Esporte com Kulinha
O destino dos caratecas de Braço do Norte, no último sábado, 19, foi Joinville. Em busca de medalhas e vagas para compor a Seleção Catarinense de Karatê e, com isso, poder representar o Estado no campeonato brasileiro da modalidade, a equipe da Associação de Artes Marciais, Cultural e Esportiva do Vale/Multiação/CME de Braço do Norte, composta por 12 atletas e três árbitros, atingiu seus objetivos. Foram duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze e cinco atletas conseguiram vagas na tão sonhada Seleção Catarinense. Medalha de ouro para os atletas, Júlia Stang na categoria kumite (lutas) Sub-12 até 30 kg e Luiz Rodrigues na categoria kumite (lutas) Júnior até 68 kg; medalha de prata para Carlos Da Luz na categoria kata (formas) máster e medalha de bronze para o atleta Luiz Rodrigues na categoria kata (formas) júnior. Foram selecionados Júlia Stang, Sara Vieira, Matheus Cezar, Luiz Rodrigues e Carlos Da Luz.
Dois emocionantes jogos deram início aos regionais de futsal promovidos pelo Instituto Adesc. O palco foi o Ginásio Homero de Miranda Gomes, em Orleans. Usando um termo antigo, os visitantes fizeram barba e cabelo. A “barba” foi no Veteranos, com a CME de São Ludgero, com gol de Ramon Pilon, batendo a DME de Orleans por 1 a 0. E o “cabelo” foi no Adulto, com novamente os sãoludgerenses batendo os donos da casa por 2 a 1, com gols de Papagaio e Felipe, com Giovani descontando. O Regional seguiu na noite de ontem, quinta-feira, com mais três jogos e semana que vem divulgo os resultados. Na próxima segunda-feira tem CME de São Martinho x CME de Armazém e Boccone/CME de Gravatal x CME de Grão-Pará e, na quinta-feira, dia 31, jogam CME de Braço do Norte x DME de Orleans e DME de Lauro Muller x CME de Santa Rosa de Lima.
Os Regionais de Base promovidos pelo Instituto Adesc voltam com força total a partir deste sábado, 26, com jogos em vários municípios, envolvendo 13 equipes por naipe: Sub-9, 11, 13 e 15. Entram nas disputas os municípios de Santa Rosa de Lima, São Martinho, Rio Fortuna, Tubarão (duas equipes), Grão-Pará, Armazém, Gravatal, Lauro Muller, São Ludgero, Orleans e Braço do Norte (duas equipes). Neste sábado, a bola vai rolar, a partir das 14h, nos ginásios dos municípios de Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Braço do Norte, Grão-Pará e Tubarão. Lembrando que em cada um destes ginásios acontecerão quatro jogos, Sub-9, 11, 13 e 15.
Para os amantes da bocha no Vale, vem aí uma competição imperdível. Sob a tutela da Federação Catarinense de Bocha e Bolão (FCBB), Braço do Norte via sediar, de 1º a 3 de abril, a 26ª Taça Santa Catarina de Bocha Masculina, competição que dará ao campeão e vice o direito de disputar a Taça Brasil de Clubes 2023. Segundo o coordenador da Federação, Rafael Vanz Borges, já existem 24 clubes confirmados, o que é recorde da última década. As equipes serão divididas em oito chaves, sendo que na primeira fase quatro delas vão utilizar o pavilhão em Braço do Norte e as outras quatro em São Ludgero. A competição começa na sexta-feira, dia 1º, às 13h30min. As finais serão realizadas no domingo, dia 3, à tarde.
Faltando duas rodadas para o término da fase de classificação, os times entram em campo focados na vitória, o que para uns significará a classificação e para outros, na teoria, um adversário mais fraco nos confrontos eliminatórios. Na Chave A, liderança para o Madureira e Cachorrada, com 9 pontos, Seven Roanna e Nova Orleans têm 6 e estes estariam classificados. Spider/Tubacity com 3 e Academia Evolua, sem pontuar, estariam eliminados. Na chave B, CME de Armazém tem 12 pontos, Sergipe FC tem 9, PSI está com e, fechando o G4, está o Galácticos, com 3. Também com 3 pontos, mas fora da zona de classificação nos critérios, está o Jerônimo e, sem pontuar, o Inter Sergipe está eliminado. Nas rodadas dos dias 28 e 30 saberemos quem serão os classificados e com quem jogarão nas próximas fases.
Quatro árbitros e um anotador, todos filiados ao Instituto Adesc, estão aptos a trabalhar nos jogos da Federação Catarinense de Futsal. Silmar Isaac, Claudiomar de Freitas, Roberto Natanael Ferreira, Gabriel Vandresen (anotador) e Fabrício Mendes Branco, todos da região do Vale. Eles estiveram em Florianópolis nos dias 19 e 20 de março e se submeteram aos testes físicos, teóricos e as palestras sobre atualizações de regras e postura ministrados pelo árbitro FIFA Gean Coelho Telles. No conceito final, todos aprovados. Parabéns!
As fortes chuvas ocorridas na região na última sexta-feira, 18, atingiram o Ginásio Atílio Guisi e fez com que a CME cancelasse a rodada do Interempresas de Futsal. Com isso, houve alteração na tabela e os jogos daquele dia foram adiados para a última terça-feira. No primeiro jogo, aconteceu o esperado. Disputa equilibrada entre Willemann/Frigosil x Adec. Mas, Jefinho, numa noite iluminada, balançou as redes quatro vezes e comandou a vitória do Willemann por 5 a 4. No outro jogo da noite, o RBN/L10 se recuperou da derrota na estreia vencendo o L2T por 6 a 4.
Na noite desta sexta, mais dois jogos do naipe masculino, válidos pela chave B. Às 19h45min jogam RBN2 x Realiza Piscinas e, em seguida, Jordi Imports/Geotur x Vila Antenas/EF Químicas. Na terça-feira será a vez das mulheres, com os jogos entre RBN Feminino x Laticínius D´Nonna/Madeireira Pinheiral, às 19h45min, e na sequência tem L2T Academia/Cal. Toninho x Beto Chapeação/Willemann.
Com jogadores só da casa, começou na última sexta-feira o Interempresas de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay Materiais de Construção. Nos três jogos, muitos gols. Já no primeiro jogo, as redes balançaram 12 vezes, sete para a equipe do Barbearia Edy20/São João FC e cinco para o mercado Corvo Branco. Neste jogo, destaque para o ala Café, autor de quatro gols. No segundo jogo, o que teve o placar mais apertado, 3 a 1, a Marmoraria Cecilia venceu o Transporte Blasius Bonetti/Ave Serra. E no último jogo da noite, a AC Lavação saiu em vantagem, mas deixou o ritmo cair e o goleiro João Paulo iniciou a reação do Dedis/Di João (foto), na vitória por 9 a 3. Na noite desta sexta, mais três jogos, começando as 19h30min, com Mercado Corvo Branco x Marmoraria Cecília. Em seguida, Barbearia Edy20/São João FC x AC Lavação/Casa Silva, e fechando a rodada tem Dedis/Di João x Transporte Blasius Bonetti/Ave Serra.
A Associação Braçonortense de Xadrez (Abrax) está com suas escolinhas abertas com aulas presenciais, de segunda-feira a sábado. Para saber horários e locais dos treinos, os interessados podem entrar em contato pelo fone/WhatsApp (48) 9.9996-5502, no Instagram @xadrez_abrax, ou no Facebook @abrax.bn.
Capitaneados pelo professor Júlio Cesar de Jesus, nove caratecas da Associação São Ludgero de Karatê representaram o Município na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê Shotokan, competição realizada em Palhoça, no último dia 19 de março, contando com a participação de 200 atletas de várias regiões do Estado. A equipe composta por João Augusto Ramos, Patrício do Amaral, João Luiz Milanese, Pedro Francischini, Pedro Henrique Dácio, Marcela Augustinho, Alice Duessmam, Dafine Santos e André Duarte conquistou o quinto lugar na classificação geral, com cinco medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e três de bronze. O professor Júlio agradece à CME, à Prefeitura e à Secretária de Educação pelo apoio no transporte da equipe.
Passada a pandemia, resolvido o problema do ginásio e do estádio, a direção da CME de Gravatal se movimenta e promete um ano com muito esporte no município. O vice-prefeito Jucemar Zanelato e representantes da CME reuniram desportistas do município para discutir o calendário. E o primeiro campeonato em discussão é o Municipal de Futebol de Campo, que já tem oito equipes interessadas. Semana que vem trago mais notícias sobre este assunto. De maio para frente, vamos ter campeonato de bocha, Interfamílias e Interempresas de Futsal. Gravatal também marcará presença em todas as competições do Instituto Adesc.
Segundo o Diretor de Esportes da CME de São Ludgero, Edmilson Mores, a rodada que marcou a volta do Municipal de São Ludgero foi tranquila, dentro e fora dos gramados. Bons jogos sem influência da arbitragem nos resultados finais. O detalhe foi que nenhum mandante venceu na rodada. No sábado, a Ponte Baixa FC recebeu o Bom Retiro e foi derrotada por 1 a 3. No mesmo dia, a Taipa foi derrotada em casa pela Serrinha (Foto), por 0 a 2, e, completando a rodada, no domingo, jogando em casa, o Encosta do Sol não venceu, mas também não perdeu; ficou no 2 a 2 com o Mar Grosso.
Com os resultados, Serrinha e Encosta do Sol lideram com 4 pontos, seguidos por Taipa e Bom Retiro, com 3, e fora do G4 estão Ponte Baixa e Mar Grosso com 1 ponto. Neste sábado, a partir das 16h15min, no Estádio Felipão, vão Jogar Bom Retiro x Taipa e, às 20h15min, no Estádio Juventino De Bona, jogam Serrinha x Mar Grosso. No domingo, com obrigação de vencer, a Ponte Baixa recebe o forte time do Encosta do Sol no Estádio Alexandre De Pieri. Até aqui, a média é de três gols por jogo.
O Grupo “Amigos das Caminhadas” fez, no último fim de semana, seu segundo mais longo trajeto do ano: Grão-Pará a Anitápolis. Só perde para o que faremos no final de junho (de São Ludgero até a Gruta de Santa Tereza, em Urubici). No trajeto, uma surpresa: o encontro com o Padre Aloísio na Barra do Rio Chapéu (foto). Agradecemos aos proprietários da Pousada Vitória, em Santa Rosa de Lima, ao novo amigo que fizemos em Anitápolis, Fábio “Rodela”, que fez o almoço para o grupo na Usina, lugar de beleza rara, e à prefeita de Anitápolis, Solange Back, que nos concedeu um pouco do seu tempo para uma alegre conversa. Show!
O Sete de Setembro está a um passo das quartas de final da Copa Sul dos Campeões. Basta um empate neste sábado e o time braçonortense vai enfrentar nas quartas de final, provavelmente, o Ajax, que no primeiro jogo venceu fora de casa o Itapuã por 6 a 1. O técnico Zezé credita a vitória contra o Flor da Serra, no último domingo, à boa atuação de seu meio de campo (Rodrigo, Helton Serrano, Luan e Jeff), e também elogiou bastante a capacidade do time de manter a posse de bola, mesmo num campo que não oferecia muitas condições pelo reduzido tamanho. Com o gol feito por Rodrigo, se o Sete de Setembro for derrotado por qualquer placar, a decisão acontecerá nas penalidades.
A expectativa agora é que o 7 de Setembro, com o apoio de sua massa torcedora, consiga a classificação neste sábado, 26, às 15h, no Estádio Lauro Koch. Tanto o presidente Misso como o técnico Zezé mostraram confiança ao falar sobre o jogo da volta. “Vou armar o time em cima do que vi do time deles. Temos várias opções e acredito que possamos jogar ainda melhor do que fizemos no jogo de ida”, projeta Zezé. “O elenco está fechado e focado no objetivo. Deu para sentir isso dentro do ônibus na nossa volta para casa”, relata Misso. Então, neste sábado, todos os caminhos levam ao Lauro Koch. Bora, 7!
Falta uma rodada para a definição das equipes que farão a disputa do terceiro e do primeiro lugar do 7º Campeonato da Quaresma, que está sendo realizado na comunidade de Barra do Rio Chapéu, em Rio Fortuna. Com 9 pontos e cinco gols de saldo, o ACL Transporte lidera, seguido de Lacticínios Bloemer, também com 9 pontos, e quatro gols de saldo. A única equipe que ainda pode fazer a final é a Madeireira Boeing/Carvão Boeing, que tem 6 pontos e um gol de saldo. Precisa ganhar e aumentar seu saldo de gols. Sem chance de fazer a final, mas ainda podendo disputar o terceiro lugar, estão Thunder Futsal e Varginha/Anitápolis com 4 pontos, e Wagner Materiais de Construção, que tem 3 pontos.
Como praticamente não há confronto direto, a rodada desta sexta-feira no Campeonato da Quaresma vai ser pura emoção. As 19h45min jogam Madeireira Boeing/Carvão Boeing x Varginha/Anitápolis. Em seguida tem ACL Transporte x Thunder Futsal e, fechando a rodada, vão jogar Lacticínios Bloemer x Wagner Materiais de Construção.
Já o Grêmio Gravatalense não foi tão bem na estreia. Jogando em casa, fez um ótimo primeiro tempo e fez seu gol através do atacante Pim. Mas, no segundo tempo, talvez prejudicado pelo temporal que caiu, o time apagou e cedeu o empate em 1 a 1. Agora, para se classificar, vai ter que vencer o Vera Cruz em Garopaba, domingo, 15h. Em caso de novo empate, a definição do classificado sairá em cobrança de penalidades. O Grêmio e sua torcida reclamam da não marcação de duas penalidades, que poderiam ter mudado o placar final.