Esporte com Kulinha
Anoir Boeger, presidente da Liga Amadora Verde Vale, tem dedicado seu tempo para organizar o Regional Adulto e também um Regional Sub-17, que já tem equipes confirmadas. mas, só na próxima semana vamos saber o número exato. Quanto ao Regional Adulto, com seis equipes, os dirigentes estão enviando inscrições dos atletas e o Anoir vai cadastrando na Federação, para que tudo esteja organizado na hora em que bola rolar.
O Willemann Ferramentas, do goleiro Jairo, goleou o Áurea Alimentos e sagrou-se campeão do Interempresas de Futsal 2022. Jefinho, com quatro gols, comandou a conquista e Romário, com mais dois, completou o placar na vitória por 6 a 1, com Rafael anotando o gol solitário do Áurea Alimentos. A decisão aconteceu na última sexta-feira no lotado Ginásio Atílio Guisi. Na decisão do terceiro lugar, o Frigorífico Weber fez 3 a 1 no G3 Automation. Eduardo, Ítalo e Wemerson fizeram os gols do Weber e Henrique o do G3.
Pela primeira vez, o São José chegou à liderança, mesmo que provisória, no Municipal de Futebol de Braço do Norte, edição 2022, que tem em disputa a Taça Joílson Jerônimo. Ultrapassou o União, que tem um jogo a menos. No último sábado, com gols na etapa final, marcados por Gui e Andrei, o São José venceu o América por 2 a 0, eliminando o adversário da competição. No outro jogo, já classificado com a derrota do América, o Floresta ficou no 0 a 0 contra o Bela Vista/Sergipe, que somou seu primeiro ponto na sua despedida.
A vitória do São José botou pressão no invicto União, que neste sábado, às 16h, enfrenta o Madureira no Estádio Lauro Koch, no fechamento da primeira fase. Caso o Madureira vença o confronto, ficará com a segunda colocação. as equipes voltariam a se enfrentar nas semifinais, com o Madureira sendo o mandante do segundo jogo. E neste caso, São José e Floresta fariam a outra semifinal, com o São José sendo o mandante do segundo jogo. Se o União vencer, reassume a liderança e assim haveria troca dos adversários. São José tem 12 pontos, União está com 10, Madureira 7 e Floresta 6.
O 7 de Setembro está pronto para representar Braço do Norte no Regional da Liga Verde Vale. Fez um amistoso na última semana, quando ganhou do Turvo, atual campeão da LARM e da Copa Sul dos Campeões, vencendo por 1 a 2, já que o jogo foi fora de casa. Jorge e Vitor marcaram os gols do alvirrubro. E no próximo 20 de julho um outro amistoso vai acontecer, agora no Estádio Lauro Koch, contra a forte equipe do Içara. Após o jogo, um jantar será servido aos patrocinadores da equipe.
O 7 de Setembro vai contar com três goleiros para a disputa do Regional da Liga Verde Vale: Daian, Leo e Douglas Mohr (todos os três seriam titulares na minha equipe). Na lateral direita, a dupla Ceará e Murilo Índio, e, na esquerda, Douglinhas (foto) e Osvaldo; na zaga Baiano, Jorge e Recife; de volantes Jefe, Dito e Wesley Floripa. Compõem o meio campo Mazinho, Caco e Luquinhas (Lauro Muller); e completam o elenco os atacantes Guilherme, Rosales, Papagaio e Vitinho. Para comandar estas feras, o técnico Zezé e o auxiliar Alisson Arent.
Devido À decisão do Municipal de Futebol, não houve rodada nas outras duas competições organizadas pela CME local. Foram transferidas para este fim de semana. No Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio, nesta sexta-feira, 8, a partir das 19h45min, teremos Madeireira Boeing/Granja Loffi contra Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos e Serra Geral Internet enfrentando SP Pescados/Concretos Willemann. Pela mesma competição, no domingo, 10, a partir das 19h, jogam Wagner Lacticínios e Carvão Boeing e, às 21h, Wagner Materiais de Construção/Lacticínios Bloemer e Agro Rural Proinfo. Também no domingo, com horários intercalados, pelo Feminino vão jogar, às 18h, Santa Rosa e Barrinha e, às 20h, Aliadas Futsal contra Rio dos Bugres. Todos os jogos serão no Ginásio Aloísio Willemann.
A Sociedade Esportiva e Recreativa São Ludgero completa 50 anos de fundação neste mês e algumas festividades estão programadas para comemorar a data. Começa com uma feijoada no dia 16 de julho. Nos dias 18, 29 e 30 de julho acontecem torneios de canastras e, no dia 22, um jantar, quando serão entregues diplomas de agradecimentos aos ex-presidentes. Todos os associados estão convidados para os eventos. A entidade teve como primeiro presidente o Atílio Baschirotto, de 1972 até 1976, e o presidente atual é o amigo Lupércio Becker, o Lula. Neste intervalo, mais 16 presidentes já dirigiram a SER São Ludgero. Hoje, a entidade possui um patrimônio inestimável, composto pelo salão de baile, complexo aquático com uma piscina semiolímpica e o Estádio Reinaldão.
A Fase Microrregional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, na modalidade de Futsal, realizada em Rio Fortuna no último fim de semana, terminou com surpresa. Com apenas quatro equipes, classificaram-se, pela ordem, Braço do Norte (foto), Rio Fortuna e São Joaquim e, surpreendentemente, o único eliminado foi Tubarão. Ainda sem local definido pela Fesporte, a Etapa Regional já tem data está confirmada. Vai acontecer de 16 a 30 de agosto.
Estão definidos os classificados para a Etapa Regional do Jesc 12 a 14 anos, realizado de 22 a 24 de junho. No Voleibol Feminino, o Colégio Radiar/BN ficou com a vaga. no Futsal Feminino a vaga foi da EEB Aldo Câmara/SRL, e no Futsal Masculino a classificada foi a EEB Monsenhor Francisco Giesberts/ARM. no Xadrez Masculino, o aluno Elias Blasius Folquini, da EEB Dr. Miguel de Patta/GP, foi o classificado. No atletismo, não dá para relacionar todos os classificados, mas irão representar a região nos Jesc as escolas de Colégio Alpha Ideal/BN, EEB Annes Gualberto/BN, EEB Cônego Nicolau Gesing/BN (Escola que teve o maior número de atletas classificados), EEB São Ludgero/SL, Colégio Radiar/BN e EBM Antonio Rodhen.
Em 5 de agosto, a bola vai rolar na edição 2022 da Taça Cegero de Futsal, a 17ª na história da competição. Cuzidos, No Fear, Fluxo FC, CEC/1327, Bicão, Apec e Galo Doido vão disputar o título. No jogo de abertura, o confronto entre Cuzidos e Apec, marcado para as 20h30min. Antes, acontecerá o cerimonial de abertura com desfiles de todas as equipes adulta e das categorias de base. Os campeonatos de base vão acontecer nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-14, sendo que no Sub-14 as equipes são apadrinhadas pelo adulto. Em torno de 150 atletas, entre 7 e 14 anos, vão desfilar na quadra do Ginásio Lino Philippi.
Fechou com chave de ouro a edição 2022 do Municipal de Futebol de Rio Fortuna. Teve poucas equipes (quatro no titular e três no aspirante), é verdade, mas nem por isso foi deixado de fazer. Os jogos finais aconteceram no último domingo. Temperatura agradável, boa presença de público, entre eles prefeito, vice, vereadores e secretários, com destaque para a homenagem a Guilherme Kuhnen, um desportista nato, que muito fez, e vem fazendo, pelo esporte de Rio Fortuna, principalmente para a sua comunidade, Barra do Rio Chapéu. Agradeço a recepção!
A final do aspirante foi agitada, acirrada, com bom número de gols (quatro) e com final feliz para a torcida da casa. O Nacional jogava pelo empate e a Associação Barrinha partiu em busca da vitória, e no primeiro tempo Gustavo fez 1 a zero Barrinha. O Nacional veio para o segundo tempo, e jogava bem, quando conseguiu o empate com o garoto do Aiurê, Diogo, batendo pênalti. Precisando vencer e empurrado pela sua torcida, o Barrinha voltou a pressionar e, num rebote dentro da área, Aleir recolocou o Barrinha na frente. Em seguida, no gol mais bonito da final, uma virada de esquerda, Renan fez 3 a 1 e selou a vitória do time da casa. Detalhe: Aleir e Renan, os goleadores, são pai e filho. Renan, inclusive, foi escolhido o destaque do campeonato.
Pelo que fizeram as equipes no tempo normal de jogo, a final da categoria titular do “Municipal” de Rio Fortuna, edição 2022, deveria ter sido definida nas penalidades. Mas, futebol é também eficiência e, neste quesito, o time do Municipal foi melhor. O primeiro tempo foi daqueles que, pelo menos eu, não tinha visto ainda. As equipes abandonaram uma parte do campo. no caso, o Barrinha usava seu lado direito para a atacar, e o Municipal seu lado esquerdo. Assim, o campo, que já não é dos maiores, ficou concentrado de jogadores, com pouco espaço para criação das jogadas. Ocorreram gols para os dois lados anulados corretamente pela arbitragem. O meia/atacante Caco teve a grande chance para abrir a contagem para o Barrinha. Livre, ele e o goleiro Jean, chutou para fora. Daqueles gols que certamente seu pai, o Alemão, diria: “não, meu filho. não foi assim que te ensinei!”
Se no primeiro tempo foram poucas chances de gols, não foi diferente o segundo. No Municipal, os zagueiros Minhoca e Matheus levavam nítida vantagem sobre os atacantes adversários, e a única preocupação da defesa do Barrinha, que tinha Joelson, Aldir e mais o Edinho na proteção, era o atacante Cabeça, que caía pelos dois lados do campo, ajudava na defesa e, na velocidade, ficava difícil de pará-lo. O Barrinha, principalmente com o meia Reka, buscava mais o ataque, mas os irmãos Graziane e Geovane não estavam numa tarde feliz.
O Barrinha havia tirado o zagueiro Aldir e colocado mais o atacante Renan, destaque do aspirante, e o time melhorou no setor ofensivo. Aos 25 minutos do segundo tempo veio a alteração que mudaria a história do jogo. O técnico Ricardo “Péti” chamou o meia Gilliardi e colocou no lugar do Celso. Ele ainda não havia pegado na bola, mas ela sobrou livre na intermediária, ajeitou o corpo e, mesmo de longe, soltou a bomba, que explodiu no travessão. Na sobra, Igor, o filho do presidente Bila, meteu na rede, fazendo o gol do título.
O Municipal foi o último time a ser formado em Rio Fortuna. Foi feito para que se completasse quatro times e houvesse campeonato. Logo na estreia foi goleado, 1 a 4, pelo Nacional. Parecia que seria o saco de pancadas, mas foi se ajeitando, ganhando jogos apertados, nos pênaltis conseguiu vencer o Nacional nas semifinais, e chegou à decisão. E manteve a escrita. Segundo o presidente Bila, o Municipal nunca perdeu uma decisão em Rio Fortuna. Nas quatros vezes que decidiu levantou o troféu de campeão. Parabéns!
O CEC/1327 vai ser comandado em quadra por Ariel Rodrigues, que já foi treinador da base da Unisul e, recentemente, comandou o time da CME de Grão-Pará no Regional Adulto da Adesc. Atletas da casa: Pitanga, Cavalinho, André, João Pacheco, Daniel, Diego Peters, Fernando Gordo (G), Diego Menegasso e Andrei Alves. Quanto aos de fora, o goleiro Mala deve ser um deles, mas não está confirmado. O CEC já levantou a Taça Cegero no ano de 2007 e agora se junta à Associação 1327 para buscar o bicampeonato.
A bola rola nesta sexta-feira no Ginásio Valentim Adolfo Kindermann, na edição 2022 do Campeonato de Futsal Interfamílias. Serão 16 equipes na disputa pela Taça José dos Passos Sá de Medeiros (Zezinho). Então, hoje à noite, a partir das 19h15min, temos os confrontos entre Medeiros e Mendes, Santana e Silva e Machado e Beckhauser. Na terça-feira mais três jogos, também começando às 19h15min. Vão jogar Vieira e Rodrigues, Fernandes e Aguiar e Américo e Oliveira.
Seis jogos já movimentaram o Campeonato do Futsal Interfamílias de Grão-Pará. Na última sexta-feira jogaram Michels 2 a 4 Koch. Na maior goleada até aqui, Marques 8 a 3 Dacoreggio, com destaque para a dupla Kauan e Alisson, autores de dois gols cada; e Ascari 5 a 3 Meurer. Na terça-feira a bola rolou para Gonçalves 2 a 6 Pickler, com destaque para Geovane, autor dos seis gols do seu time; e Oenning 2 a 6 Silva (neste jogo o destaque foi o Caio, com quatro gols); e Engels 2 a 4 Amador. Como o Ginásio Pedro Ivo vai estar ocupado nesta sexta-feira para um evento da escola, o campeonato seguirá na próxima terça-feira, dia 12.
Muitos gols na segunda rodada do Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará. Foram três jogos, realizados no último sábado na Associação Clube dos 20, e o resultado mais apertado foi logo no jogo de abertura, quando o ANP Móveis Planejados venceu o Mercado Corvo Branco por 2 a 1. No jogo seguinte, o AC Lavação/Design de Unhas Paula Klipper perdeu para o Bar do Pitita por 2 a 4, e no jogo de fundo o Santos GP/Deck 6 goleou o GP Nova Vila por 7 a 0 (pelo menos aqui o Santos ganha). Neste domingo, 10, a partir da 14h, mais três jogos, que serão realizados no campo do Cleber Perin. começa com City GP X Barcelinhas/Pesque e Pague Rohling. depois tem Íbis FC X ANP Móveis Planejados e fecha com Bar do Pitita X Dedi´s/Di João.
No último fim de semana fizemos nossa caminhada do mês, a mais longa até aqui, largando de São Ludgero com destino ao Corvo Branco, sempre utilizando estradas de chão. Desta feita com uma estreia, o contador Rogério Becker. No sábado, a parada para almoço aconteceu na Lanchonete Pé do Corvo, onde fomos muito bem atendidos pela proprietária, Celíria, e contamos com as ilustres companhias do doutor Irmoto Feuerschuette, que além de médico já foi prefeito de Tubarão em duas oportunidades, e Pedro Hermínio Maria, meu ex-chefe da Secretaria da Fazenda.