipes que continuam na disputa pelo título do Interbairros de Futebol de Campo de Braço do Norte tiveram uns dias de folga. Motivo, a previsão de chuva durante toda a semana. A competição na próxima segunda-feira, 5 de dezembro, com o início das quartas de final. Centro/Coloninha X São José/São Maurício abrem a disputa, jogo que acontece às 19h15min e, na sequência, jogam Rio Bonito X Santa Augusta. No dia 7, fechando as quartas de final, às 19h15min, jogam Floresta/Trevo X Sertão do Rio Bonito/Nossa Senhora das Graças e, em seguida, São Francisco de Assis/Santa Paulina X Bela Vista. Os jogos das quartas de final continuarão a serem realizados no Estádio Pedro Dutra.
Decisões na L10
A Arena L10, em Braço do Norte, realiza, neste sábado, as finais da Copa L10 de Fut7. Conheceremos os campeões nas categorias Sub-9, 12 e 15. Na parte da manhã, serão realizados os seis jogos das semifinais e, à tarde, as três grandes decisões. Estão envolvidas jovens promessas de Braço do Norte, Gravatal, Armazém, Grão-Pará Rio Fortuna, Capivari de Baixo e Morro da fumaça.
Vôlei em GP
Foram definidos os finalistas do 1º Campeonato de Voleibol Misto de Grão-Pará. Dois jogos, realizados na última terça-feira, no Ginásio Pedro Ivo, fecharam a primeira fase. No primeiro deles, o Miguel de Patta venceu o Esquilos Voadores por 2 sets 0, parciais de 26 a 24 e 25 a 19; no outro jogo, vitória do 100Pressão sobre a Turma da Peleja, também por 2 sets 0, parciais de 25 a 15 e 25 a 17. Na próxima terça-feira, dia 6, a bola vai subir para as duas decisões, onde conheceremos o terceiro colocado, que sai da disputa entre Esquilos Voadores X Turma da Peleja e o campeão, que vai sair da disputa entre Colégio Miguel de Patta X 100Pressão.