Domingo, 12 de janeiro de 2025
Braço do Norte
37 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
37 °C
18 °C
ESPORTE

Intocável

Esporte com kulinha

29/07/2022 10h55

Participo de grupos de WhatsApp, o que é normal hoje em dia. São grupos, quase sempre, só de homens, então o futebol é assunto em todos. E domingo, após o jogo entre Avaí e Flamengo, o grupo do Mensaleiros se agitou após o gol anulado do Avaí. Como a participação dos “urubus” é sempre expressiva, mas nunca a maior, porque a de “secadores” sempre ganha, a corneta foi grande. Uma delas me chamou a atenção na hora, a do Coelho: “Na área, o goleiro é intocável”. Claro que as palmas dos flamenguistas vieram em seguida. Como o Coelho foi goleiro nas antigas (tentou ser no Mensaleiros, mas depois de tomar quatro gols do Marcelão foi “aconselhado” a desistir, hoje é o artilheiro do time) e também é torcedor do Vasco, lógico que foi uma zoação dele. Pelo menos eu pensei isso na hora. O Coelho usou uma expressão antiga, do tempo em que os árbitros das peladas eram “caseiros”, e para justificar a anulação de gol do adversário, usava esta regra, que não existe na lei. Nunca existiu.

Mensaleiros

Falando em Mensaleiros, este mês está sendo agitado. No domingo, dia 17, foi realizada a 3ª Feijoada Beneficente, que arrecadou uma caçamba de camionete cheia de produtos de limpeza, doados à Apae de Braço do Norte. O grupo agradece ao Juquinha, “motorista” da feijoada, ao Calinho “Maionese”, que doou os ingredientes, e ao casal Genésio e Leonice (GL Esportes), por ter cedido o local para o evento. E no próximo sábado o time entra em campo para o jogo amistoso contra o Águia, de Florianópolis, confronto que vai acontecer no campo do Florestal, em Rio Fortuna, às 10h da manhã.

“No Fear”

Falta uma semana para a bola rolar para mais uma edição da Taça Cegero de Futsal. Sete times vão participar, e hoje fecho as informações sobre eles com o novato time do No Fear/Star Proteção Veicular. Os goleiros serão o Pedro (Armazém) e o Mickael Oliveira; na linha, como atletas da casa, o Lucas Tomaz, Kauan Prá, Felipe Tomaz, Vinicius Tomaz, João Lucas Menegasso, Anselmo, Weydervan (Pará) e Ismael Locks. Os estrangeiros serão Adavilson e Lucas Silva (Lukinha). Para dirigir o time, Bruno Niero e Edson Cittadin. O presidente do time é o Luiz Martins Tomaz, vice o Vado. Ainda fazem parte da diretoria o Andrei, Joelson e Capi. “O elenco foi montado para dar oportunidade aos jovens talentos da casa e estamos confiantes, pois acreditamos neles”, declara o técnico Bruno.

Pode parar!

O jogo entre Madureira e União, realizado no último domingo, 24, corria solto e, de repente, aparece a polícia, que chama o árbitro e manda encerrar o jogo. O ato pegou a organização de surpresa e só depois de muita conversa o jogo continuou. Segundo o Pedro, diretor de Esportes, a CME havia, como sempre faz, mandado ofício, mas a PM, por ter outros afazeres na cidade, não estava no Estádio Lauro Koch. Como um vereador, presente nas arquibancadas, fez várias ligações, eles vieram ao local com o objetivo de encerrar a partida. A atitude do vereador deve ter sido motivada pelo tumultuo acontecido nos aspirantes, que começou dentro de campo e se estendeu aos torcedores.

BN na Olesc

O Atletismo e o Karatê de Braço do Norte brilharam na disputa da Fase Estadual das Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc), competição organizada pela Fesporte e realizada em Curitibanos, de 21 a 24 de julho. Foram oito medalhas conquistadas. No Karatê, com o atleta Gabriel, medalha de bronze na modalidade Kumite (combate). E no Atletismo foram mais sete medalhas: três de bronze, com os atletas Jhulya Rocha, Salto em Altura, no Salto em Distância, com Kauan da Silva Vicente e a atleta Thaeny, no Salto com Vara, mais duas de prata, com Yasmin Eckhardt no Arremesso do Peso, e na prova do Heptatlo com a atleta Thayssa. O brilho do ouro veio com Luan Braz (foto), no Lançamento do Disco e no Arremesso do Peso. A Olesc segue neste fim de semana com a disputa das modalidades coletivas e Braço do Norte marca presença no Voleibol Masculino. Parabéns aos professores, atletas e CME.

Amistoso do 7

Na última quarta-feira, saí de casa com o objetivo de acompanhar o jogo amistoso do 7 de Setembro, preparativo para disputa do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, que começa no próximo dia 13 de agosto no Aiurê, Grão-Pará. Mas antes, tive o compromisso com julgamentos da Junta Disciplinar, e acabou que a sessão foi demorada, pois foi limpa a pauta do Municipal de São Ludgero e não deu para marcar presença no amistoso. Então, conversei com o técnico Zezé. “Fizemos um bom primeiro tempo. No meu modo de ver, fomos melhor que eles. Tivemos umas três chances de gols e eles acabaram fazendo o gol no contra-ataque. No segundo tempo, fizemos muitas substituições e eles (Içara) acabaram fazendo 0 a 2. Fizemos uns cincos testes com novos contratados, teve também jogadores que não vieram, casos do Gui e Rosales, e, com isso, tivemos que mudar um pouco a forma de como vínhamos atuando. Mas foi um jogo legal, o times deles é bem forte. Acredito que estamos no caminho certo e vamos brigar pelo título do Regional da Verde Vale”, declara o confiante treinador.

Municipal de BN

Vencidas as batalhas das semifinais, chegou a hora de botar a mão na taça. Nos próximos dois sábados vamos conhecer os campeões das categorias aspirantes e titulares do Municipal de Futebol de Braço do Norte. Em disputa está a Taça Joílson Jerônimo, o “Tite”. Nos Aspirantes, São José e União se enfrentam neste sábado, 6, a partir das 14h, e na sequência, nos Titulares, tem Madureira e São José.

Última rodada

O Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Fortuna tem definido os classificados da chave A, que são, pela ordem, SP Pescados/Concretos Willemann, Serra Geral Internet e Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos. Na chave B, dois jogos aconteceram na última sexta-feira, com vitórias do Lacticínios Becker por 5 a 3 sobre o Wagner Material para Construção/Lacticínios Bloemer e do Carvão Boeing por 6 a 4 sobre o Agro Rural/Proinfo. Faltando a última rodada, que acontece nesta sexta-feira, a liderança, com 10 pontos, é do Carvão Boeing, mas pode ser ultrapassado pelo Lacticínios Bloemer, que tem 7 e entra em quadra às 19h45min, para enfrentar o eliminado Agro Rural/Proinfo. E brigando pela terceira vaga estão Wagner Lacticínios X Wagner Construção, ambos com 3 pontos e fazem um confronto mata-mata no Ginásio Aloísio Willemann, a partir das 20h45min.

No que virou

A Administração de Grão-Pará organizou uma exposição que retrata a história do município em fotos. Ótima ideia. Estive dando uma olhada e uma delas me chamou atenção. Nela, o registro da chegada do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) carregado pelos atletas do EC Brasil. Fiquei pensando no que se tornou o JASC, a competição mãe de todas as que são organizadas pela Fesporte atualmente. Virou em nada. No meu entender, por orgulho dos dirigentes, que permitiram a profissionalização de algumas modalidades para atrair a grande imprensa. A atitude não teve repercussão na população dos grandes municípios e afastou os pequenos por não ter como competir.

Música e futebol

O local do encontro foi a Arena R23, em Gravatal. Lá se pratica esporte. Dos participantes, alguns já foram destaques no futebol regional e profissional, casos do Terrinha e Heron, outros bons nas “peladas”. Enfim, a conversa girou em torno do futebol. Mas o encontro, realizado na última segunda-feira à noite, foi de música e os caras mostraram que são craques no assunto, garanto a vocês. Obrigado pelo convite!

Caiu o Invicto

O Aliadas Futsal venceu o Barrinha por 2 a 1 e, assim, o Municipal de Futebol Feminino de Rio Fortuna não tem mais equipe invicta. O jogo aconteceu no último domingo, e a rodada teve ainda a vitória do Rio dos Bugres sobre o Santa Rosa por 3 a 0. A classificação mostra Aliadas Futsal e Barrinha com 9 pontos, Locritur 5, e, fechando a zona de classificação, o Rio dos Bugres com 3 pontos. Ainda sonhando com uma das vagas, Santa Rosa e Futebol da terça com 1 ponto cada. Neste domingo, 31, jogam no Ginásio Aloísio Willemann, a partir das 19h, Locritur e Rio dos Bugres e, Às 20h, Futebol de Terça e Santa Rosa.

Morro do Boi

Fechando a apresentação dos times que vão disputar o Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, hoje destaco o Morro do Boi, representando Armazém e fazendo sua estreia na competição no próximo dia 13, quando vai até o Aiurê, Grão-Pará, para enfrentar o Aiurê FC. O presidente Valdinei Silvano passou a relação de atletas, que serão comandados pelo técnico Cesar Wensing. Os goleiros serão Ricardo (SL) e Daniel; na lateral direita o Mael, Amandio na esquerda; na zaga Biguá, Tiago Wensing e Tiano (GRA); no meio a experiência de Helton Serrano, Luiz “Chuck” Felipe, Leandrinho, Max, Kaike, o camisa 10 Dudu (Içara), Joujou e Dudu, ambos de Urubicí; e atacantes o goleador Fio, Igor, Eduardo e Vaguinho. Valdinei se mostra confiança no potencial do seu time: “Vamos fazer um bom campeonato e brigar pelo título nesta nossa primeira participação na competição”.

São José

A expectativa de dirigentes e torcedores do São José FC foi confirmada em campo. Após perder na estreia, a equipe comandada por Afonso Boeing foi colecionando vitórias na fase de classificação do Municipal de Futebol de Braço do Norte, e nas semifinais, teve dificuldades, mas acabou eliminando o Floresta com duas vitórias: 1 a 0 no primeiro jogo e 3 a 1 no segundo. Na vitória do último sábado, no Estádio Lauro Koch, destaque para o camisa 10 Andrei, autor de dois gols e Gabriel Fraga fez o terceiro do São José, com Raul fazendo o gol da despida do Floresta.

Pura emoção

O Madureira venceu o União por 4 a 3 e vai decidir o Municipal de Futebol de Braço do Norte com o São José FC. O jogo realizado na tarde do último domingo foi pura emoção, do começo ao fim. Melhor no início. Pressionando a saída de bola do adversário, o União abriu a contagem após o árbitro marcar uma penalidade de Perereca em cima do Leozinho, convertida por Marcinho. Eram decorridos 11min. Já aos 20min, Douglinhas lançou na área, o zagueiro Baiano cabeceou para trás e acabou encobrindo o goleiro Passarela, gol contra, no empate do Madureira.

Apagão

Após o gol, um apagão no time do União e o Madureira se aproveitou. Cobrando pênalti, Macau fez 2 a 1; após lançamento de Rosales, Lukinha fez o terceiro; e mesmo perdendo um dos articuladores da meia cancha, Matheuzinho, no seu lugar entrou o Dimas, o time comandado por Leandro Gomes ampliou para 4 a 1, após passe de Lukinha e complemento de Rosales. Leozinho era o mais “pilhado” do time, o auxiliar Índio foi expulso por reclamação e o técnico Delega mandou o banco do União para o aquecimento, mostrando que faria alterações para a etapa final. O juiz deu 10min de acréscimos e, neste tempo, em nova penalidade, Marcinho diminuiu para 4 a 2 e trouxe novo ânimo para a equipe do Lado da União. Achei os três pênaltis exagero da arbitragem, mas pelo menos teve critério.

Ressurgiu

O União voltou com Dito no lugar de Lessinha e Renato no lugar de Baiano. Leozinho veio para o lado direito do ataque e Matheus Laguna foi para a esquerda. Num chute de longe de Papagaio, a bola ia fora, mas Daian espalmou nos pés de Leozinho para fazer 4 a 3 e pôr fogo no jogo. Daí para frente, Delega foi empilhando o time de atacantes em busca, pelo menos, do empate. Entraram Caco e Lucas. Mas mesmo assim, as melhores chances de gols foram do Madureira. Rosales e Lukinha, mostraram personalidade, pediram a bola, driblando e tabelando. Pelo menos em três oportunidades poderiam ter aumentado o placar e ter trazido sossego à torcida do Madureira, que assim teve que sofrer até o apito final do árbitro, aos 54min.

Faltou o matador

Da atuação do Madureira, só posso bater palmas. A equipe foi organizada do goleiro aos atacantes. Quando precisou, soube sofrer. E o que jogou o Rosales foi algo incrível. Disparado o melhor em campo. Na equipe do União, a falta do “matador”, do homem de área, foi notada claramente. O Delega passou os últimos 30min do jogo pedindo para o Laguna se meter entre os zagueiros, colocou o Caco para fazer a mesma função, mas não são jogadores com esta característica. Com Laguna e Marcinho em campo, o União jogava com um a menos. Lição: vida que segue!

Suíço de GP

Mais cinco jogos movimentaram o Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará no último fim de semana. Alguns resultados interessantes. Por exemplo, a quebra da invencibilidade do Santos GP/Deck 6, derrotado pelo Mercado Corvo Branco por 1 a 2; mais uma vitória do Dedi´s/Di João, e a vítima da vez foi o City GP ,por 3 a 1; a primeira vitória do Íbis (olha o Íbis ai gente!) no campeonato, sobre o GP Nova Vila, por 5 a 3; a boa vitória do São João/RCA Lavação sobre o ANP Móveis Planejados por 6 a 1; e a derrota do AC Lavação/Design de Unhas Paula Klipper por 0 a 4 para o Barcelinhas/Pesque e Pague Rohling. Mais quatro jogos neste fim de semana: dois no sábado, 30, no campo do Cleber, ANP Móveis Planejados e GP Nova Vila, e Santos GP/Deck 6 e Íbis FC, e no domingo, 31, no Clube dos 20, City GP e Bar do Pitita, e o outro jogo São João/RCA Lavação e Mercado Corvo Branco.

Interfamílias GP

O Interfamílias de Futsal de Grão-Pará prosseguiu na última sexta-feira com três jogos: Marques 3 a 2 Pereira, Engels 1 a 7 Silva (foto) e Amador 3 a 3 Gonçalves. Na terça era para ter mais três jogos, mas houve um WO a favor da Família Michels e contra o Dacoreggio. Nos outros dois jogos, Família Pickler 2 a 9 Della Giustina e Koch 3 a 4 Meurer. Nesta sexta vão jogar, a partir das 19h45min, Perin e Ascari, depois jogam Amador e Oenning, e, por último, Della Giustina e Gonçalves. Na terça, a partir das 19h45min, se enfrentam Silva e Pickler, Koch e Pereira e, fecham a rodada, Meurer e Michels. Todos os jogos no Ginásio Pedro Ivo.

Interfamílias de Gravatal

Seis famílias seguem invictas no Municipal de Futsal Interfamílias de Gravatal, todas com duas vitórias. São elas: Mendes, Rodrigues, Freitas, Fernandes, Silva e De Bona. O campeonato segue nesta sexta-feira, 29, a partir das 19h15min, com os confrontos entre Silva e De Bona, Longo e Santana, e, Américo e Vieira. Na terça-feira, 2 de agosto, mais três confrontos, também começando às 19h15min, entre Oliveira e Rodrigues, Fidelis e Aguiar, e, Freitas e Fernandes. Os seis jogos no Ginásio Valentim Kindermann.

É Campeã!

A equipe da CME de Braço do Norte, sob o comando de Charles Pinter, foi campeã do Campeonato Litorâneo de Voleibol Adulto Feminino, competição organizada pela Liga Voleibol de Santa Catarina. Após duas etapas classificatórias, a Etapa Final foi realizada em Braço do Norte, no Ginásio Atílio Guisi, no último fim de semana. A campanha foi espetacular, com oito vitórias em oito jogos. Na semifinal, as braçonortenses venceram Imbituba por 2 sets 0 e, na decisão, Morro da Fumaça por 2 sets 1, parciais de 25 a 7, 19 a 25 e, no Tie Break, 15 a 8.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!