Solenidade foi realizada no último domingo em Gravatal, lembrando os 20 anos de histórias da entidade
A direção do Instituto Adesc reuniu no último domingo, 2, na sede do Veteranos Unidos do Gravatal – Vugra, autoridades municipais, ex-presidentes, árbitros, dirigentes, técnicos, atletas e colaboradores para festejar a passagem de 20 anos da entidade criada no dia 9 de junho de 2004, quando desportistas das regiões do Vale do Braço do Norte e das Colinas se reuniram para sua fundação, com o objetivo de fomentar o esporte de base e adulto. Inicialmente a entidade atendia pelo nome de Liga Desportiva Adesc.
Comandaram a solenidade o atual Presidente Rafael Vieira, o Zezé”, o Presidente Fundador e atual Diretor de Competições Rafael Vanz Borges e o responsável pela escala de árbitros, Claudionor de Freitas, o “Cal”.
Como ato inicial, Vanz Borges fez um relato do motivo da criação da entidade e os feitos já realizados. Com destaque para as modalidades onde já foram feitas competições – Bocha, Futsal, Fut-7, Handebol e Voleibol – frisando que o carro chefe sempre foi o Futsal, tanto que o Instituto Adesc é filiado à Federação Catarinense de Futebol de Salão desde 2009, portanto a 15 anos.
Em seu pronunciamento o Presidente Zezé agradeceu a todos os municípios pela confiança, frisou que o objetivo é continuar com os nove municípios que atualmente participam da competição e sobre as competições, destacou as categorias de base como o foco principal da entidade.
Segundo cálculo, mais de 20 mil atletas, desde as categorias de base até o 40tão, já participaram das competições promovidas pela Adesc nos 20 anos de história.
Presentes os Prefeitos dos municípios de São Martinho, Armazém e Gravatal, os demais mandaram representantes. Prefeito anfitrião, coube a Clei Rodrigues saudar os visitantes.
Em seguida foram feitas as premiações individuais. Dos municípios foram lembrados os Diretores de Esportes e os Atletas Destaques em três categorias, ouro, prata e bronze; foram chamados árbitros do passado, atuais, delegados dos jogos e ex-Presidentes. As presenças de Valdomiro da Cruz, o “Boca” e José Amilton Pereira, o Pereirão, dois ex-árbitros que no momento enfrentam problemas de saúde, emocionou a todos.
Vanz Borges, feliz com a realização e participação, disse que as homenagens não vão parar por aí. “Sabemos que a lista de agradecimentos é extensa e não cabeia neste local, por isso tivemos que restringir a participação, mas em outros eventos todos serão lembrados”, relata Rafael.
Feitas as homenagens, foi servido um almoço de confraternização a todos os presentes.