Esporte com Kulinha
Após uma semana sem competição, voltam nesta sexta-feira as emoções do Interempresas de Futsal de Grão-Pará. A última rodada da fase de classificação vai definir classificados e confrontos das semifinais. Falando em continuar na disputa, tranquilos só o Barbearia Edy20/São João FC, que tem 12 pontos, e o Mercado Corvo Branco, que tem 9; Transportes Blasius Bonetti/Ave Serra e Dedis/Di João, com 6 pontos, estão próximos da vaga, mas podem ser alcançados pela Marmoraria Cecilia, que tem 3 pontos. Eliminado só o AC Lavação, que ainda não pontuou. A rodada começa às 20h, com Barbearia Edy20 e Dedis/Di João. Em seguida tem AC Lavação/Casa Silva e Marmoraria Cecília, do goleador Geovane (foto), e a rodada fecha com Mercado Corvo Branco e Ave Serra.
A Junta Disciplinar da Liga Amadora Verde Vale de Futebol tem sessão marcada para a próxima quarta-feira, às 19h, na sede da entidade. Em pauta, denúncias que envolvem atletas da categoria aspirantes dos municipais de futebol de Armazém e de São Ludgero.
A área escolar da Fesporte comunicou que foram estabelecidos novos prazos finais para inscrição aos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos e 15 a 17. Na categoria 15 a 17, o prazo final agora é dia 24 de abril e não mais dia 8. Já na faixa etária 12 a 14 anos, o prazo final é 13 de maio, e não mais 30 de abril. Portanto, os municípios interessados nas competições terão que fazer suas fases municipais anteriores as datas estabelecidas. Na fase microrregional, a Fesporte disponibiliza alimentação e premiação.
Quem acompanha o futebol amador regional sabe o quanto é forte o clube Metropolitano, de Nova Veneza. Forte no financeiro, organização e tecnicamente, sempre foi destaque nos campeonatos da Liga Atlética da Região Mineira (LARM) e nas disputas da Copa Sul dos Campeões. Vencer o 7 de Setembro jogando em casa por 4 a 1 foi um resultado inesperado? Sim, foi. A proposta da equipe braçonortense era não errar na parte defensiva, e não foi o que se viu. Houve erros em três dos quatro gols. No todo da partida, a equipe da casa foi melhor, mas o lamento fica em cima dos gols tomados quando o 7 de Setembro estava melhor e havia empatado a partida. Está havendo muita cobrança para cima do zagueiro Luiz Miguel, mas só vi falha dele no terceiro gol. No segundo, é preciso dar méritos ao Andrei, autor da jogada que terminou no gol do Foguinho.
Os dias que antecedem o jogo decisivo de amanhã, para dirigentes e jogadores do 7 de Setembro, estão sendo para juntar os cacos, sacudir a poeira e dar a volta por cima. No WattsApp, troco bom dia com o presidente Misso Chagas e, na segunda, a mensagem foi de Fé! Na terça veio uma mensagem motivadora: #Eu acredito! E o torcedor braçonortense e da região que fez bonito acompanhando a equipe no jogo de ida em Nova Veneza, dividindo as arquibancadas com o torcedor da casa, não pode jogar a toalha na hora que o clube mais precisa dele. São três gols de diferença a favor de um time de muita qualidade. Mas, ninguém disse que seria fácil, e não podemos esquecer da velha máxima: no futebol, tudo é possível. Eu acredito!
Agora, uma partida separa o 7 de Setembro da fase final do Estadual de Amador. Uma batalha, a mais difícil até aqui. Neste sábado todos os caminhos levam ao Estádio Lauro Koch, a partir das 15h, para o jogo da volta contra o Metro. Duelo de alvirrubros. O técnico Zezé também acredita. “Sabemos do nosso compromisso e nos sentimos culpados por não termos correspondido o apoio que tivemos no jogo de ida. A conversa no vestiário pós jogo foi em cima disso. Quem errou na partida se desculpou. Entendemos que nossa atitude e postura tem que ser outra, precisamos jogar melhor. O time está unido, falando a mesma linguagem e seguimos confiantes. Sabemos que a vantagem deles é boa, mas não definitiva, e exemplos não faltam para provar isto. O torcedor pode ter certeza que vai ver um time aguerrido, competitivo e cada bola vai ser disputada como se fosse a última partida da vida. Isto é o mínimo que podemos fazer por quem vem nos apoiando até aqui”, finaliza o técnico.
O jogo de abertura do Municipal de Futebol de Gravatal aconteceu entre Ilhota e Seri, que fizeram um espetáculo equilibrado, agradando o bom público presente no Estádio Silvio Zapelini. O Ilhota (foto) venceu por 1 a 0, com gol de Israel Fidelis, graças às grandes defesas de seu goleiro Rafael. Na parte disciplinar, foram distribuídos oito cartões amarelos (quatro para cada time) e nenhum vermelho. Mais dois jogos serão realizados no próximo domingo, 24 de abril; às 10h jogam Riacho EC/União Caeté FC X Indaial FC e às 15h15 jogam Grêmio Gravatalense X Bela Vista Futebol Clube, ambos os jogos no Estádio Sílvio Zapelini, completando a primeira rodada do campeonato.
A edição 2022 do Municipal de Futebol de Gravatal é tiro curto. Bem tiro curto! Campeão e vice vão jogar cinco partidas, três pela fase de classificação, uma na semifinal e a partida final. As seis equipes estão divididas em duas chaves. Na Chave A estão Seri, Bela Vista e Riacho/União FC e na Chave B estão Ilhota, Indaial e Grêmio Gravatalense. Na primeira fase jogam Chave X Chave, classificando as duas primeiras para as semifinais, em jogo único, e as vencedoras fazem a final, também em jogo único.
Letícia “San” Cardoso sagrou-se, na última quarta-feira, campeã Sul-americana de Karatê na categoria Júnior. Atletas de 14 estados brasileiros estão em Guayaquil, Equador, para representar o País no Sul-Americano. No total, a delegação conta com 120 atletas que competirão em diversas categorias e buscam o bicampeonato para o Brasil. Para orgulho aqui do Vale, a braçonortense Letícia San, que viajou no dia 16 de abril acompanhada de seu treinador, seu pai, Carlos Augusto Cardoso, o “Kall”, e integra a delegação, já subiu no lugar mais alto do pódio. A competição termina no domingo, 24 de abril. Leticia é atleta da Academia Multiação e viajou ao Equador graças à colaboração da CME e Prefeitura de Braço do Norte, Lages Stang e Cerbranorte.
Dois importantes jogos, realizados na última segunda-feira, definiram os classificados da chave B do Regional de Futsal Adulto do Instituto Adesc. Em São Ludgero, na briga direta pela última vaga, a CME de São Ludgero, com gols de Murilo (2), Papagaio e Anderson, venceu a CME de Santa Rosa de Lima por 4 a 2, com Amadeu e Geovane descontando. Com a vitória, a CME de São Ludgero ficou em terceiro lugar na chave. No jogo que valia a liderança, e a consequente classificação para a semifinal, sem precisar jogar o mata-mata, a CME de Braço do Norte, sob o comando de Rafael Borgert, segue firme em busca do bicampeonato. Jogando no Ginásio Atílio Guisi, os braçonortenses balançaram as redes com gols de Matheus, Jefinho (3), Geraldinho e Alan e venceram a CME de Lauro Muller por 6 a 5. Nesta chave, estão classificados Braço do Norte, Lauro Müller e São Ludgero. Na outra chave, estão classificados CME de Armazém, Boccone/CME de Gravatal e CME de São Martinho.
Os resultados da noite da última segunda-feira foram perfeitos para a CME de Braço do Norte, que além de vencer na categoria Adulto, também venceu e se classificou na categoria Veteranos do Regional de Futsal do Instituto Adesc. Comandada pelo técnico Vaninho, os braçonortenses garantiram o segundo lugar da chave B goleando o Termas por 5 a 1, gols de Anderson (3), Edson e Marcello. No outro resultado, em São Ludgero, a CME local empatou com a CME de Santa Rosa de Lima em 0 a 0, resultado que foi bom para os dois. Para a CME de São Ludgero, que garantiu o primeiro ligar e vaga nas semifinais, e para Santa Rosa de Lima, que ficou com a terceira posição e com vaga no mata-mata. Na outra chave os classificados foram definidos na noite de ontem, quinta-feira.
O gol do fixo Renato foi fundamental na vitória de 1 a 0 do RBN/L10 sobre o Vila Antenas/EF Química no jogo de ida das semifinais do Interempresas de Futsal de Braço do Norte. Mas quem foi espetacular na partida foi o goleiro Dener. Garantiu a vitória, e tendo sua atuação reconhecida até pelos adversários. A partida aconteceu na última terça-feira e agora o RBN/L10 joga pelo empate o jogo da volta na próxima terça-feira, 26 de abril. A competição segue nesta sexta-feira, com os jogos da volta entre Beto Chapeação/Willemann Ferramentas e Lacticínios D´Nonna/Mad. Pinheiral, na disputa do Feminino, jogo começando as 19h45min e na sequência, pelo Masculino, vão jogar Willemann Ferramentas/Frigorifico Frigosil e Realiza Piscinas. Como venceu o primeiro jogo, o Lacticínios D´Nonna joga pelo empate no Feminino e no Masculino, como houve empate em 4 a 4, quem vencer fica com a vaga.
A AER Municipal se recuperou da derrota no jogo de estreia do Campeonato de Futebol de Rio Fortuna, promoção da CME local. No seu segundo jogo na competição, o primeiro fora de casa, o time do técnico Bila foi até a comunidade da Barra do Rio Chapéu e venceu a Associação Barrinha por 1 a 0, gol do centro avante Anselmo. Um jogo tranquilo para o árbitro Silmar Isaac, que distribuiu apenas um cartão amarelo. No geral, o domínio da partida foi do Barrinha, mas o Municipal foi efetivo e poderia ter feito o segundo gol numa penalidade perdida pelo zagueiro Minhoca. O Municipal de Futebol de Rio Fortuna para no próximo domingo, devido à Festa de São Marcos.
O Rancho do Negão foi palco da segunda etapa do 2º Torneio de Laço Entre Piquetes de Grão-Pará. Em torno de 80 laçadores estiveram na comunidade da Ilha Grande no último domingo e, durante todo o dia, buscaram os melhores resultados individualmente e por consequência colaborando no resultado coletivo. A competição tem a colaboração da Prefeitura de Grão-Pará, custeando despesas e troféus.
Na principal disputa, Seleção, que vale o título coletivo, após duas rodadas, na liderança está o Piquete Fronteira do Corvo Branco com, 87 laçadas, em segundo o CT do Negão, com 86. Em terceiro, Piquete Pé da Serra com 85, seguidos de Rancho Amigos da Tradição e Rancho do Tomate com 78, Piquete São Sebastião com 66, Galera do Pó com 65 e fechando a classificação o Unidos pela Tradição com 31 laçadas. As outras modalidades em disputas são: Individual, Pai e Filho, Duplas Sorteadas, Duplas por Equipe, Armada 8 metros e Patrão Piquete. Como são muitos brigando pelo título, divulgo os melhores nas próximas disputas.
O Prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, assinou dois termos de colaboração que garantem a continuidade das aulas de três projetos de artes marciais no município. Um no valor de R$ 23 mil, com a Associação Cultural de Artes Marciais Team Blasius, comandada por Claudionir Blasius, que fornece aulas de Muay Thay e Jiu Jitsu e o outro no valor de R$ 14,5 mil com a Associação São Ludgero de Karatê, comandada por Júlio Cesar de Jesus. A continuidade dos treinamentos beneficia crianças e adolescentes com aulas gratuitas em 2022.
Mário Henrique, professor responsável pelo voleibol masculino da CME de Braço do Norte, está animado para encarar os desafios do ano. Sua equipe Sub-17 (foto) iniciou vencendo a primeira etapa da Liga Voleibol de Santa Catarina, competição realizada no dia 9 de abril, oportunidade que os atletas voltaram a conviver com a presença do público. “O ano está só começando e promete. A ideia é participarmos das principais competições da Fesporte, da Federação e da Liga. Também estaremos presente na Taça Paraná, em Curitiba, principal competição de clubes do Brasil”, garante Mário.
A Federação Catarinense de Bocha e Bolão, que tem na organização de competições Rafael Vanz Borges, realiza, no período de 21 a 24 de abril, duas etapas classificatórias do Campeonato Catarinense de Individual Masculino e Feminino. A etapa Macrorregião Serrana será realizada em Catanduva e a Macrorregião Litorânea em São Ludgero. Cada clube de bocha pôde inscrever até cinco atletas por naipe, e cinco também é o número de bochófilos que conquistarão vagas a Fase Estadual.