O evento é realizado anualmente para avaliação do desempenho dos atletas da Associação Karatê
A prova de faixa no Karatê significa ao aluno mostrar ao seu julgador o seu aprendizado durante o ano. No último dia 5 de dezembro, numa sala anexa ao Ginásio Lino Philippi, 21 alunos (caratecas) da Associação São Ludgero de Karatê passaram por este desafio diante da avaliação do Professor Júlio Cesar de Jesus, com auxílio do João, seu aluno.
O Projeto Social do Karatê fornece aulas gratuitas, graças ao apoio da Secretaria de Educação e Esporte de São Ludgero. O exame contou com exercícios físicos, técnicas de socos, chutes e defesas, kata (luta imaginaria), jyu kumite (luta sem pontos) e prova de concentração de controle dos golpes aplicados. Para os atletas adolescente a prova foi apresentar uma redação com o tema: Karatê em minha vida!
Terminado os exames, feitas as trocas de faixas aos 21 alunos, com entrega de certificados e suas novas graduações, Júlio parabenizou os novos “faixas coloridas” e não esqueceu de agradecer aos familiares, sempre presentes, acompanhando e incentivando os praticantes desta arte marcial que sempre transmite a disciplina, educação e concentração.
Esse foi um ano difícil para o professor Júlio, passando por duas cirurgias total do quadril, mas mesmo assim o professor se manteve à frente dos trabalhos da associação. “Passei por estes obstáculos, mas consegui seguir em frente com meus compromissos com os alunos e já estou planejando 2025”, relata o professor.
Este foi o último evento da associação São Ludgero de karatê neste ano e no dia 17 de dezembro os atletas do projeto vão ter uma confraternização de encerramento das atividades. “Agradecimento a prefeitura municipal pela parceria, proporcionando aulas gratuitas de karatê no nosso município. Muito obrigado a todos e gratidão”, finaliza Júlio.