Sábado, 11 de janeiro de 2025
Braço do Norte
37 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
37 °C
18 °C
ESPORTE

Destaques no Vôlei

Esporte com Kulinha

30/12/2022 09h30 | Por: Redação

O jantar de encerramento de atividades de 2022 da Federação Catarinense de Voleibol (FCV), realizado em Florianópolis, no último dia 17, foi prestigiado por Renan Dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira, e Radames Latari, superintendente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O encontro foi organizado para premiação dos destaques do voleibol catarinense deste ano. Técnicos, atletas e equipes, além do Troféu Eficiência, que foi para Blumenau no masculino, e Joaçaba, no feminino.

Um bom 2022!

Chegamos ao fim de 2022, segundo ano de comando dos Executivos Municipais, mas praticamente o primeiro com relação às ações no esporte, já que, em 2021, pouco foi feito em função da pandemia. Me parece que voltamos à normalidade e, salvo alguns, tivemos muito esporte pela região, tanto na base como nas disputas de rendimento. Comparando com o que foi feito num passado recente, o que mais deixou a desejar foi a participação nas competições da Fesporte, mas, nesta questão, a culpa foi mais em função da entidade organizadora.

Mudança

Passou desapercebido, mas, no que compete ao comando do esporte, eu destaco os municípios de cobertura do Folha – Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal, Rio Fortuna e São Ludgero – a figura do presidente da CME só existe na “Cidade dos Esportes”, onde temos o Perin na função. Nos outros municípios, em três deles, o diretor de Esportes acumula a função. Em Braço do Norte, temos o Pedro; em Grão-Pará, o Alemão; e, em Rio Fortuna, o Avelino. Em Gravatal, o Mateus organiza os eventos, o Fio e a Giovana cuidam das escolinhas e o Deyvid mais da parte burocrática, com o vice-prefeito Jucemar, não sendo um presidente, mas quase.

Está funcionando

Lógico que a quase extinção da figura do presidente da CME tem um motivo: a Prefeitura não tem como pagar o nomeado. Quem já esteve na função sabe o quanto se incomoda, então não é justo fazer de graça. Por isso, palmas para o Perin! De qualquer forma, o que interessa mesmo é que as atividades continuam e, no geral, vem funcionando a contento, tanto na questão organização como em número de competições.

Diretor de Seleções

No jantar em Florianópolis estava toda a diretoria da Federação Catarinense de Voleibol e, entre eles, o sãoludgerense Amarildo Gomes, que agora, além de ser o diretor técnico das competições da Federação, acumula a função de diretor de Seleções. Sua nova função é escolher os técnicos que vão dirigir as seleções catarinenses Sub-16 e 18, masculino e feminino, em competições nacionais. Como novidade, Amarildo adiantou que o braçonortense Vicente Knabben Volpato vai ser o auxiliar técnico na categoria sub-16 masculino.

Alinhavado

O 36º Campeonato Municipal de Futebol de São Ludgero 2023, principal competição organizada pela CME local, teve seu início no último dia 19 de dezembro, quando dirigentes se reuniram e decisões importantes foram tomadas. Já se sabe o nome das taças: no Aspirante, a taça vai levar o nome de Anderson Felipe Villani, o Brasília, e nos Titulares, de Luiz Manoel Custódio, o Luiz Gato. A previsão de início é dia 18 de março, sábado à tarde, na comunidade do Mar Grosso, casa do atual campeão.

Sem mudança

As seis tradicionais equipes estão confirmadas no Municipal de São Ludgero 2023. A luta pelo 37º título vai ficar entre EC Mar Grosso, AA Serrinha, AA Bom Retiro, AA Encosta do Sol, Ponte Baixa FC e SER Taipa. Para ser atleta da casa, comprovadamente, a data limite para estar apto a jogar é 1º de janeiro e serão permitidas as inscrições de até cinco estrangeiros. Fórmula de disputa: turno único, classificando as quatro melhores para as semifinais. Semi final em dois jogos e final em partida única. A próxima reunião ficou marcada para o dia 7 de fevereiro.

Será que volta?

Durante 2022, o Ginásio Pedro Ivo recebeu competições importantes, sempre com o público prestigiando. Foi legal, mas falta o futebol de campo e a direção do esporte local sabe disso. Dias atrás, houve uma primeira tratativa para a volta do campeonato e seis dirigentes compareceram, mas nada decidido. No início do próximo ano, um novo encontro para uma tomada de decisão, ou sim, ou não. A CME está fazendo sua parte, os dirigentes têm que fazer a sua. Dá pena de ver os estádios abandonados. A exceção foi o Aiurê, que participou do Regional da Liga Verde Vale.

Novo rumo

O prefeito Cleinils Rodrigues da Silva, através das Lei nº 2.307, de 13 de dezembro, e Lei Complementar nº 272, de 13 de dezembro, criou o Conselho Municipal de Desporto e o Fundo Municipal de Esporte e, com isso, o esporte do município deverá tomar um novo rumo. Na prática, enquanto o Fundo fica autorizado a arrecadar recursos financeiros, o Conselho vai fiscalizar sua aplicação.

Novo rumo 2

As leis se completam, pois não poderia existir o Fundo sem a criação do Conselho. Recebi as duas leis através do vice-prefeito Jucemar Zanelato, já aprovadas pelos vereadores e sancionadas pelo prefeito. São várias páginas e não tem como comentar seus conteúdos. Ao Conselho compete, em conjunto com a Administração Municipal, elaborar projetos destinados à promoção do desporto, bem como fiscalizar seu andamento. O Fundo fica autorizado a captar recursos, que poderão vir de patrocínios, doações, receitas de eventos, taxas de inscrições, enfim, na Lei existem mais uma leiva de fontes de captação. No papel, está de parabéns a Administração de Gravatal, vamos esperar para ver na prática.

Copa Sul

O presidente da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, Anoir Boger, vai participar de uma reunião no próximo dia 5 de janeiro, onde estarão presentes os presidentes de Ligas, juntamente com o diretor de Ligas da Federação Catarinense de Futebol e o Dr. Rodrigo Capela, do Jurídico da Federação. O objetivo principal da reunião é a definição das vagas por Ligas para disputa da Copa Sul dos Campeões. Como já noticiamos aqui, existe a possibilidade de um terceiro time indicado pela Liga Verde Vale, que se juntaria a Morro do Boi e 7 de Setembro, campeão e vice do Regional de Futebol 2022.

Morro do Boi

O Morro do Boi tem seu elenco montado para disputas do primeiro semestre de 2023, o Municipal de Futebol de Armazém e a Copa Sul dos Campeões. No dia 15 de janeiro, quando a bola vai rolar no Municipal de Futebol de Armazém, todos os jogadores da casa que foram campeões regionais estão confirmados no elenco e, conforme regulamento da competição, na lista de estrangeiros estão o Ricardo (goleiro), Biguá, Helton Serrano (foto), Dudu Içara, além do Foguinho, inscrito no Municipal, mas não defenderá a equipe na Copa Sul. O sexto estrangeiro não foi relacionado pelo presidente Valdinei Silvano, que já adiantou os nomes dos zagueiros Índio e do atacante Joujou para disputa da Copa Sul dos campeões.

Esporte inclusão

Avisado pelo professor Júlio Cesar de Jesus, responsável pelo karatê de São Ludgero, escutei parte da entrevista do paratleta Andrius Antunes Vicente, carateca da Fundação Municipal de Esportes (FME) Criciúma, um exemplo de como o esporte pode transformar a vida das pessoas. Praticante do karatê desde os 8 anos de idade, já reconhecido nacionalmente na modalidade, músico e formado em história, Andrius sofreu um acidente de trânsito em 2017. Ficou 5 anos acamado e sem poder movimentar uma das pernas.

Retorno do campeão!

Andrius passou por um período depressivo, quando amigos conseguiram tirá-lo de casa. Com 42 anos de idade, voltou aos treinos, agora como cadeirante e, neste ano, já conseguiu o título de Campeão Catarinense Série Especial, do Brasileiro, e para 2023 tem vaga garantida no Pan-americano, que será disputado na Costa Rica. A entrevista do paratleta foi na Rádio Som Maior, programa Do Avesso, apresentado pela dupla Pity Búrigo e Vitor Búrigo. Num determinado momento, indagado sobre a força do karatê catarinense, Andrius mencionou a braçonortense Letícia de Souza Cardoso, para ele uma futura atleta olímpica.

Até breve!

Espero que todos tenham aproveitado o Natal da melhor forma possível, com os familiares e dando importância ao verdadeiro sentido da comemoração, o nascimento do menino Jesus. Desejo a todos um 2023 com muita saúde, paz, alegrias e esporte. Que seja um ano menos conturbado politicamente, mas não vejo como. Vou tirar umas férias, volto a fazer a coluna assim que retornarem as atividades esportivas e desde que o Fernando Freitas aumente em 50% o meu salário. Até breve!

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!