Venha conferir a coluna do Kulinha dessa semana!
Num áudio emocionado, o técnico Vitinho exaltou a participação da equipe de Braço do Norte no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-14 e Sub-16, realizado no último fim de semana na cidade de Timbó. Participaram do evento 12 equipes do Estado. A delegação braçonortense contou com 30 atletas e trouxe várias medalhas, sendo oito de ouro, 15 de prata e sete de bronze. Destaque maior para a atleta Yasmin, no lugar mais alto do pódio com medalhas no arremesso de peso e lançamento de disco. Também brilharam, no feminino, em suas categorias, Quetelim, Isabely Eloisa, Ana Carolina, Djulia, Bárbara, Thaissa, Ana Júlia, Cristine e Eloíse. No masculino, medalhas para Ederson Demétrio, Davi, Carlos Ataíde, Kauan Vicente, Leonardo, Higor Vicente e Brayan. Este colunista parabeniza todos os atletas e comissão técnica pelo feito!
Com o primeiro jogo da semifinal sendo na segunda-feira (mas poderia ser na terça, na quarta, na sexta, menos na quinta), não poderia deixar de estar presente. Então, você chega no ginásio e vê de um lado da quadra, defendendo as cores da CME de Armazém, o goleiro Mala, com Nelsinho e Buss (entrou para defender uma penalidade) na reserva; do outro lado o goleiro Rafa Zabot, defendendo as cores da SER São Ludgero e sua expectativa já cresce, pois sabe que será um grande jogo. E foi!
O palco do jogo foi o belo ginásio da Afai. Jogando em casa, a SER São Ludgero fez um bom primeiro tempo. Ora marcando pressão, quando a saída de bola da CME de Armazém não estava organizada, ora esperando em sua quadra, marcando forte e contra-atacando com rapidez, com Binho e Ganso na armação e Papagaio usando os corredores para chegar à meta defendida pelo goleiro Mala. Conseguiu fazer 2 x 0 e, até que aconteceu uma confusão em quadra, faltando pouco mais de 8 minutos para término do primeiro tempo, fez um jogo perfeito. Pois, até ali, o goleiro Rafa Zabot foi um expectador do jogo. Foram expulsos Murilo, pela equipe da casa, e Mala, dos visitantes. Depois a partida mudou.
Vale destacar a bravura do time da SER São Ludgero. O garoto Ganso, Binho e Papagaio praticamente não saíram de quadra. O quarteto, basicamente, era formado no revezamento entre Anderson (no segundo tempo saiu com lesão), Murilo (foi expulso), Joelson e Cavalinho. Já o técnico Zequinha rodava constantemente o quarteto da CME de Armazém. Resumindo, se tivesse que ter um vencedor na partida, teria sido a SER São Ludgero, que quando vencia por 4 x 3, golaço de Ganso, teve uma penalidade a favor, que foi defendida pelo goleiro Buss. Sofreu o empate - outra jogadaça do Athiê – mas, nos 8 minutos finais, após apagão da iluminação, quem mais trabalhou para evitar a derrota de seu time foi o goleiro Nelsinho. O jogo da volta acontecerá em Armazém, na próxima segunda-feira, 27, as 20h30min.
O motivo principal da CME de Armazém ter equilibrado a partida após as expulsões foi a subida de produção do pivô Athiê. Junto com Kapa e Cidinho, mais o apoio do ala Dito (dos jovens, o que rendeu mais na partida), somado ao cansaço do time do técnico Delega, Athiê destruiu a marcação adversária. Muitas chances foram aparecendo e Rafa Zabot teve que trabalhar bastante no restante do primeiro tempo, que terminou empatado em 3 x 3.
De quando parei de fazer a Coluna na Folha, até a volta dias atrás, existe um vácuo de três para quatro anos. Neste tempo, muitos personagens que estavam no Ginásio da Afai na última segunda-feira deixaram de fazer parte do meu cotidiano. Alguns mudaram o visual, principalmente na questão cabelo e “abdômen”. Caso do Zé da Banca, com bem menos cabelo. O Nelsinho perdeu o cabelo, mas na forma física continua o mesmo. Já no Mala e no Anderson, os cabelos “caíram” para a barba e ainda abusaram da comida neste tempo de pandemia. Foi também a primeira vez que vi atuando o Ganso, tem futuro o garoto.
O Centro de Treinamento Paraolímpico de São Paulo recebeu, nos dias 17 e 18 de setembro, a edição 2021 da Paralimpíada Universitária, e a região esteve representada por três universidades, formando a equipe Asespp/CME de Braço do Norte. Aliel Sandrini representou a Faculdade Uniasselvi; Allan Jones representou a Faculdade Unicesumar, e Tatiane Selhorst a Faculdade Udesc. Os três somaram nove medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e três de bronze. Merece destaque também a técnica da Asespp/CME de Braço do Norte, Jane Neves Pereira (Janinha), que não pode estar presente, mas mesmo à distância orientou seus atletas. O evento contou com 388 atletas.
CME de Armazém, ou SER São Ludgero, quem passar na semifinal conhecerá seu adversário do confronto entre Boccone/CME de Gravatal x CME de Braço do Norte. O primeiro jogo aconteceu ontem, quinta-feira, e o segundo será na próxima segunda-feira, no Ginásio do Travessão, às 20h30min.
O Nova Orleans começa neste sábado, as 19h30min, sua caminhada no mata-mata do Campeonato de Fut7 do Burigo´s Point Ball, em Cocal do Sul. Após atropelar todos os adversários na primeira fase, os comandados do técnico Cemá Fernandes não querem baixar o ritmo e a meta para o próximo sábado, no primeiro confronto eliminatório, é atropelar o Turma do Danone, para seguir em busca do primeiro objetivo, chegar à final. O Nova Orleans vai com força máxima.
A Abrax (Associação Braçonortense de Xadrez), junto com a CME de Braço do Norte, realizou com sucesso mais uma etapa do 14º Circuito de Xadrez Rápido. O evento aconteceu no Salão Comunitário da Santa Augusta e foi elogiado por visitantes de outros municípios, casos de Sombrio e de São José, que sofrem com a falta de competições. Na Divisão Superior, no masculino, o vencedor foi Erick Schmidtz, da cidade de São José, e no feminino a vencedora foi Lethicia Soethe Brand, de Braço do Norte. Na Divisão Iniciante, destaques para Caetano Spíllere, Guilherme Donida, Antônio Sebastiana, Isadora Gonçalves, Luane Herber, Naiara Voss Boeing, Augusto Beckhauser, Théo Uliano Jorge, João Pedro Lima, Catharina Alves Cardoso, Sophia Goulart e Anabela Voss Boeing. A terceira etapa, de um total de quatro, será em outubro.
Na próxima semana, a direção da CME de Braço do Norte fará duas importantes reuniões para lançamento de dois campeonatos. No dia 28, terça-feira, ás 19h, o assunto vai ser o Interempresas de Futsal. Com certeza a mais forte competição da modalidade realizada no município. No dia 29, também as 19h, a reunião vai tratar da novidade lançada pelo Diretor de Esportes Pedro Bascheroto, o Interbairros de Futebol de Campo. As reuniões serão para discutir o regulamento, formato do campeonato e também os protocolos sanitários que serão exigidos das equipes e para que seja possível a volta do torcedor.
aaa Com 14 gols assinalados em três partidas, teve sequência no último domingo o Regional de Futsal Adulto Feminino do Instituto Adesc. Em Tubarão, com a participação da sãoludgerense Lia, balançando a rede uma vez, a FME Tubarão venceu a CME de Rio Fortuna por 5 x 0. Dois jogos foram em Armazém e, num deles, Boccone/CME de Gravatal e CME de Braço do Norte empataram em 3 x 3, com Milena Tais e Taiza marcando os gols das gravatalenses e Luana (2) e Viviana para as comandadas do técnico Edenilson. A CME de Armazém aproveitou o fator casa e bateu a forte equipe da FME Forquilhinha por 2 x 1.