Esporte com Kulinha
A ótima notícia do fim de semana passado foi a confirmação do que era esperado, a braçonortense Leticia San conquistou sua vaga na Seleção Brasileira de Karatê e já está convocada para, neste mês de abril, representar o Brasil, Santa Catarina e Braço do Norte nos Jogos Sul Americanos, na cidade de Guayaquil, Equador. A conquista aconteceu na seletiva realizada de 24 a 27 de março na cidade de Caucaia-CE. Conseguiu as três melhores notas na disputa e pelo quarto ano seguido é atleta da Seleção. “Esse é o resultado do bom planejamento que fizemos”, palavras do técnico, pai e professor Carlos Augusto, o “Kall”.
É comum escutarmos falarem mal do gramado para justificar más atuações, quer seja de jogador, ou time de futebol. Será que o gramado do Estádio Lauro Koch está bom demais para o 7 de Setembro? Brincadeiras à parte, a verdade é que o torcedor que foi ver a partida contra o Flor da Serra no último sábado, 26, válida pela Copa Sul dos Campeões, esperava mais dos comandados do técnico Zezé. Alguns fatores podem ter contribuído para isso, por exemplo, a confiança demasiada na vitória (ouvi dirigentes do time na Rádio Verde Vale falando em 3 a 0), comum no contexto do jogo. Ou talvez o fato de ter que ganhar, mas não poder tomar gol para fazer o jogo da volta em casa. A temperatura elevada, tarde de muito sol, jogo às 15 h. Enfim, o fato é que o time não jogou o esperado, venceu por 1 a 0, objetivo conquistado e vai ter que mostrar mais, agora nas quartas de final, que já começa neste domingo, 15h, em Siderópolis, casa do Ajax.
O Flor da Serra, que precisava vencer, foi um adversário que buscou o resultado. Mais motivado em campo e comandado por Everton Bofe, criou mais que o time do 7 de Setembro na etapa inicial e foi para o vestiário reclamando uma possível penalidade. A equipe da casa teve laterais, Ceará e Ricardo, que pouco foram ao ataque, os volantes Klismann e Jefi, bons na marcação mas nulos na armação ofensiva, e por isso os meias pouco pegavam na bola. Os braçonortenses assustaram o goleiro (e presidente do time) Franklin duas vezes, com centroavante Beto Cachoeira e com Felipinho. O meia Luan foi quem mais tentou criar no time do 7 e foi recompensado ao fazer o único gol da partida. As alterações feitas pelo técnico Zezé pouco mudaram na produção ofensiva do time. Nova fase, bola para frente e mais foco, pois o grau de dificuldade vai aumentar nas quartas de final.
Parecia uma missão quase impossível, mas são nestas horas que a superação faz diferença. Após o empate em 1 a 1 jogando em casa, no jogo de ida da Copa Sul dos Campeões, o Grêmio Gravatalense foi a Garopaba com a missão de vencer para seguir na competição. Os gravatalenses viram Juninho abrir o placar para o Vera Cruz. Um golpe! Mas, se não desse para virar, o empate levaria a decisão da vaga para as penalidades. Não desistiu e buscou o empate numa penalidade cobrada pelo Fio. A decisão foi para as penalidades, e os gravatalenses se classificaram vencendo por 4 a 3. Agora, nas quartas, a equipe comandada por Alison Arent receberá sábado, no Estádio Municipal de Gravatal, a forte equipe do Araranguá, e será fundamental a presença do 12º jogador, o incentivo do torcedor gravatalense.
Mais três jogos, novamente com a boa presença de torcedores e secadores no Ginásio Pedro Ivo, movimentaram o Interempresas de Futsal de Grão-Pará, uma promoção da CME local. No primeiro jogo, o goleiro Nícolas (foto) foi o grande responsável pela vitória do Mercado Corvo Branco sobre a Marmoraria Cecília por 2 a 1. No jogo seguinte, o placar reflete a diferença dos times, mas o resultado poderia ter sido diferente. Com a base da CME local em quadra, o Barbearia Edy20/São João FC passou grande parte do jogo pressionando o adversário, mas vencia pelo placar mínimo quando tomou o gol de empate, faltando apenas pouco mais de dois minutos para o término da partida. Betinho fez o gol da AC Lavação/Casa Silva, que não conseguiu segurar o placar e no restante do tempo acabou tomando mais três gols. No terceiro jogo, após vencer o primeiro tempo por 2 a 1, o Dedis/Di João permitiu a virada. O jovem time do Transportes Blasius Bonetti/Ave Serra acabou vencendo por 3 a 2.
Faltando três rodadas para o término da primeira fase, o Interempresas de Futsal de Grão-Pará segue na noite desta sexta-feira com mais três jogos, com início às 19h30min. Começa com Barbearia Edy20/São João FC x Marmoraria Cecília, segue com AC Lavação/Casa Silva x Transportes Blasius Bonetti/Ave Serra e termina com o duelo entre Mercado Corvo Branco x Dedis/Di João. O Barbearia Edy20 lidera com 6 pontos, seguido de Mercado Corvo Branco, Ave Serra, Marmoraria Cecília e Dedis/Di João com 3 pontos cada e, na lanterna, o AC Lavação com zero ponto.
O Ponte Baixa FC estreou novo técnico no último domingo, o que deve ser recorde na história de todos os campeonatos. Na edição 35ª do Municipal de Futebol de São Ludgero, até aqui, foram três jogos com três técnicos diferentes. Começou com o Zezé, empate contra a Serrinha, lá em 2020, estreou em 2022, na volta da competição pós-pandemia, com o técnico Jairo (agora é o auxiliar), derrota em casa para o Bom Retiro e, no último domingo, novamente em casa, foi a vez do técnico Jorge Cordeiro, o “Buda”, assumir o time. Não sei se foi com sal, ou sem sal, mas o Buda tem estrela, pois estreou com vitória pelo placar mínimo contra uma das equipes que liderava a competição, o Encosta do Sol, do técnico Ganda. A vitória também foi fundamental para manter viva as chances de classificação da equipe.z
O atacante Gilson disse-me que este ano havia falado para o técnico da SER Taipa que ficaria quieto no banco, auxiliando do lado de fora das quatro linhas, e só jogaria em caso de emergência. Acontece que no último sábado foi necessária sua presença em campo e o “Menino da Serra Furada” mostrou ser predestinado. Jogando em casa, o Bom Retiro foi para o vestiário vencendo por 1 a 0 (gol de Foppa); a Taipa vinha de derrota em casa e precisava vencer. Pênalti, cometido pelo goleiro Branquinho, em Foguinho, Gilson foi para cobrança e fez com “nojo”, goleiro não saiu na foto. Dali para frente, principalmente após a contusão de Léusinho, só deu Taipa, nova líder da competição, fechando o placar em 3 a 1.
A vitória da Ponte Baixa não era um resultado previsto, mas sem dúvida a maior surpresa da rodada em São Ludgero aconteceu no Estádio Juventino De Bona. Nem tanto pela vitória do Mar Grosso, mas pelo largo placar, 5 a 0. Segundo Darci Brugnara, a história da goleada começou com um gol contra, depois o zagueiro Adelmo se contundiu, ficou sete minutos fora do jogo, quando voltou, logo em seguida, saiu o segundo gol. Dali para frente o time se perdeu. “Cara, foi feio o negócio”, disse o espantado Darci. Na rodada deste fim de semana, no sábado à tarde, a Serrinha recebe o Encosta do Sol (confronto dos dois últimos campeões), ainda no sábado, à noite, tem Taipa x Ponte Baixa, e no domingo à tarde jogam Mar Grosso x Bom Retiro.
Em seis jogos disputados até o momento, os “velhinhos” que disputam o Regional de Futsal Veteranos, promovido pelo Instituto Adesc, já balançaram as redes 24 vezes, o que dá a boa média de quatro gols por partida. O destaque é a CME de Gravatal, que venceu os dois jogos que fez contra Armazém e Grão-Pará. A CME de São Martinho jogou uma vez e venceu a CME de Armazém, CME de São Ludgero jogou uma partida e venceu o clássico contra a DME de Orleans, e a CME de Santa Rosa de Lima estreou vencendo a CME de Braço do Norte. Rodolfo (SM) e Graziane (SRL), com três gols, lideram a artilharia.
Nas categorias de base do Instituto Adesc aconteceram 16 partidas nas categorias Sub-9, 11, 13 e 15. As redes balançaram 99 vezes. Um show da gurizada nos ginásios de Rio Fortuna, Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal e Tubarão. O garoto Igor Schuelter, de Rio Fortuna, é o artilheiro do Sub-9, com cinco gols, Augusto Bagio, da DME de Orleans, com quatro gols, é o artilheiro do Sub-11, Henri Joaquim, do Tubarão Futsal e Davi Rosa, da CME de Armazém, lideram a artilharia do Sub-13 com quatro gols e no Sub-15 Igor Feldhaus é o artilheiro com cinco gols. As competições estão com 444 atletas inscritos.
Dada a largada para mais um torneio de laço entre piquetes do município de Grão-Pará. Desta vez estão participando oito ranchos e a primeira etapa foi realizada no dia 19 de março. Participam, e já informando a classificação, Piquete Fronteira do Corvo Branco com 45 laçadas, Piquete Pé da Serra 42 laçadas, CT do Negão com 40 laçadas, Rancho Amigos da Tradição com 39 laçadas, Rancho do Tomate com 38 laçadas, Piquete São Sebastião com 37 laçadas, Piquete Galera do Pó com 29 laçadas e Unidos Pela Tradição com 14 laçadas. Ainda estão acontecendo disputas em mais cinco modalidades, Armadas 8 metros, com nove laçadores liderando, Duplas Sorteadas, com as duplas Silvério/Perna e Tiago/Djalma liderando com 10 armadas, Duplas, liderado por Tiago Faust (puxou o pai) e Gueguê (foto), Zé/Dionata, Individual, com 21 laçadores liderando e Pai e Filho, liderado pelo Negão/Neguinha. A próxima etapa está marcada para 17 de abril.
Nesta sexta-feira todos os caminhos levam à comunidade de Barra do Rio Chapéu, pois é lá que vai rolar a final do 7º Campeonato da Quaresma. Em quadra, disputando o terceiro lugar, o Varginha/Anitápolis, que tem Eduardo Petry, artilheiro da competição com 15 gols, enfrentando a Madeireira Boeing/Carvão Boeing. Na grande decisão, veremos ACL Transportes x Lacticínios Bloemer (foto). O ACL, comandado pelo quarteto Renato, Geraldinho, Matheuzinho e Jefinho, tendo pela frente o quarteto Lukinha, Thiago, Fio e Edinho com a camisa do Lacticínios (foto). Bom programa para hoje à noite, com certeza, começando às 19h45min. Quem quiser colaborar, ao invés de ingresso, os organizadores pedem para que os torcedores levem um quilo de alimento não perecível, que será doado à APAE de Rio Fortuna.
O ala Calinho Maionese (foto) foi o destaque no último jogo do Mensaleiros, realizado na quarta-feira, 23. Um jogo de muitos gols e com uma virada esperada. Destaque a presença do Padre Vilmar Feuser, que atua em Armazém e foi convidado pelo Hélio Correa para participar da pelada. O palco do jogo do mês foi a Arena BN e fomos muito bem atendidos pelo Jonatha e esposa.
De 1º a 3 de abril, portanto a partir desta sexta-feira, até a final de domingo, Braço do Norte vai ser sede da 27ª Taça Santa Catarina de Bocha Masculina. Serão 24 clubes disputando o título e, pelo tamanho da competição, tornou-se necessária a utilização do Pavilhão de Bocha de São Ludgero. Então, na primeira fase, serão quatro chaves de três times em Braço do Norte, classificando-se duas equipes para as semifinais e a mesma fórmula se repete em São Ludgero, de onde sairão mais duas equipes para compor as semifinais e final, que serão jogadas no domingo à tarde em Braço do Norte. A equipe braçonortense será formada pelo gaúcho Robinho, Dunga (novo contratado), João Maria, Sandro (outro contratado), e os atletas da casa Fabricio e Rodrigo Villa, sob o comando do técnico Mano. Já a equipe sãoludgerense será formada pelos bochófilos Álvaro “Salame” (novo contratado), o gaúcho Leandrinho, Abelha, Sarnapim e Lalo, sob o comando do técnico Jack. Da região ainda teremos a equipe de Orleans, com um plantel basicamente caseiro.
A Folha de São Paulo publicou domingo seu novo ranking do futebol brasileiro, feito com base nas conquistas dos clubes ao longo das décadas até o ano passado. O Flamengo se mantém em 1º, seguido por Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos. De SC estão Figueirense (24º), Criciúma (26º) e Chapecoense (27º). A surpresa é a ausência do Avaí entre os 35 melhor ranqueados.
No feminino, dois jogos equilibrados válidos pela segunda rodada do Interempresas de Futsal. O Laticínios D´Nonna/Madeireira Pinheiral conseguiu se recuperar da derrota na estreia vencendo o RBN Feminino por 4 a 2, destaque para a “Menina de Santa Rosa”, Ana Maria, autora de dois gols, e L2T Academia/Cal. Toninho conseguiu sua segunda vitória e com isso lidera a competição. A vítima da vez foi o Beto Chapeação/Willemann, que vendeu caro a derrota por 2 a 1. Taciana e Marielle fizeram os gols do L2T e Lia descontou para o Beto Chapeação. A próxima rodada do feminino será somente no dia 8 de abril.
Realiza Piscinas e Vila Antenas/EF Química venceram na rodada da última sexta-feira do Interempresas de Futsal Masculino de Braço do Norte e dividem a liderança da chave B. Lucas (3) e Vambaster (2) comandaram vitória do Realiza Piscinas sobre o RBN 2 por 7 a 4. Já na vitória do Vila Antenas/EF Química quem brilhou foram Cleiton (3) e Fábio (2), os estrangeiros da equipe, que que, junto com Douglinhas, comandaram a vitória sobre o Jordi Imports/Geotur por 6 a 3. A competição masculina segue na noite desta sexta-feira com dois bons jogos. Às 19h45min jogam Willemann/Frigosil x RBN/L10 e na sequência Adec x L2T. Prossegue na terça-feira com RBN 2 x Vila Antenas/EF Química e Realiza Piscinas x Jordi Imports/Geotur.