Domingo, 12 de janeiro de 2025
Braço do Norte
37 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
37 °C
18 °C
ESPORTE

Campeões Adesc

Esporte com Kulinha

03/06/2022 10h18

O Ginásio da Afai viveu uma noite de gala na última sexta-feira, quando foi palco das finais dos regionais Adulto e Veteranos, promovidos pelo Instituto Adesc. Os torcedores dos quatro municípios envolvidos nas decisões e mais os que marcaram presença apenas para verem os jogos, lotaram as dependências do ginásio e, dentro de quadra, os jogadores foram contagiados pelo clima. No Veteranos, dois tempos de bom futsal, com vitória de Santa Rosa de Lima, 2 a 1, sobre Braço do Norte. No Adulto, um tempo de muita luta e sem emoção, mas que compensou pelo que se viu na segunda etapa, quando Armazém fez 4 a 2 em Lauro Müller.

Polêmica

Escutei e li manifestações a favor e contra as decisões dos dirigentes dos municípios de Braço do Norte, que cancelou a rodada do último domingo, e de São Ludgero, que manteve os jogos de ida da final. Fica claro que na grande maioria estas manifestações estão ligadas a interesses de seus clubes, ou seja, não está se olhando o lado coletivo. A mais sensata que ouvi foi do Gilson, centroavante da Taipa, que jogou o primeiro jogo da decisão em São Ludgero. “Achei errado manter, pois afastou o público”, disse ele, com toda razão, esquecendo que poderia ser bom ou ruim para sua equipe e olhando para o lado daqueles que são fundamentais numa decisão, os torcedores. Na minha opinião, nenhuma das CMEs errou ou acertou. Simplesmente fizeram o que seus cargos exigem, ou seja, decidiram. Bola pra frente!

Bola rolando

Não teve jogo no domingo, mas no sábado a bola rolou leve e solta pelo gramado do Estádio Lauro Koch. Em campo: Floresta e América. O Floresta, que começou o Municipal de Futebol de Braço do Norte empatando com o Madureira em 1 a 1, e o América, que estreou vencendo o Bela Vista/Recife por 3 a 0. Dava para imaginar uma partida equilibrada, mas não foi o que aconteceu. Com gols do zagueiro André no primeiro tempo, dois de Raul e um de Dener Brandão na etapa final, o Floresta venceu por 4 a 0, assumindo a liderança provisória do campeonato com 4 pontos.

Decisão tomada

A direção da CME de Braço do Norte resolveu na última segunda-feira, um dia depois do adiamento da partida, a nova data para Madureira e São José, um jogaço, que certamente vai contar com a presença de muitos torcedores no Estádio Lauro Koch. Será amanhã, 4 de junho, com aspirantes às 14h e titulares às 16h. Assim, a data dos jogos seguintes foram alteradas, ou seja, o jogo que era para ser neste sábado, dia 4, (União X Recife) passou para dia 11 de junho, e o que era para ser no domingo, 5, (América X Madureira) foi para domingo, 12 de junho.

Final do Veteranos

Santa Rosa de Lima é a equipe legítima campeã do Regional de Futsal Veteranos do Instituto Adesc, edição 2022. Na falta do fixo/ala Fabricio, ausente da final em função de cartões amarelos, sem dúvidas, o ala/pivô Anderson foi o grande responsável pelo título santarosalimense. Ele foi o destaque principal no quinteto que começava pelo bom goleiro Charles, Lorecir, Alexandre e Graziane. A dupla Graziane e Anderson não deu sossego aos seus marcadores e fez do goleiro Denti o personagem da partida. Mas, ele não conseguiu evitar um gol de Lorecir e outro de Anderson, os da vitória do Santa Rosa de Lima. Abel fez o gol de Braço do Norte. Foi legal rever em quadra Alexandre, Douglas, Edison, Anderson, Nilsinho e Abel, bem como a dupla que comandava o time braçonortense; Vaninho e Zé da Caixa, lendas do futsal regional, que há muito tempo eu não via em quadra. Parabéns, Santa Rosa de Lima!

Final do Adulto

A decisão do Regional de Futsal Adulto do Instituto Adesc teve duas etapas bem distintas. No primeiro tempo, um jogo truncado, com cinco faltas para cada lado, marcação se sobressaindo e não permitindo as jogadas individuais, apesar de termos em quadra dois jogadores que hoje se destacam neste quesito: Dito, no time de Armazém, e Lukinha, no time de Lauro Müller. No segundo tempo, a partida ficou do jeito que gosto de ver o futsal, com ataques e contra-ataques o tempo todo. E, nesta disputa, melhor para Armazém, que venceu com gols de Dito, Leandrinho (2) e Luiz Felipe. Lukinha e o goleiro Augusto anotaram os gols de Lauro Müller.

Personagens

O conjunto da CME de Armazém foi bem na decisão. Dá para destacar a participação do ala Caique, Max, Alexandre, do Leandrinho (um dos que mais ficou em quadra e foi premiado com dois gols), do Dito (fundamental na conquista do título) e do goleiro Nelsinho, que foi do céu ao inferno e conseguiu voltar ao céu. A Top TV Sports fez a premiação do melhor em quadra, concedendo o troféu a Nelsinho. Confesso que não foi o meu voto, mas concordo com a decisão. Ele foi, sem dúvida nenhuma, o personagem da partida. Estava pegando tudo, quando, de repente, aceitou um chute sem forças do Lukinha, que recolocou a CME de Lauro Müller no jogo. Ficou abatido, inconformado, mas teve forças para reagir e continuar fazendo belas defesas e ainda contribuiu com 90% do quarto gol de sua equipe, feito por Luiz Felipe. Depois do jogo, vieram as lágrimas. Este é o Nelsinho!

Vale a liderança

Nacional e Associação Barrinha jogam no próximo domingo pelo Municipal de Futebol de Rio Fortuna. E o pensamento é um só, vencer e chegar à liderança, que no momento é da AER Municipal. A primeira colocação da fase é importante, porque garante a equipe na decisão, enquanto que segundos e terceiros colocados vão ter que se matar num jogo eliminatório. O Municipal lidera com 6 pontos, em segundo está o Nacional com 4, e a Associação Barrinha tem 3 pontos.

Seri em vantagem

Para vocês, 4 a 2 é goleada? Para mim, depende da situação, se for este placar com superioridade técnica indiscutível, sem dúvida seria goleada. No jogo de ida das semifinais em Gravatal, a Seri fez 4 a 2 no Bela Vista, jogo realizado na última sexta-feira, 27 de abril, no Estádio Silvio Zapelline. Mas, longe de ser uma goleada, foi um jogo equilibrado. O número de gols marcados pela Seri reflete o aproveitamento das chances criadas. A Seri abriu o placar, o Bela Vista empatou e ainda no primeiro tempo a Seri voltou a comandar o marcador. O 3 a 1 veio num contra-ataque. Cobrando pênalti, o Bela Vista voltou a encostar no marcador, pressionou em busca do empate, mas permitiu um novo contra-ataque e a Seri fechou o placar com gol anotado por Pedro Henrique quando faltavam 5 minutos para o término da partida. Um jogo tranquilo para a arbitragem, que distribuiu quatro cartões amarelos, dois para cada time. As equipes voltam a se enfrentar hoje à noite, 20h, e o Bela Vista precisa vencer com dois gols de diferença para levar a decisão da vaga às penalidades.

Amigos das Caminhadas

O grupo Amigos das Caminhadas fez o seu “compromisso” do mês no último sábado, 28 de maio, num trajeto de 25 quilômetros. A saída aconteceu às 6h30min, do Centro de Grão-Pará, com chegada às 12h na Pousada das Pirâmides, localidade de Serra Furada, Grão-Pará. Alguns desfalques, mas teve as estreias do Álvaro, Diga e do professor Odair, de quem foi chamada tenção pelo chefe do grupo, o Rogério, por estar “sem camisa” (Vasco). Deve ser porque o chefe é torcedor de outro clube. O diferente das outras caminhadas, pois já fizemos este trajeto outras três vezes, foi observar os estragos produzidos pelo temporal que atingiu a região poucos dias atrás. Foi um absurdo o que ocorreu nas laterais do rio.

Ilhota em vantagem

Com um gol do eterno Celino no primeiro tempo e outro de Igor na etapa final, o Ilhota venceu por 2 a 0 o Indaial e abriu vantagem nas semifinais em Gravatal. O jogo aconteceu no último sábado, 28, e as torcidas compareceram em massa para ver o que foi considerado o melhor jogo do campeonato. No enredo da partida, o Ilhota saiu na frente e o Indaial teve uma penalidade a favor para buscar o empate, mas Rafa Cocal conseguiu defender, e só no final da partida é que veio o gol que deu tranquilidade e uma boa vantagem no jogo da volta para o Ilhota. Agora o Indaial, se quiser chegar à final, precisa vencer no próximo domingo, 5 de junho, às 15h15min, por dois gols de diferença para forçar as penalidades, ou três gols ou mais para ficar direto com a vaga. Lembrando que os jogos em Gravatal acontecem no Estádio Silvio Zapeline.

Gravatal na Olesc

Os quase dois meses de treinamentos forçados foram recompensados pela conquista do objetivo, a vaga no Regional das Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc). Treinada pelo professor Fio Rodrigues, a equipe de futsal Sub-16 da CME de Gravatal foi até Capivari de Baixo e, no Ginásio Juan Manoel dos Santos, superou verdadeiras batalhas para chegar ao topo da competição. “Começamos perdendo para Tubarão e, na sequencia, aconteceu o que considero o fato decisivo da nossa conquista, pois perdíamos para Rio Fortuna com diferença de dois gols e nossos garotos buscaram um empate heroico. Depois vieram as vitórias sobre São Joaquim e Bom Retiro, e novamente tivemos a boa equipe de Tubarão pela frente. Foi quando empatamos no tempo normal e superamos eles nas penalidades”, comemora Fio.

Maratonista

Rosana Moraes de Campos, atleta da equipe Run 4health, juntos com outros corredores de rua de Braço do Norte, participaram da maratona em comemoração aos 152 anos de Tubarão, realizada no último fim de semana. A prova teve disputas nas categorias solo, dupla, trio, quarteto e octeto, com percurso de 42 quilôemtros. Rosana competiu na categoria solo, 40 a 45 anos, e completou o percurso em 5h03seg. Com este tempo, subiu ao segundo lugar do pódio. “Foi minha segunda maratona. já fui ultra-atleta no desafio de Urubici, 52 quilômetros, há quatro anos. Pelos meus conhecimentos, sou a primeira mulher de Braço do Norte com esses títulos em corridas de rua”, comemora a atleta, treinada pelo professor Peter da Rosa, de Tubarão, e que também pratica karatê com o Sensei Murilo Figueiredo, de Braço do Norte. Seu marido, Genoir da Silva Della Giustina, fez dupla com Dilnei Cruzeta na Maratona.

Encosta em vantagem

O Ponte Baixa FC viu o sonho do tri campeonato ficar mais distante. No jogo de ida da categoria Aspirante do Municipal de Futebol de São Ludgero, a equipe rubro-negra saiu na frente, mas permitiu a virada do Encosta do Sol. Com 5 minutos de bola rolando, Luiz Felipe abriu a contagem para a Ponte, mas o Encosta buscou a virada ainda na primeira etapa, com dois gols de Bruno, aos 33 minutos e 39 minutos do primeiro tempo. Para fechar o placar, com 1 minuto de bola rolando na etapa final, Luiz Antônio fez 3 a 1 para a Encosta do Sol. Agora, a Ponte precisa, no jogo da volta, que acontece neste sábado no Estádio Reinaldão, a partir das 14h, vencer no tempo normal por qualquer placar, para jogar pelo empate na prorrogação.

Final do Titular

O EC Mar Grosso, que já tinha a vantagem do empate no caso de uma possível prorrogação após o tempo normal no jogo da volta, com a vitória de 3 a 1 no último domingo, precisa só de mais um empate para levantar a Taça Odílio Borgert e Raulino Warmeling em São Ludgero. Azulão e SER Taipa voltam ao gramado do Estádio Reinaldão neste sábado, 4 de junho, às 16h, para decidir quem será o campeão 2022 do Municipal de Futebol de São Ludgero na categoria Titular.

Soberano

Sem contestação a vitória do EC Mar Grosso no jogo de ida da decisão em São Ludgero. Novamente a equipe do técnico Zizo fez uma partida perfeita, com o trio de zaga sem dar chances ao ataque adversário, superior na meia cancha, onde o meia Mazinho fez seu melhor jogo dos três que assisti, e, na frente, o trio de atacantes tem muita qualidade. Papagaio se movimenta por todo setor de ataque, apesar da marcação do lateral/ala Anderson e das poças d´água, Cheirinho vem desequilibrando e o centroavante Ortigosa precisou de uma única oportunidade para fazer o gol que abriu o caminho para a vitória por 3 a 1. Logo no início da etapa final, o jovem goleiro Ruani falhou e Cheirinho fez o segundo. De cabeça, novamente, ele fez o terceiro do Azulão. O meia Revson, cobrando falta, fez o de honra da SER Taipa.

Ainda dá?

Nos planos do técnico Luizinho, a Taipa só não podia perder o jogo do último sábado. Sairia do Estádio da SER São Ludgero satisfeito com o empate, pois teria os 90min do jogo da volta para vencer o adversário e em caso de empate, mais 30 minutos da prorrogação, para buscar o título. Perdeu. E agora, ainda dá? No futebol, tudo é possível (frase inédita). Enquanto o volante Ramon Fraga comandou a meia cancha da equipe Canarinho, a partida esteve equilibrada, mas, com 30 minutos, a bola parou de passar por ele e o adversário dominou o setor. O atacante Gilson caiu pelo lado direito e quem fazia a função de centro avante era o meia Felipinho, o que deixou um vazio no setor de meio campo, aproveitado pelo adversário. Mas, para mim, o principal erro foi não ter insistido em acionar o Foguinho no primeiro tempo, pois era o lado mais enxuto do gramado e com sua velocidade, habilidade, poderia ter feito a diferença. Quanto à falha do jovem goleiro Ruani, acontece! Levante a cabeça e se espelhe na volta por cima do goleiro Hugo, do Flamengo.

Tênis de Mesa

Os praticantes do Tênis de Mesa de Braço do Norte voltam a se reunir neste sábado, 4 de junho, no Centro Comunitário do Bairro São Francisco, para a disputa do Aberto da modalidade. A promoção é da CME de Braço do Norte.

Liga Verde Vale

Anoir Boeger, presidente da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, trabalha incansavelmente na organização do Regional de Futebol Adulto. A princípio, a bola rolará em 13 de agosto. Na última quarta-feira foi feita uma reunião e seis times confirmaram presença, podendo chegar a sete. Também já foi feita a tabela da primeira rodada, com o 7 de Setembro (BN) estreando em casa frente ao Municipal (RF). O atual campeão, Aiurê FC (GP), receberá o Morro do Boi (ARM) e o Santa Rosa Lima (SRL) receberá a SER São Ludgero (SL). O sétimo time tem até a próxima segunda-feira para confirmar presença e representará Orleans ou Gravatal. Fico pensando que gostaria de ver novamente em campo o Termas, uma equipe de muita tradição e que vive um longo jejum de competições. Um gigante adormecido! Acorda, Termas!

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!