Modalidade foi inclusa na competição, este ano como apresentação e foi abraçada pelos municípios
Ainda como modalidade de apresentação nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, competição que tem na organização o Goveno do Estado, através da Fesporte, a Bocha Rafa Vollo surpreendeu no número de municípios inscritos. No naipe masculino 42 municípios e 22 no feminino iniciaram a disputa nas Etapas Micro e Regionais, sendo que quatro deles vão representar o Sul Catarinense na Etapa Estadual.
São Ludgero e Braço do Norte se inscreveram nos dois naipes, Criciúma e Santa Rosa de Lima no masculino. Santa Rosa de Lima, Criciúma e Braço do Norte classificaram na Etapa Regional no masculino e vão estar presente na Etapa Estadual que acontece em Rio do Sul de 21 de julho a 1º de agosto. Devido ao número de participantes no Regional, Braço do Norte e São Ludgero estão com vagas asseguradas no feminino.
Rafael Vanz Borges, Presidente da Federação de Bocha de Santa Catarina – Febosc, entidade que mais lutou para que acontecesse a inclusão da bocha nos Joguinhos Abertos, fala o que representa a inclusão da modalidade: “As perspectivas são boas, pois de início já abre um mercado de trabalho bastante grande no Estado e na região. Tem município contratando para iniciar as escolinhas, um exemplo é São Ludgero e acredito que Braço do Norte também vai montar a sua. Provavelmente os grandes centros vão também investir, pois a participação gera pontos na classificação geral. Estive conversando com o Presidente da Fesporte e ele demonstrou muito contentamento com o número de participantes”, relata Vanz Borges.
Com a inclusão definitiva da modalidade nos Joguinhos é provável que a modalidade cresça em outros municípios do Sul Catarinense. A idade máxima de inscrição para o atleta é de 18 anos.