Esporte com Kulinha
A participação na Etapa Final do Campeonato Catarinense de Karatê Ranking A, promoção da Federação Catarinense de Karatê (FCK), realizada em Blumenau no último fim de semana, rendeu à equipe da CME de Braço do Norte/Lajes Stang/Academia Multiação quatro medalhas. Medalha de bronze para o atleta Gabriel Saiber, no kumite (luta), na categoria 76 kg; medalha de prata para o atleta Nicolas Blasius (foto), no kumite (luta), na categoria - 61 kg; e duas medalhas de ouro para a atleta Letícia Cardoso, no Kata, categoria Júnior e Kata, categoria Sênior. Com as duas medalhas conquistadas, Letícia é tetracampeã catarinense e, no dia 19 de agosto, a “menina prodígio” embarca com a delegação brasileira para disputa do Pan Americano de Karatê, no México.
Com seis times na luta pelo título mais importante do futebol de campo do Vale, começa neste fim de semana a 22ª edição do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF). Neste sábado, a bola rola no Estádio Lauro Koch, em Braço do Norte. Frente a frente estarão o favorito 7 de Setembro enfrentando o mais vezes campeão, a AER Municipal, de Rio Fortuna. A primeira rodada será completada no domingo com mais dois jogos; em Santa Rosa de Lima, no Estádio Flávio José Dutra, o Santa Rosa vai receber o atual vice-campeão, a SER São Ludgero.
A abertura oficial do Regional da Liga Verde Vale vai acontecer domingo, 14, no Distrito do Aiurê, Grão-Pará, onde o atual campeão, SER Aiurê FC, vai receber o Morro do Boi FC, representante de Armazém. A direção da Liga, que tem na presidência Anoir Boeger, preparou um cerimonial simples. As equipes do Aiurê e Morro do Boi entram em campo carregando o troféu giratório, que será confiado ao presidente para, no final do campeonato, ser entregue ao novo campeão. Todos os três jogos começam às 15h30min.
Preparem-se, vem aí o 1º Campeonato Municipal de Fut 7 de Braço do Norte. uma promoção do Centro Esportivo L10. Categoria adulto e só poderão jogar atletas que comprovadamente nasceram, residem ou trabalham no município. A premiação será muito boa, R$ 5 mil.
A CME de São Ludgero preparou um cerimonial digno para a grandeza da Taça Cegero de Futsal. Segundo o diretor de Esportes, Edmilson Mores, a ideia foi de resgatar um pouco do que se fazia antigamente nas competições da Fesporte. Desfile dos atletas, danças, juramento do atleta, pronunciamentos de autoridades locais, enfim, um belo espetáculo para o público que lotou o Ginásio Lino Philippi. Logo após as solenidades, bola rolando para Cuzidos e Apec.
O Cuzidos não jogou para construir o placar de 6 a 0, mas a Apec fez por merecer a goleada. Enquanto a equipe comandada pelo técnico Ganda foi fazendo o feijão com arroz, a Apec, sob o comando do Fracaro, não se encontrou em quadra. Rodízios errados, marcação frouxa e um pouco de azar contribuíram para o extenso placar. Os estrangeiros Bixinho e Ruan foram anulados e o Gabriel, que também poderia desequilibrar, não se entendeu com a dupla de estrangeiros.
Após abrir o placar no primeiro tempo, o Cuzidos (foto) foi construindo a goleada ao natural. Quando citei o azar, me referi aos três últimos gols do Cuzidos. No quarto, a bola pegou na barriga do Papagaio e foi parar na rede; no quinto, o mais bonito da partida, o Murilo, da sua quadra, encobriu o goleiro Dener; um golaço, mas acho que nesta vida o bom de bola Murilo não repete o lance; e no sexto, o Saraiva bateu direto uma falta que entrou no ângulo. O detalhe da partida foi a vaia da torcida do Cuzidos endereçada ao Dener toda vez que tocava na bola. Eles não perdoaram o goleiro por ter trocado de time.
A 17ª Taça Cegero de Futsal prosseguiu na terça-feira com quatro estreias. No primeiro jogo da noite, No Fear/Star Proteção Veicular e Bicão fizeram um confronto equilibrado, placar apertado, com vitória do Bicão por 4 a 3 e no jogo seguinte, com 4 gols de Dentinho, o CEC/1327, do técnico Ariel, goleou a jovem equipe do Fluxo FC por 5 a 0. Na noite desta sexta-feira, a partir das 20h, sem Adavilson, o No Fear/Star Proteção Veicular enfrenta o Fluxo FC e em seguida a estreia do Galo Doido e Bicão. Na próxima terça-feira, 16, às 20h, tem Apec e Fluxo FC e, na sequencia, Bicão e CEC/1327.
Não houve rodada do campeonato de futebol suíço no último final de semana. Os jogos entre GP Nova Vila x Mercado Corvo Branco e Santos GP/Deck 06 x São João FC/RCA Lavação foram adiados para este sábado, no campo do Cleber, com início às 15h. Cinco jogos movimentaram o Interfamílias de Futsal, com as redes balançando para valer: Ascari 2 a 6 Marques, Oenning 7 a 2 Engels e Pickler 6 a 5 Amador, Gonçalves 1 a 5 Oenning e com três gols de Valter, a família Perin venceu a Koch por 3 a 1. Nesta sexta, no Ginásio Pedro Ivo, a partir das 19h45min, jogam Michels x Perin, Pereira x Meurer e Della Giustina x Silva.
O Ginásio Atílio Guisi foi palco, no último sábado, da segunda etapa do Campeonato Estadual de Voleibol Masculino Sub-16. A garotada da casa, sob o comando do técnico Mário Henrique, ficou com a segunda colocação. Venceram Jaraguá do Sul por 3 sets a 0 e, num jogo emocionante, acabaram sendo derrotados por Blumenau por 2 sets a 3, parciais de 25 a 27, 25 a 17, 25 a 18, 11 a 25 e no tie-break 6 a 15. Agora a CME de Braço do Norte/Postos Leão volta à quadra no dia 10 de setembro, em Balneário Camboriú.
Estão definidos os semifinalistas do Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Fortuna. Nos jogos eliminatórios, realizados na última sexta-feira, emoção no primeiro jogo, empate em 2 a 2 no tempo normal entre Serra Geral Internet e Wagner materiais de construção/Lacticínios Bloemer e, nas penalidades, o Wagner venceu por 5 a 4. No outro jogo, goleada da Madeireira Ricken, 7 a 1, sobre o Carvão Boeing. Nesta sexta acontece a definição dos finalistas, com dois jogos no Ginásio Aloísio Willemann. Às 19h45min jogam Lacticínios Becker e Wagner Materiais de Construção/Lacticínios Bloemer e, às 20h45min, SP Pescados/Concretos Willemann e Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos.
Aliadas Futsal e Locritur vão fazer umas das semifinais do Campeonato de Futsal Feminino de Rio Fortuna. A outra será entre Barrinha e Rio dos Bugres. A definição ocorreu no último domingo e os resultados eliminaram Santa Rosa e Futebol de Terça. Aliadas Futsal 4 a 2 Santa Rosa, Rio dos Bugres 5 a 0 Futebol de Terça e Barrinha 2 a 2 Locritur. No próximo domingo, 14, conheceremos as equipes finalistas.
Elias Blasius Folquini é o 19º melhor enxadrista do Estado. Esta foi a colocação que o garoto grão-paraense conseguiu na edição 2022 dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de 12 a 14 anos, competição finalizada no último final de semana na cidade de Timbó. Elias representou a EEB Dr. Miguel de Patta, vencendo dois jogos, empatando dois e teve duas derrotas. Participaram da final do xadrez 32 competidores representando todas as regiões catarinenses.
Poderia ter sido com menos sofrimento, mas foi com emoção até o fim, no caso, na cobrança de penalidades. Como tinha vencido o primeiro jogo da decisão do Municipal de Futebol de Braço do Norte, a equipe Sub-21 da Associação Atlética União precisava no jogo da volta apenas do empate para levantar a Taça Joílson Jerônimo, o “Tite”. Fez um primeiro tempo melhor que o adversário, conseguiu abrir a contagem numa penalidade construída e sofrida por Marcelinho, convertida pelo Vitor, e tudo indicava que a fatura estava liquidada. Mas a garotada do São José, dona da melhor campanha, reagiu. O goleador Gabriel rompeu a zaga e empatou, depois o Caio virou e levou a decisão para as penalidades, quando brilhou a estrela do goleiro Mateus. Ele defendeu uma penalidade e teve sorte numa cobrança do São José que foi para fora. Assim, o União venceu por 4 a 3 e ficou com a taça. Parabéns à garotada do União, seu técnico Cristian Ceolin e toda a diretoria.
A CME de Braço do Norte, entidade responsável pela organização do Municipal de Futebol, elegeu os melhores do campeonato na categoria Sub-21. Para fazer a entrega estavam presentes os familiares do homenageado e autoridades municipais (foto). Leonardo, do São José, foi o melhor goleiro, o atleta revelação foi Allan Luciano, do União, o melhor técnico foi o Luiz Fernando, do L2T, Gabriel, do São José, foi o artilheiro e, com justiça, o Marcelinho foi eleito o craque do campeonato.
O São José FC é o novo campeão da categoria titular do Municipal de Futebol de Braço do Norte, enriquecendo a sua galeria de troféus com a Taça Joílson “Tite” Jerônimo. Com justiça, levando-se em conta que foi a melhor equipe nos números do campeonato. Quanto ao jogo decisivo, realizado no último domingo no Estádio Lauro Koch, depois de um primeiro tempo em que o Madureira foi um pouco melhor e abriu a contagem, o São José teve forças para reagir, buscou a virada e soltou o grito de campeão. Placar final: 3 a 1.
O Madureira teve uma postura em campo no primeiro tempo e outra completamente diferente no segundo. Anulando as principais peças do adversário, o Madureira finalizou seis vezes ao gol, duas delas defendidas pelo goleiro Coca, outra que passou com muito perigo chutada pelo Matheus e a que resultou no gol do Lukinha. Tudo caminhava bem. Voltou para o segundo tempo, seu meio campo desapareceu, principalmente após o gol de empate numa penalidade contestada. Dali para frente, foi “engolido” pelo adversário e fez um número excessivo de faltas. De longe, a pior apresentação do Macau. O Hegon, apesar de se esforçar, pouco pegou na bola, e se o meio campo não abastece, os alas só marcam e os atacantes somem. Rosales e Lukinha ficaram assistindo à partida na etapa final. O único ataque que merece destaque foi pela esquerda, quando houve nova reclamação de penalidade.
Sem poder contar com uma de suas armas, o atacante Foguinho, o técnico Afonso lançou Felipe no ataque junto com o Gui e armou seu meio campo com Escovinha, Renatinho, Gabriel Fraga (no lugar do Reco) e Andrei. Chegou a finalizar sete vezes na primeira etapa, mas nenhuma com defesa importante do goleiro Daian. Com justiça, foi para o vestiário atrás no marcador. Voltou para o segundo tempo, se aproximaram pela ala esquerda o Andrei, Gabriel, Gui e por ali foi construído o placar. Teve o gol de pênalti, um de cabeça do Borgert e, no terceiro, o mérito tem que ser dado ao volante Renatinho, que ganhou duas divididas no círculo central e começou o contra-ataque que resultou no gol contra, após cruzamento do Gui. Parabéns aos jogadores do São José, sua comissão técnica, diretoria e sua fanática torcida.
Na premiação dos melhores do campeonato na categoria titular, o prêmio de Melhor Técnico foi para Leandro Gomes, do Madureira; de Melhor Jogador para o Andrei, do São José. A Artilharia ficou dividida entre Andrei (São José) e Lukinha (Madureira), ambos com 7 gols. O de Melhor Goleiro foi para Gustavo (Floresta), e o Jogador Revelação foi outro Gustavo, o do São José.
As famílias Vieira e Rodrigues estão classificadas para a fase semifinal do Interfamílias de Gravatal. No mata-mata, a Vieira venceu a Mendes por 5 a 3 e a Rodrigues eliminou a Medeiros vencendo por 6 a 2. Os últimos semifinalistas vão sair dos confrontos desta sexta-feira, no Ginásio Valentim Kindermann. Às 19h30min jogam Freitas e De Bona e, Às 20h30min, Silva e Fernandes. As semifinais serão no dia 19 e a final no dia 26 de agosto.
Recebi o convite e fui ver um pouco da 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Karate Interestilos, realizada no último sábado, 6 de agosto, em Braço do Norte, evento organizado pelos integrantes do Dojo anfitrião, Dojo Saiken Figueredo de Karate Goju Ryu. O palco foi o ginásio da EEB Dom Joaquim. Presentes caratecas de Braço do Norte, Bombinhas, Lages, Treze Tílias e Piratuba, totalizando 135 competidores. No tempo em que estive no ginásio, o prefeito Beto ainda não havia chegado, mas esteve lá, assim como estiveram o Mayco, presidente da Cerbranorte, o diretor Tarcísio, vereador Jacinto Orben Perin e o presidente da Federação Interestilos Catarinense de Karatê (FICK), Sensei Murilo Figueredo.
Confesso que sai do ginásio da EEB Dom Joaquim emocionado. É muito legal ver crianças, jovens e adultos praticando esporte. Ao contrário do que muitos podem pensar, o karatê é um esporte para se fazer amizades, longe de ser violento. Fiz alguns registros fotográficos e enviei ao meu neto e gostaria de vê-lo praticando esta modalidade esportiva, junto com o futebol, que já o faz. Surpreendeu-me também ao ver que o presidente da FICK, Murilo Figueredo, é meu conterrâneo e, no seu discurso, provou que ama o que faz, pois não se conteve e foi às lágrimas. Parabéns aos organizadores, aos atletas, aos pais e apoiadores!
Os campeonatos de base do futsal do Instituto Adesc seguem conforme programação. No último sábado, 6 de agosto, aconteceu um jogo isolado pela categoria Sub-13, com vitória da CME de São Ludgero sobre Santa Rosa de Lima por 5 a 2. E neste sábado, 13, teremos jogos em todas as categorias. No Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, a bola rola no Ginásio Pedro Ivo, em Grão-Pará, a partir das 14h. Em Armazém, no Ginásio Nelson das Neves, 14h, vamos ter jogo na categoria Sub-9; e no Ginásio Atílio Guisi, em Braço do Norte, às 14h, entram em quadra a garotada do Sub-13.
A rede tem balançado para valer nas competições da Adesc e só não balançaram mais porque os goleiros estão trabalhando bem. No Sub-9, a artilharia é do menino Igor Leo, de Rio Fortuna, com 10 gols, e o goleiro menos vazado é do Tubarão Futsal, com apenas 2 gols tomados. No Sub-11, quem mais balançou as redes foi o menino Augusto Bagio, da DME de Orleans, com 9 gols e o goleiro também é do Tubarão Futsal, com 3 gols sofridos. No Sub-13, artilharia para João Henrique, da CME de Rio Fortuna, com 10 gols, e nesta categoria temos dois muralhas, da CME de Gravatal e do Tubarão Futsal, com 5 gols sofridos. E No Sub-15, artilharia para o garoto Igor Feldhaus, da CME de Rio Fortuna, com 8 gols, e o goleiro menos vazado é do Tubarão Futsal, que em três jogos ainda não sofreu gol.