Esporte com Kulinha
O Grêmio/Farmácia Nossa Senhora de Fátima mostrou força e vontade de levantar a taça de campeão do Interempresas de Futsal de Gravatal. Com gols de Everton, Lucas, Marcos, do experiente Heron (2), Murilo (2) e Vinicius (3), o Grêmio goleou o Amigos do Franciel por 10 a 2 na estreia das equipes na competição. A abertura foi na sexta-feira, dia 7, com mais dois jogos no Ginásio Valentim Kindermann. Notus Sports e Freitag/Biocontrol abriram a competição, que terminou com a vitória do Freitag por 3 a 2 e no outro jogo a fácil vitória do Fazendas/Visão Óptica (foto), de Douglinhas e Renato, por 5 a 1 sobre o Pneus Gravatal. Segundo o Mazinho, meu “espião” em Gravatal, foram jogos de bom nível técnico.
Devido a umidade na quadra do Ginásio Valentim Kindermann, a rodada que aconteceria na última terça-feira no Interempresas de Futsal de Gravatal foi adiada e segundo o Mateus, representante da CME de Gravatal, deverá ser remarcada para outra data, evitando mexer na tabela. Se assim for, nesta sexta-feira, já com a inclusão do naipe feminino, vamos ter, a partir das 19h15min, Sede do Restrito/Toque Mágico contra Via Atual, pelo feminino e na sequência dois jogos do masculino, entre Amigos do Franciel contra Perfsud, em seguida Frente e Verso/Vip Lar enfrenta Contabilidade Esmeraldino/Léo Lanches. Na próxima terça, 18, às 19h15min, teremos Biocontrol contra 100 Contrato/Clínica FS (masculino), depois Imobiliária do Vale/Galo Doido joga com Pitito´s Bar (feminino) e encerra com o duelo entre Welson Automóveis/Mecânica Evinho encara Pneus Gravatal (masculino).
Além de Braço do Norte, terceiro colocado, a bocha de São Ludgero também vai marcar presença na Fase Estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Os sãoludgerenses foram derrotados na decisão do regional pelos bochófilos de Criciúma, que ficaram com o primeiro lugar. A vaga dos braçonortenses (foto) veio na disputa de terceiro colocado contra Sombrio. As disputas aconteceram no período de 7 a 9 de outubro no Pavilhão Huberto Hobold, em São Ludgero.
A princípio, considerado favorito ao título, o Urnas GP vai precisar jogar muito mais e ter um pouco de sorte para continuar vivo no Campeonato Aberto de Futsal de Grão-Pará. Na última sexta-feira estrearam Rodrigo Menegaz e Pakito, mas o time não se encontrou em quadra e foi goleado pelo ANP Móveis/Geo Tur por 12 a 4. Ao contrário, o trio Lukinha, Luiz Fernando e Lucas voou em quadra. Sem o técnico Zezé, o Urnas PG tentou de tudo, voltou para o segundo tempo com goleiro linha, sem resultado, rodou seu plantel e nem a expulsão de Lukinha soube aproveitar. Falta um jogo para as duas equipes, para a ANP será tranquilo, pois já tem classificação assegurada, mas para o Urnas é garrar na bíblia e torcer para depender de si na busca pela vaga no mata-mata.
Num campeonato onde existe paridade de forças, claro que com algumas equipes diferenciadas, todo cuidado é pouco. No segundo jogo da última sexta-feira no Ginásio Pedro Ivo, o Stang/CTG Corvo Branco poderia ter jogado a vaga na próxima fase no lixo. Para completar o quinteto e poder começar o jogo, a equipe teve que improvisar um atleta que veio para o ginásio sem tênis. O jogo contra o MG Orleans, do técnico Ariel e que vinha de vitória, já estava correndo quando Matheuzinho e Lessinha chegaram no ginásio e foram vestir o uniforme para o jogo. Junto com Leandrinho deram conta do recado e venceram a partida por 5 a 4.
Devido ao feriado não houve jogo no Aberto de Futsal de Grão-Pará na última quarta-feira. A disputa pela Taça Farias Terraplanagem segue nesta sexta com mais dois jogos no Ginásio Pedro Ivo. A partir das 20h, em busca da primeira vitória, vão se enfrentar Atlético Grão-Pará e GP Nova Vila. Em seguida, o jogaço é entre RCA Lavação/Bar do Rafa, de Douglinhas e Geraldinho, duelando contra o Granjas DG/Agrifirm, com sua constelação (Saraiva, Gui Fonseca, Gava…) comandada pelo técnico Buda.
Braço do Norte marcará presença com duas modalidades nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que vão acontecer em Rio do Sul de 11 a 20 de novembro: no Voleibol Feminino e na Bocha Masculina. As vagas foram conquistadas na Etapa Regional realizada na cidade de Tubarão e São Ludgero no último fim de semana. Na fase de grupos o vôlei de Braço do Norte perdeu o primeiro jogo para Criciúma e venceu a equipe de Palhoça. Após classificar em segundo lugar na chave, Braço do Norte venceu a equipe de Armazém na fase eliminatória, perdeu para São José na semifinal e na disputa do 3º lugar venceu Florianópolis, ficando com a vaga para o Jasc.
Na noite desta sexta-feira, 14, vamos conhecer os finalistas da edição 2022 do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna. No primeiro jogo, com início às 19h30min, o Rio dos Bugres conta com seu artilheiro Diego, 8 gols até aqui, para encarar o forte Barrinha, que tem o Gustavo, artilheiro da competição, com 10 gols. No segundo jogo da noite no Ginásio Aloísio Willemann, a esperança de gols do Rio Bravo Baixo recai sobre Rodrigo para poder vencer o Rio Otília, de Clemente. Jogo único e quem vencer estará na decisão.
São 2.360 atletas, de 111 países, que confirmaram presença na 12ª edição do Mundial de Karatê Junior, que acontece de 26 a 30 de outubro em Konya, na Turquia. A região do Vale vai estar ligada na participação da braçonortense Letícia de Souza Cardoso, que faz parte da delegação brasileira, composta de 37 atletas. Eles embarcam no próximo dia 20 para a disputa. Letícia vai lutar na categoria Kata Junior, disputando medalhas com outros 45 caratecas de países diferentes.
Novidade na edição deste ano no Interbairros de Braço do Norte, a modalidade de Tênis de Mesa teve sua inscrição encerrada ontem, 13 de outubro. O início está marcado para este sábado, às 13h30min, no Centro Comunitário São Francisco. Na próxima edição informamos mais detalhes, já com resultados.
Três jogos fecharam na noite da última terça-feira a primeira fase do Campeonato de Futsal Veteranos de Rio Fortuna. Abrindo a rodada, vitória esperada do Rio dos Bugres (foto) sobre o Irmã Terezinha por 7 a 1; no confronto mais esperado, tivemos a vitória do Barrinha sobre o Segunda das 8 por 5 a 3; e no outro jogo, Os Peladeiros garantiram o primeiro lugar da fase vencendo o Rio Café por 7 a 2.
Com os resultados da última terça-feira três times terminaram a fase de classificação do Campeonato de Futsal Veteranos com a mesma pontuação, 12 pontos. Nos critérios técnicos Os Peladeiros ficaram com a primeira colocação, seguido de Barrinha e Rio dos Bugres, com o time do Segunda das 8 ficando com a quarta vaga, com 6 pontos. Assim, nas semifinais, marcadas para o dia 18, próxima terça-feira, 19h30min, no Ginásio Aloísio Willemann, teremos Os Peladeiros contra o Segunda das 8 e, em seguida, Barrinha enfrenta o Rio dos Bugres.
O Morro do Boi está a um empate da Taça Cidade de Braço do Norte. Após visitar o 7 de Setembro e vencer por 1 a 2, o representante de Armazém joga em casa no sábado, 15, e tem três possibilidades de se sagrar campeão do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF). O “Morrinho” fica com a taça se vencer novamente no tempo normal de jogo, empatando, ou em caso de derrota vencer nas penalidades. Para trazer a taça para Braço do Norte, o 7 de Setembro precisa vencer por qualquer placar e vencer novamente nas cobranças de penalidades. A partida acontece no Estádio Paulo Wensing, às 15h30min.
A vantagem conquistada pelo Morro do Boi é considerável, mas nunca definitiva. O jogo de ida realizado no último sábado no Estádio Lauro Koch mostrou isso. A equipe da casa não fez um bom primeiro tempo. Teve mais posse de bola, finalizou mais vezes, cinco no total, mas nenhuma que tenha levado perigo a meta defendida pelo goleiro Ricardo. Já o Morro do Boi foi cirúrgico e fez o que havia planejado no vestiário: aproveitar as chances que aparecessem. Chutou duas bolas à meta defendida pelo goleiro Douglas Mor e abriu a vantagem que lhe deu a vitória. Detalhes dos gols: foi o primeiro feito pelo meia Dudu no campeonato e a defesa do 7 não poderia ter tomado um gol de cabeça do baixinho Max.
O técnico Zezé não fez nenhuma mudança no time na volta para o segundo tempo, mas desde o início o time se mostrou diferente na atitude. Os volantes e os meias trocaram mais de posição, possibilitando que os laterais tivessem liberdade e com isso as chances de gol foram se acumulando. Ricardo já havia feito duas grandes defesas em finalizações de Ceará e Lukinha, quando aconteceu a penalidade convertida pelo Ganso. O 7 continuou pressionando, Vitinho entrou deu um gás a mais ao time, enfim, novas chances foram criadas, mas o dia era do Ricardo. Destaque também a dupla de zaga do Morro do Boi, Biguá e Índio, ao lateral Leandrinho e principalmente ao meia atacante Max, que terminou o jogo puxando contra-ataques.
Destaque positivo no primeiro jogo da decisão em Braço do Norte foi a presença do torcedor, que praticamente lotou as arquibancadas do Estádio Lauro Koch. E amanhã não pode ser diferente. O torcedor de Armazém, independentemente do time que torça, tem que comparecer e incentivar o time da casa, o Morro do Boi. Que seja uma grande festa do nosso futebol amador e que vença o melhor. A diretoria do 7 de Setembro vai disponibilizar um ônibus para sua torcida, mas certamente muitos outros irão com condução própria.
Para o volante Chuck, destaque da equipe do Morro do Boi, a pressão que o time sofreu no segundo tempo foi normal. “Como a gente estava com o resultado positivo era normal que viessem para cima. Foram para o tudo ao nada e suportamos a pressão. Agora, em casa, vamos fazer o jogo que a gente sempre faz: sem a bola vamos marcar e de posse dela precisaremos buscar a vitória, pois nada está decidido”, revela o volante. Quanto a chegar a decisão, para ele não foi surpresa. “Sabíamos que nosso elenco é forte, unido e que faríamos por merecer esta final. E fazer dupla com Helton Serrano facilita demais meu futebol. A experiência dele, junto com minha juventude, fez crescer meu futebol”, analisa Chuck, e faz um apelo ao torcedor da casa. “A expectativa é de casa cheia. A motivação e mobilização é grande, pois logo no nosso primeiro campeonato na Liga podemos ser campeões”, finaliza.
O volante Dito, que é natural de Armazém e hoje defende as cores do 7 de Setembro, comenta a derrota do último sábado. “Sabíamos que seria um jogo de xadrez e quem errasse menos sairia com a vitória. Tivemos 5 minutos de apagão e o adversário se aproveitou. No meu modo de ver, não jogamos mal. Produzimos para vencer o jogo, mas do outro lado existe um bom goleiro que impediu”. Sobre a sua atuação, Dito considerou normal. “Com os gols que tomamos, tivemos que mudar nossa estratégia. Tive que atuar mais enfiado entre os zagueiros, onde não é tanto a minha, mas estou no time para ajudar e fiz o que o Zezé me pediu, pois era o que o time estava precisando, já que não contávamos com o Gui”.
Dito fala como está sendo enfrentar um time da sua cidade na decisão. “Tenho vários amigos no time do Morrinho e fico feliz de ver eles na final, mas visto a camisa do 7, onde me identifiquei demais, pela acolhida, organização, pessoas do bem e uma diretoria fora de série. Vamos tentar fazer uma grande partida, levar a decisão para as penalidades e confio no nosso goleiro Douglas Mor para trazer o caneco para Braço do Norte. Não foi uma competição fácil para nós, muita gente já nos considerava fora da disputa, mas estamos na final por mérito nosso”, revela o atleta. Conhecedor do adversário, Dito prevê dificuldades, mas acredita no seu time. “Já joguei algumas partidas contra eles. É uma comunidade muito unida, estão organizados, apesar de ser uma equipe nova. Não foi uma partida fácil na primeira e sei que não vai ser na segunda, porém sabemos da nossa qualidade. Acredito que será um grande jogo e que vença o melhor”, finaliza Dito, que ainda este mês pode se transferir para jogar no Kuwait, junto com seus conterrâneos Cid, como atleta e Yago, como fisioterapeuta.
Nos últimos cinco jogos realizados pelo Interbairros de Futsal de Braço do Norte, edição 2022, uma goleada e nos outros muitos gols, mais resultados apertados. A goleada aconteceu na vitória do Bela Vista sobre o Travessão/Azeiteiro, 6 a 0; nos outros jogos, o bairro Nossa Senhora de Fátima perdeu para o Santa Augusta (foto), 2 a 4; o Centro/Coloninha foi derrotado pelo São Basílio, 5 a 6; o Pinheiral/Avistoso foi derrotado pelo Santa Augusta, 7 a 8; e o Sertão do Rio Bonito perdeu para o São Francisco de Assis por 2 a 3.
O Interbairros de Futsal de Braço do Norte terá prosseguimento nesta sexta e na próxima terça, com mais 4 jogos. No único jogo de hoje à noite no Ginásio Atílio Ghisi, o Travessão/Azeiteiro terá pela frente o União/Rio Cachorrinhos, partida que acontece às 19h15min; e na terça-feira, 18, a partir das 19h15min, teremos Rio Bonito X Nossa Senhora de Fátima/Uruguaia, depois Bela Vista X São Francisco de Assis/Santa Paulina e em seguida São Basílio X Floresta/Trevo.
Classificados fazem duelo que vale a liderança da primeira fase do Interempresas de Futsal do Pinheiral. Ainda invictos na competição, Frigorífico D´Perone e Roanna Alimentos pisam na quadra do Centro Comunitário São Francisco Xavier, na noite desta sexta-feira, lutando pela primeira colocação da fase. Com 12 pontos, o D´Perone joga pelo empate contra o Roanna, que tem 10 pontos. Em jogo também a artilharia, hoje em poder do Alan (Roanna) com 7 gols, seguido pelo Leandrinho (D´Perone) com 5 gols. No segundo jogo, classificado para as semifinais com 6 pontos, o Frigorífico Frigosil mede forças com o Frigorífico Braçonortense, 4 pontos, que precisa vencer para se garantir. E fechando a rodada, o Embutidos Stapazzoli, 2 pontos, após secar o Braçonortense, tem que vencer o eliminado Frigorífico Luchtemberg.
Dois jogos abriram a edição 2022 do Campeonato de Voleibol Misto, competição organizada pela CME de Rio Fortuna. No primeiro jogo, derrota do Aliados Voleibol Clube para o Proinfo Vôlei por 0 sets 3, parciais de 8 a 25, 17 a 25 e 7 a 25, e no outro jogo a vitória do La Cantina sobre o Cedup também por 3 sets 0, com parciais de 25 a 12, 25 a 10 e 25 a 13. Na próxima rodada, marcada para este domingo, 16, a partir das 18h, o Proinfo Vôlei enfrenta o Cedup e, em seguida, Aliados Voleibol Clube joga com La Cantina.