Ciclista braçonortense superou 44 competidores para subir no lugar mais alto do pódio na categoria Sub-30
Braço do Norte foi destaque no Campeonato Brasileiro de Downhill, competição realizada em Pomerode – SC, entre os dias 25 e 28 de julho. O Ciclista João Antonio Vieira, 23 anos, pilotando uma bike especial para a modalidade, com duas suspensões, freio a disco e sete marchas, cravou os 2 km de prova com o tempo de 2:53min e sagrou-se campeão na categoria Sub-30.
A prova foi realizada no Parque Municipal de Eventos e na Pista do Morro da Turquia, considerada uma das melhores do país. A competição reuniu 250 pilotos, divididos em 19 categorias nos naipes masculino e feminino. A categoria do João contou com 45 ciclistas.
João conta como foi a conquista. “Na quinta-feira fiz o reconhecimento de pista a pé e na sexta iniciei os treinos, tanto na parte da manhã, como na parte da tarde. Fiz boas decidas e peguei bem o flow da pista. O Qualify (tomada de tempo para ordem de largada) foi no sábado e fiz uma decida conservadora, sem me desgastar e terminei com o 3º melhor tempo”, conta o ciclista, satisfeito com o que havia feito até ali.
Veio então o domingo, 28, o grande dia da prova. “Eu estava com a pista gravada na mente, nervoso e ansioso, mas confiante que poderia chegar na frente. Dei meu máximo, focado no objetivo de cruzar a linha de chegada na frente dos adversários e consegui. Ser campeão era um sonho que vinha alimentando desde que iniciei na modalidade, em 2012. Finalmente pude comemorar”, desabafa João.
O tempo conseguido pelo ciclista braçonortense também foi expressivo, 17º, considerando todos os 250 competidores. João é patrocinado pela Metasul, Haro Superfícies, ValeMed, Vale Ambientes, Cia da Cerâmica e Zavaski.
O Campeonato Brasileiro de Downhill é organizado pela FCC e pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio da Prefeitura de Pomerode.