Esporte com Kulinha
Semana decisiva no Campeonato de Futsal Integração do Meio Rural de Rio Fortuna. Quatro equipes estão com vagas asseguradas, mas brigando pela primeira colocação e quatro lutam por duas vagas. Na chave A estão classificados Rio dos Bugres 10 pontos e Rio Otília 9 pontos e na luta pela última vaga da chave estão Rio Café 7 pontos e Bracinho 5 pontos. Na chave B, classificados Barrinha e Rio Bravo Baixo, ambos com 9 pontos e na luta pela terceira posição São Maurício (foto) e Capoeirão, com 3 pontos cada.
O Integração do Meio Rural segue com dois jogos nesta sexta-feira, 23, a partir das 19h30min, definindo a situação da chave B. Primeiro jogam Rio Bravo Baixo x Capoeirão e em seguida, o São Maurício precisa vencer o eliminado Rio Café 2 para garantir a terceira posição. No domingo, 25, a partir das 19h, é hora de conhecermos a definição da chave A, com os confrontos entre Rio dos Bugres x Rio Café 1, Rio Claro x Rio Otília e Bracinho x Rio dos Bugres 2.
O que era, a princípio, uma vantagem, agora virou obrigação. Donos das melhores campanhas da primeira fase, Morro do Boi FC e AER São Ludgero, pelo regulamento tinham a vantagem de decidir a vaga nas finais do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF), que tem em disputa a Taça Cidade de Braço do Norte, diante de seus torcedores. E vão decidir, mas como foram derrotados no jogo de ida, a vantagem agora é do 7 de Setembro e da SER Santa Rosa de Lima. O regulamento não prevê saldo de gols, ou seja, se empatar em pontos, pênaltis direto. Morro do Boi FC e SER Santa Rosa de Lima se enfrentam no sábado, 15h30min, no Estádio Paulo Wensing, em Armazém e no domingo em Rio Fortuna, em seu estádio, 15h30min, o Municipal recebe o 7 de Setembro.
O 7 de Setembro fez um partidaço contra o Municipal no último domingo. Jogo perfeito! O time riofortunense entrou em campo postado para não perder e se possível achar um gol nos contra-ataques puxados por Pim e Ivan Campos, fato que aconteceu apenas uma vez no primeiro tempo. Foram apenas três finalizações do Municipal, nenhuma delas em direção à meta, sendo a mais perigosa com o camisa 20, Matheus. Quando tomou o gol, aos 40 minutos, o técnico Mão já havia mandado o centro avante Anselmo “Koko” para o aquecimento, pois percebeu que o time precisava de força ofensiva. Com ele, melhorou um pouco e foi dele a chance mais clara de gol na etapa final, quando recebeu pelo lado direito da área, livre, mas o goleiro Douglas abafou a finalização.
Além do gol que fez, Mazinho comandou o meio campo do 7 de setembro. A equipe do técnico Zezé atacava em bloco, seus alas ofensivos, Papagaio e Lukinha, abriam espaços nas laterais, por onde desfilavam Ganso e Ceará, sempre abastecidos pelo Mazinho, Dito (outro que jogou demais) e Jefi. Em tarde inspirada, o centroavante Gui deu muito trabalho aos zagueiros Peu e Minhoca. Além do gol, o alvirrubro meteu duas bolas na trave, finalizou mais doze vezes, quatro em direção ao gol.
A SER Santa Rosa de Lima venceu o Morro do Boi por 2 a 0, placar merecido. A equipe da casa finalizou muitas vezes e fez do goleiro Ricardo o melhor em campo no time adversário. O time do técnico Delega dominou os primeiros 25 minutos, depois o Morro do Boi equilibrou a posse de bolas, mas sem levar perigo à meta adversária. Na volta para o segundo tempo, novamente o Santa Rosa tomou conta das ações, atacando quase sempre pela esquerda, começando com o lateral Douglinhas, passando por Matheuzinho e Dentinho. Inspirado, Dener Brandão fez os dois gols do Santa Rosa e só a partir daí, quando já eram decorridos 15 minutos, o Morro do Boi pensou em atacar e teve algumas chances para diminuir o marcador, sem sucesso.
O técnico Delega ficou satisfeito com a atuação do Santa Rosa. “Conseguimos imprimir nosso futebol do início ao fim, criamos e convertemos as chances. Acredito que estamos crescendo na hora certa, o grupo está fechado e focado em colocar pela primeira vez o Santa Rosa numa final da Liga Verde Vale”. Já o auxiliar do Morro do Boi, Valdinei Silvano, concorda que o time não foi bem, mas acredita na virada. “Não conseguimos impor nosso futebol, mas o time tem qualidade e já provou isso. Acredito que em casa, com o apoio do nosso torcedor, mais focados e mais determinados, podemos buscar a vaga na final”.
No jogo em Santa Rosa de Lima foram distribuídos três cartões amarelos, um para jogador do Santa Rosa de Lima, dois para atletas do Morro do Boi e dois cartões vermelhos, um para membro da comissão técnica do time da casa e outro para jogador visitante. No jogo em Braço do Norte, foram distribuídos três cartões amarelos, um para jogador do 7 e dois para jogadores do Municipal. E também houve uma expulsão de jogador visitante. Clima esquentou nas semi, o que não deixa de ser normal.
O Ginásio Atílio Ghisi, em Braço do Norte, recebe neste domingo, 25, a partir das 16h, a rodada que vai definir mais duas equipes classificadas para as semifinais do Regional de Futsal Feminino Adulto do Instituto Adesc. No primeiro jogo se enfrentam CME de Armazém x CME de Rio Fortuna e na sequência o clássico local entre CME de Braço do Norte x L2T. Os jogos vão definir quem vai enfrentar nas semifinais as classificadas CME de Santa Rosa de Lima e FME Tubarão.
O Motocross em Rio Fortuna agitou o Vale no último final de semana. Estive por lá no sábado e deu para sentir um pouco do que foram as disputas e tudo que foi envolvido na organização do evento, desde a estrutura montada, a cobertura da imprensa, o apoio do torcedor local ao garoto Lorenzo Ricken, campeão brasileiro na categoria 50cc, enfim. Na disputa estavam envolvidos dois campeonatos, a Etapa Final do Brasileiro de Motocross e a 5ª etapa do Sportbay Campeonato Catarinense de Motocross
Para falar do evento em Rio Fortuna, nada melhor que o proprietário do grandioso complexo montado para receber as disputas, Gabriel Ricken. “Com relação à competição, foi sucesso e digo isso em função da grande quantidade de elogios que recebi de pilotos e dirigentes organizadores do motocross brasileiro e estadual. Nesta parte foi perfeito, querem que no próximo ano este evento seja repetido no município e estamos analisando o fechamento de tudo para aceitar, ou não. Sobre possíveis ajustes, muitos propósitos foram criados, organizados e deu para ver que poderemos ‘enxugar’ a estrutura para novos eventos”.
Gabriel conta também como viveu a emoção de ver seu filho no lugar mais alto do pódio no Brasileiro de Motocross na categoria 50cc. “A participação do Lorenzo (piloto número 16) foi algo fantástico. Determinado e comprometido com o motocross e precisando de um quinto lugar para ser campeão, fez uma boa largada e já na primeira volta, querendo assumir a ponta, houve uma queda. Levantou, buscou a segunda posição, sofreu mais uma queda, caindo para a terceira posição, depois buscou a liderança e foi campeão. A torcida enlouqueceu e muitos dizem que assim foi mais divertido, mais legal, mas para mim foram nervos à flor da pele do início ao fim. Mas graças a Deus deu tudo certo”, relata o orgulhoso pai. Parabéns Lorenzo!
Fechada a primeira rodada do 1º Campeonato Municipal de Fut7 - Cidade de Braço do Norte – que tem em disputa a Taça GL Esportes, a classificação na chave A é dividida por Floresta e América com 3 pontos e na chave B a liderança é do Sergipe FC e Chopp FC, ambos com 3 pontos. Com 2 gols, estão na artilharia Jean Marcelo (Chopp FC), Bruno Lessa (América FC) e Gabriel Castro (Arena do Nane). Nesta sexta, 23, vão jogar, a partir das 20h30min, Floresta FC x América FC, clássico local, depois tem RBN X PSI/Jerônimo; na próxima quarta, 28, 20h30min, jogam Chopp FC x PSI/Jerônimo e em seguida América FC x Química/1327.
Na próxima terça-feira a bola já vai rolar na edição 2022 do Interbairros de Braço do Norte na modalidade de futsal. Na briga pelo título teremos 14 bairros, divididos em três chaves. Na chave A estão Bela Vista, União/Rio Cachorrinhos/Rio Glória/Rio Pequeno, São Francisco de Assis/Santa Paulina, Travessão/Azeiteiro/Alto Travessão/Açucena/Tijuquinhas/Rio Santo Antonio e Sertão do Rio Bonito/Nossa Senhora das Graças/São Januário/Santa Luzia. Na chave B estão Vila Nova/INSS, Floresta/Trevo, São Basílio, São José/São Maurício/Rio Amélia/Foz do Rio Amélia e Centro/Coloninha. E na chave C estão Pinheiral/Baixo Pinheiral/Avistoso, Nossa Senhora de Fátima/Uruguaia, Santa Augusta e Rio Bonito.
Seis jogos movimentam a rodada da próxima semana no futsal do Interbairros de Braço do Norte. Na terça, dia 27, a partir das 19h15min, jogam Vila Nova x Centro, depois tem União x Sertão do Rio Bonito e encerra com Pinheiral x Rio Bonito. Na sexta, 30, mais três jogos, começando as 19h15min com São Francisco x Travessão, segue com São Basílio x São José e no encerramento da rodada jogam Bela Vista x Sertão do Rio Bonito.
A CME de Braço do Norte já divulgou a programação das outras modalidades do Interbairros. No Futebol de Campo se inscreveram treze bairros e a bola rola somente no dia 31 de outubro. No próximo dia 29 acontece a inscrição no Atletismo e no sábado, 1º de outubro, acontece a disputa. Nesta sexta, 23, encerra a inscrição nas modalidades de Bocha e Canastra; e em 6 de outubro, inscrição no Xadrez; dia 13 de outubro inscrição no Tênis de Mesa; em 10 de novembro inscrição no Futevôlei; no dia 13 de novembro inscrição no Beach Tennis; e 17 de novembro, encerra as inscrições, é a vez dos interessados no Vôlei Misto 4 X 4.
O futsal de base feminino da região estará em ação neste sábado, 24, com jogos nas categorias Sub-12, 14 e 16. No Ginásio Aloísio Willemann, a CME de Rio Fortuna recebe a CME de Santa Rosa de Lima no Sub-12, e 14; no Ginásio Atílio Ghisi, em Braço do Norte, a CME local enfrenta a FME Forquilhinha no Sub-12, 14 e 16; e no Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal, a CME de São Martinho enfrenta a CME de Grão-Pará no Sub-12 e a CME de Gravatal joga contra a CME de Grão-Pará no Sub-16. Em todos os ginásios a rodada começa às 14h. Todos estes jogos terão na organização o Instituto Adesc.
Muitos gols na segunda rodada do Campeonato de Futsal Veteranos de Rio Fortuna, mostrando que os “velhinhos” estão com fome de gols. Logo no primeiro jogo, Joelson balançou as redes quatro vezes e comandou a vitória dos Peladeiros sobre o Segunda das 8 por 6 a 1. No segundo jogo foi Aldir que fez três gols, sendo decisivo na vitória do Barrinha sobre o Irmã Terezinha por 4 a 3; e mostrando que tem um time solidário, o Rio dos Bugres (foto) fez 8 a 1 no Rio Café e os oitos gols foram feitos por jogadores diferentes. Na próxima terça-feira mais três jogos no Ginásio Aloísio Willemann; às 19h30min jogam Irmã Terezinha x Os peladeiros, depois tem Segunda das 8 x Rio Café e encerra com o duelo Rio dos Bugres x Barrinha.
O futsal masculino de Braço do Norte é o quarto melhor do Estado. Blumenau está vivendo as emoções da edição 2022 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e a região foi representada no futsal masculino pela equipe da CME de Braço do Norte. A disputa começou no último dia 15 e na fase de classificação os garotos braçonortense foram atropelando quem cruzou pelo caminho. Vitórias sobre Pinhalzinho, São Miguel do Oeste e Siderópolis. No jogo eliminatório, após empate em 0 a 0 contra Papanduva, a CME de Braço do Norte eliminou o adversário nas penalidades. Depois vieram as duas derrotas na competição, para Joinville nas semifinais e Criciúma na decisão do terceiro Lugar. Parabéns à dupla Luiz Fernando e Vambaster, comandantes da equipe e aos jogadores.
A braçonortense Leticia Brand Soethe é medalha de ouro nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que está acontecendo em Blumenau. Como Braço do Norte não tem equipe de xadrez na competição, Leticia foi convocada para defender Timbó e conseguiu a medalha de ouro na modalidade xadrez blitz, com 5 vitórias em 5 partidas. Ela ainda está na disputa de mais uma medalha na modalidade xadrez clássico, com final marcada para essa sexta-feira.
O Frigorífico D´Perone e Roanna Alimentos venceram na segunda rodada do Campeonato Interempresas do Pinheiral 2022 e seguem com 100% de aproveitamento. Os jogos acontecerem na última sexta-feira, quando o D´Perone venceu o Embutidos Stapazzoli por 4 a 2 e o Roanna Alimentos passou pelo Frigorífico Frigosil por 3 a 1. A rodada teve ainda a vitória do Frigorífico Braçonortense sobre o Frigorífico Luchtemberg por 7 a 5. Nesta sexta, mais três jogos movimentam o Centro Comunitário São Francisco Xavier. As 19h30min jogam Frigorífico Braçonortense x Frigorífico D´Perone, depois jogam Embutidos Stapazzoli x Roanna Alimentos e na sequência Frigorífico Luchtemberg x Frigorífico Frigosil.
Devido ao falecimento inesperado do amigo Léo Fuchter, ocorrido no último domingo e me solidarizo com parentes, amigos, na dor e sofrimento pela perda, a primeira partida da decisão da Taça Cegero de Futsal passou de terça para quarta-feira. E nesta sexta-feira, novamente, com lotação total do Ginásio Lino Philippi, as equipes voltam à quadra para o jogo decisivo. Recebi do diretor de Esportes da CME de São Ludgero, Edmilson Mores, a programação de hoje à noite no Ginásio Lino Philippi, que começa às 18h com a decisão da categoria Sub-11, entre Borussia Dortmund x Real Madrid; na sequência vamos ter a decisão do Sub-9 entre Argentina x França; depois a decisão do Sub-14 entre Galo Doido x Cuzidos; e para encerrar o espetáculo final entre Cuzidos x Apec. Quem vai ficar com a Taça Cegero de Futsal edição 2022?
O primeiro jogo da decisão da Taça Cegero foi um aperitivo especial. Jogo muito bom, intenso, mesmo tendo o segundo jogo as equipes não se pouparam, os técnicos Gilson e Ganda usaram seus times bases na maior parte do tempo, jogo complicado para arbitragem, se erraram foi para os dois lados, muitas faltas, cartões e foi complicado até para os mesários. Não queria nunca estar na pele do Marcão. O Empate em 3 a 3 foi justo. Sempre atrás no marcador, o Cuzidos foi quem mais criou e com certeza o goleiro Dener, da Apec, foi o melhor em quadra. O lance capital para o empate foi o tiro livre direto que o Dener defendeu e na sobra Murilo marcou. Enfim, é hoje, 20h15min, todos os caminhos levam ao Ginásio Lino Philippi.