Esporte com Kulinha
Como houve troca no comando do Executivo Estadual, certamente também haverá troca no comando da Fesporte. Pesquisei na internet, mas não vi nada publicado sobre este assunto. Normal, o esporte pode esperar. O que achei foi o calendário para 2023 e, nos três primeiros meses, o que está programado são os Jogos de Verão. Sobre as competições normais, as que interessam aos municípios, os trabalhos iniciam em março. Resta saber se o novo comando da Fesporte vai respeitar o calendário, o que é provável, já que foi homologado pelo Conselho Estadual de Desporto – CED.
Espero que os novos comandantes da Fesporte foquem seus objetivos no esporte amador. Que o rico dinheiro do contribuinte volte em forma de benefícios aos Municípios e, consequentemente, aos desportistas, que dão valor às competições amadoras, casos do Jesc, Olesc, Moleque Bom de Bola, Joguinhos, Parajasc, Jasti, Jogos Abertos, enfim… O que estamos vendo ultimamente são dirigentes preocupados em aparecer na grande mídia, onde certamente muitos recursos são gastos, recursos esses que eram para ser investidos nas competições. Eles aparecem e o interesse pelas competições da entidade desaparecem.
Ana Mozer, de Blumenau, ex-jogadora de vôlei, assumiu oficialmente o comando do Ministério dos Esportes na manhã de quarta-feira, 4, em Brasília, na sede do ministério. Uma catarinense no comando nacional e existe a possibilidade de um gaúcho no comando estadual, já que o nome mais forte para assumir a Fesporte é do Paulão (foto), ex-jogador de vôlei, nascido em Porto Alegre, campeão olímpico em Barcelona, em 1992.
Aquela reunião que havia anunciado que aconteceria no dia 5 de janeiro para tratar da Copa Sul dos Campeões 2023 foi antecipada para o dia 2, segunda-feira. Além de outros debates, o assunto principal girou em torno do número de equipes por Liga. Nos últimos anos, a cláusula que determinava dois clubes acabou não sendo respeitada, então foi definido que, na edição de 2023, as entidades vão poder indicar quantos times quiserem e, a partir do ano que vem, volta a valer a regra de dois clubes.
Definido que as Ligas vão poder indicar seus times, ficou marcado para a próxima terça-feira, 10, o Congresso Técnico, mas o prazo para definição das equipes será na segunda, 9. Como entidade organizadora, a Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – vai sediar o congresso e seu presidente, Anoir Boeger, definiu que será na Arena L10, em Braço do Norte, às 19h30min. Neste encontro, vão estar os presidentes de Ligas e representantes da Federação Catarinense de Futebol – FCF.
Como organizadora da Copa Sul dos Campeões, o comando da competição será Liga Verde Vale e caberá a ela fiscalizar o cumprimento do regulamento conforme definido no Congresso Técnico, junto com o diretor de arbitragem, fazer as escalas, assim como toda a divulgação no site da entidade. Ficamos na torcida que tudo corra da melhor forma possível, confiando na competência do presidente Anoir.
Com a permissão do aumento de clubes para disputa da Copa Sul dos Campeões 2023, a Liga já definiu a participação do Aiurê/União, que se junta ao 7 de Setembro e Morro do Boi como nossos representantes. Na parceria, o Aiurê sede o nome, como clube filiado à Liga Verde Vale, e o União vai montar o plantel e sediar os jogos no Estádio Pedro Dutra. Sobre o plantel, está pronto.
Recebi do Nisso todo o elenco que vai defender o Aiurê/União na Copa Sul dos Campeões 2023. Goleiros: Gui e Ruani; zagueiros: Davi, Renato, Cleverson, Rafa Berto e André; laterais: Ganso, Borgert, Geraldo, Douglinhas (foto) e Vambaster; volantes: Du, Escovinha, Leandrinho, Lessinha, Boninho e Murilo; meias: Matheus Padaria e Thiago Paranaguá; atacantes: Léo Pra, Marcelinho, Cabrita, Alex e Dentinho. Feras que serão comandados por Anderson Merencio, o Índio.
O técnico Índio terá uma vantagem sobre a concorrência na disputa pelo título da Copa Sul dos Campeões: o entrosamento. Todos os jogadores da lista se conhecem, sabem suas virtudes e defeitos. Pelo menos esta é a expectativa. Como serão dois times da mesma cidade, 7 de Setembro e Aiurê/União, sem querer polemizar, seria interessante e mobilizaria os torcedores um confronto entre eles.
O assunto dos últimos dias na grande mídia esportiva foi o falecimento de Edson Arantes de Nascimento. Descanse em paz, meu Rei! Maior artilheira da equipe feminina do Santos FC, com mais de 170 gols anotados, a riofortunense Ketlen não pode comparecer ao velório do Pelé, pois havia embarcado para um período de férias nos Estados Unidos, voltando ao Brasil somente no dia 14 de janeiro. Assim que chegar, vem visitar sua terra natal e seus pais, os amigos Traíra e Preta.
A bandeira de Braço do Norte cruzou a linha de chegada da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, tradicional competição do fim de ano na Capital Paulista, nas mãos do corredor Laércio Gesser. Os 15 km do percurso foram completados em 2h03min e foi a nona participação dele na competição. “Estou feliz por ter mais uma vez completado a prova. Não foi meu melhor tempo, mas para mim o que importa é poder participar e representar Braço do Norte na maior confraternização de corredores de rua do mundo. O momento mais difícil foi quase no fim, quando tive que superar a Subida do Brigadeiro, mas venci o cansaço”, relata Laércio. O próximo desafio será a Night Run Costão do Santinho, dia 11 de fevereiro, em Florianópolis.
Os títulos conquistados pela carateca Letícia de Souza Cardoso puseram ela na liderança do ranking nacional, conforme publicação da Confederação Brasileira de Karatê – CBK. Entre todas as caratecas do Brasil, ela é a primeira na sua categoria, Kata 16 e 17 anos. Segundo a mesma publicação, a segunda colocada do Estado aparece na 11ª e a terceira na 16ª posição. Um prêmio mais que merecido, uma recompensa pela sua dedicação aos treinamentos e, podem ter certeza, 2023 não será diferente. Após alguns dias de descanso, em meados de dezembro, ela retornou aos treinamentos mirando o carregado calendário do ano.
Rafael Vanz Borges, coordenador de Competições do Instituto Adesc, junto com o presidente Zezé, trabalham na organização do 3º Torneio de Verão de Futsal. Além da distribuição de convites, tenta definir o local da disputa. Sucesso em 2022, onde muitas feras do futsal desfilaram no Ginásio Lino Philippi, em São Ludgero, a competição deve mudar de cidade este ano. A previsão é realizar o congresso técnico dia 24 de janeiro, com bola rolando a partir do dia 3 de fevereiro.