Na lista divulgada pela CBDE apenas dois atletas de Santa Catarina fazem parte da convocação para disputa no Rio de Janeiro
A Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE, em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt, divulgou a lista de estudantes-atletas e técnicos convocados para compor a Delegação Brasileira que irá participar da 2ª Edição da ISF Gymnasiade U15, ou Jogos Escolares Mundiais Sub-15, no período de 17 a 27 de agosto de 2023, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Na lista, de 38 atletas, apenas dois de Santa Catarina e um deles é a Braçonortense Yasmin Eckhardt.
Para convocação as confederações usaram como base os resultados obtidos nos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s. O Professor Vitus “Vitinho” Becker, técnico da Yasmin, conta um pouco da sua trajetória. “A primeira competição da Yasmin foi no Jebra (Jogos Escolares de Braço do Norte), competição idealizada pelo Professor Tiago (em memória), quando ela já foi campeão no Arremesso de Peso. Dois anos depois voltou a vencer no Arremesso de Disco e Peso, depois foi vice dos JEBs, no ano seguinte novamente vice nas duas modalidades, foi campeã estadual, vice na Olesc, enfim. Agora, depois de quase cinco anos de treinos veio esta convocação, mais que merecida”, reforça Vitus.
Yasmin já possui o Bolsa Atleta do Governo Federal, da Prefeitura de Braço do Norte e até o ano passado tinha do Governo do Estado. “Importante dizer que a Yasmin sempre teve o apoio da família e seu esforço é correspondido pelo poder público”, enfatiza o Professor Vitus.
A expectativa da organização é superar os números da primeira edição dos jogos da juventude, realizada em Belgrado (Sérvia), quando reuniu 1.849 atletas escolares de 36 países com idades entre 13 a 15 anos, disputando medalhas em 14 modalidades diferentes.