Esporte
Outra braçonortense que brilhou em Guayaquil, Equador, foi Anabel Silveira. Integrante da Associação Impacto, de Tubarão, Anabel foi medalha de ouro sul-americana no Kata Indivual Feminino na categoria Cadete. Junto com ela viajaram mais quatro caratecas da mesma associação e todos conseguiram medalhas que ajudaram o Brasil a conquistar o título de campeão geral no Sul-americano de Karatê.
Terminada a primeira fase, foram definidos os classificados nos campeonatos adulto do Instituto Adesc. Agora as competições esquentam de vez. Pegando os classificados e eliminados, percebemos muito do tal de “eu já sabia” e algumas surpresas. No Regional Veteranos, nas chaves A e B, os primeiros lugares ficaram com a Boccone/CME de Gravatal e CME de São Ludgero. Normal, assim como as eliminações da CME de Grão-Pará e CME de São Martinho e AE Termas; surpresa a eliminação da DME de Orleans. No Regional Adulto, nas chaves A e B, os primeiros lugares ficaram com a Boccone/CME de Gravatal e CME de Braço do Norte, normal, assim como também não houve surpresa nas eliminações de CME de Rio Fortuna, CME de Grão-Pará e CME de Santa Rosa de Lima, e novamente, a surpresa ficou na eliminação da DME de Orleans. Nestas análises, levo em conta o número de habitantes dos municípios e nesta linha também temos que valorizar a classificação da CME de Santa Rosa de Lima no campeonato dos “velhinhos”.
Por terem sidos os primeiros colocados de suas chaves, Boccone/CME de Gravatal e CME de Braço do Norte já estão nas semifinais do Regional Adulto do Instituto Adesc e conheceram na noite de ontem, quinta-feira, seus adversários das semifinais. Em jogo único, em Armazém, jogaram CME de Armazém e CME de São Ludgero e, em Lauro Muller, a CME local recebeu e a CME de São Martinho. Da mesma forma, no Regional Veteranos, Boccone/CME de Gravatal e CME de São Ludgero já estão nas semifinais e seus adversários também foram conhecidos na noite de ontem, quinta-feira. Em Rio Fortuna, a CME local, atual campeã, recebeu a CME de Santa Rosa de Lima e, em Braço do Norte, tivemos a CME local recebendo a CME de Armazém. As semifinais serão jogadas nos dias 5 e 12 de maio.
O Salão da Igreja Santa Augusta recebe no sábado a 1ª Etapa do 15º Circuito Braçonortense de Xadrez, iniciando as 13h30min, com organização da Associação Braçonortense de Xadrez (Abrax). As inscrições serão feitas em duas categorias: Escolar, que terá premiação de troféu para o primeiro colocado e medalhas do primeiro ao quinto lugar em cada categoria (Sub-10, 12 e 14), e Superior, que terá premiação de troféu para o primeiro colocado, além de medalhas do primeiro ao sexto lugar. Ritmo de 15min mais 5min. As inscrições poderão ser feitas nas plataformas sociais da Abrax, Instagram e Facebook, ou no celular (48) 9.9996-5502.
Claro que toda eliminação é dolorida, ainda mais quando se percebe que dava para ter sido diferente. Mas quando se luta lealmente e a derrota fica por detalhes, não há o que se lamentar. O 7 de Setembro fez uma campanha digna na Copa Sul dos Campeões. Foi eliminado por um grande adversário, o Metropolitano, com uma derrota e uma vitória, ficando de fora da final em função do saldo de gols. No jogo do último sábado, quando fez 2 a zero, o torcedor chegou a sonhar com a classificação, mas ficou com um homem a menos numa hora que o técnico Zezé havia enchido o time de atacantes e, com isso, ficou exposto ao contra-ataque. Caiu de pé, bola para frente!
,O presidente do 7 de Setembro, Misso Chagas, mandou uma nota de agradecimento pelo apoio recebido: “Saímos da competição com a sensação do dever cumprido. Triste por não ter chegado à final, mas feliz por tudo que envolveu nossa participação. Agradeço a cada torcedor que marcou presença no Estádio Lauro Koch e em nenhum momento deixou de incentivar; agradeço aos patrocinadores e sócios que nos deram o suporte necessário para manutenção da equipe, em especial à Prefeitura de Braço do Norte pela parceria e Cerbranorte pelo apoio”. Quanto a futuras competições, ainda este ano o 7 de Setembro vai participar do Regional da Liga Amadora Verde Vale, que inicia em agosto, onde buscará vaga para a Copa Sul dos Campeões de 2023.
O que não faltaram foram gols no confronto entre Willemann/Frigosil contra a Realiza Piscinas, no jogo que definiu um dos finalistas do Interempresas de Futsal de Braço do Norte. Na partida de ida, empate em 4 a 4 e, na última sexta-feira, 22, no jogo da volta, o Realiza Piscinas ficou com a vaga vencendo por 10 a 7. Destaque para Vambaster e Lucas, que juntos marcaram 8 gols. Na semifinal feminina, Beto Chapeação/Willemann e Laticínios D´Nonna/Madeireira Pinheiral empataram em 1 a 1, resultado que classificou o Laticínios, pois havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1.
Na outra semifinal, a definição aconteceu em cobrança de penalidades. Assim como havia sido o primeiro jogo, Vila Antena/EF Química e RBN/L10 fizeram um jogo onde não faltaram emoções. Com os goleiros Dener e Daian bem na partida, a noite inspirada do quarteto Picolé, Fabão, Papagaio e Caco foi decisiva na vitória por 5 a 1 do Vila Antena no tempo normal, resultado que levou a decisão para a disputa de penalidades e, novamente, o Vila Antena foi melhor, venceu por 6 a 5 e vai fazer a decisão contra o Realiza Piscinas. As datas das finais foram definidas. Nesta sexta, 29, às 19h45min, jogam Vila Antena/EF Química contra Realiza Piscinas no jogo de ida do masculino e às 20h45min, pelo feminino, jogam Lacticínios D´Nonna/Madeireira Pinheiral contra L2T Academia/Calhas Toninho, e no dia 6 de maio, próxima sexta, acontecem os jogos da volta, invertendo a ordem, feminino primeiro e masculino na partida de fundo.
A conquista da medalha de ouro no Sul-americano de Karatê realizado em Guayaquil, no Equador, rendeu à atleta Leticia Cardoso “San” desfile em carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Braço do Norte. Merecido! Fiz duas perguntas para ela: 1º - Participar de uma olímpiada é um sonho possível? Letícia: Sempre tive o sonho de estar nos Jogos Olímpicos, mas infelizmente o Karatê não participará da Olimpíada de 2024 em Paris, mas estou me preparando para ser a primeira brasileira campeã mundial no Kata. 2º - Este assunto já foi ventilado entre membros do Confederação Brasileira de Karatê? Leticia: Já foi sim! Sou atleta da Seleção Brasileira de Karatê desde 2019, onde me possibilita um grande acesso aos dirigentes da CBK. Desde o ano passado, comecei a participar dos campeonatos na categoria Sênior (categoria principal), onde sou a mais nova da equipe brasileira e obtive ótimos resultados também. Este ano estarei participando da categoria Júnior e da Sênior novamente. Com isso adquiro experiência e busco novos bons resultados.
Acho que os desportistas da região, das décadas de 60, 70, 80 e 90 tiveram o privilégio de conhecer o senhor Daniel Medeiros, o seu “Dani”. Sempre envolvido no esporte, atuou junto ao 7 de Setembro, na escola do Travessão, onde foi diretor, e no Grêmio Estudantil, escolinha ligada ao Colégio Annes Gualberto. Tenho a honra de ser amigo de dois de seus filhos, o Jean, ligado ao voleibol, e o Fernando, goleador que brilhou no nosso amador. Na última quinta-feira, feriado, os ex-alunos resolveram fazer uma homenagem ao seu Dani, organizando um encontro no Estádio Lauro Koch, com direito a uma “pelada” logo após a solenidade. Destaque no futebol para três craques: Makula, Roger “Puta” e Edson “Finho”.
Antes dos resultados, uma correção. Falei na última edição que o campeonato de Gravatal era “tiro curto”, continua sendo, mas aumentou um jogo. As semifinais serão em dois jogos e não em jogo único. Agradeço ao amigo Cemá pela correção. Quanto aos resultados, sobraram emoções. No jogo realizado na manhã do último domingo, o camisa 7 Higor fez dois gols e ajudou o Indaial a vencer o Riacho por 3 a 2 e no jogo da tarde, em outro jogo equilibrado, o Bela Vista venceu o Grêmio Gravatalense por 4 a 3. Destaque para a dupla de atacantes Danilo e Thiago, que balançaram as redes duas vezes cada.
Rodada cheia neste fim de semana no Municipal de Futebol de Gravatal. No sábado, no Estádio Hélio Armando Agostinelli, às 15h15min, vão jogar Bela Vista e Indaial. No domingo mais dois jogos, ambos no Estádio Silvio Zapeline; às 10h jogam Seri e Grêmio Gravatalense e, às 15h15min, entram em campo Riacho EC/União Caeté FC e Ilhota. Na chave A, lidera o Bela Vista com 3 pontos, Seri (foto) e Riacho ainda não pontuaram; na chave B lideram Ilhota e Indaial com 3 pontos e o Grêmio Gravatalenses tem 0 pontos.
A bola vai rolar no Municipal de Futebol de Braço do Norte no dia 14 de maio e, logo no jogo de abertura, vão estar em campo dois times de “camisas pesadas”. No Estádio Lauro Koch, a partir das 17h, jogam São José FC X Associação Atlética União. No São José já estão definidos cinco dos estrangeiros, Andrei, Renatinho e Foguinho, vindos do Metropolitano, mais Marcel, atacante do Turvo, e Ricardinho, que defendeu o 7 de Setembro na Copa Sul. Juntam-se a eles os atletas da casa Fabão (goleiro), Rafa Berto e Guto (zagueiros), Borgert e Graziane (laterais), Reco, Escovinha, Leandrinho, Gabriel Fraga e Luan Fraga (meio campistas e atacantes).
Adversário do São José, o União também montou um verdadeiro esquadrão para enfrentar as batalhas do Municipal de Braço do Norte, que terá em disputa a Taça Joílson Jerônimo. Responsável na montagem do time, o Índio, diretor técnico, já tem confirmadas as contratações do goleiro Passarela, zagueiro Jorge Miguel, volante Jeff, os meias Marcinho e Dito e o atacante Guto. Da casa, completam o elenco Ruani, Ceará, Renato, Baiano, Ganso, Lessinha, Du Longuinho, Papagaio, Léo Prá, Dentinho, Caco e Marcelo Camargo. O Municipal de Braço do Norte vai contar ainda com os times do América, Bela Vista, Madureira e Floresta.
Encerradas as festividades da Festa de São Marcos, voltam neste fim de semana as emoções do Campeonato Municipal de Futebol. No domingo, 1º de maio, acontece o fechamento da segunda rodada, com o confronto entre Florestal EC, que busca sua primeira vitória no campeonato, e o Nacional, que assume a liderança isolada em caso de vitória ou empate. A classificação até aqui tem o Nacional, Municipal e Barrinha com 3 pontos e o Florestal com 0 ponto.
Rafael Vanz Borges, diretor de competições da Federação Catarinense de Bocha e Bolão (FCBB), organizou no período de 21 a 23 de abril, na cidade de São Ludgero, a etapa classificatória da Macrorregião Litorânea na modalidade Individual masculino e feminino. Os classificados se habilitaram a jogar a Etapa Estadual do 2º troféu Pedro Segalotto, o “Pedruca”, uma lenda da modalidade, que acontecerá de 9 a 11 de dezembro em Chapecó. Conquistaram as vagas no Feminino, Noeli, Ika e Regina, as três atletas do Clube 7 de Setembro de Braço do Norte, e a Juli, da FME Timbó. No Masculino, Sandrinho e Robinho do Clube 7 de Setembro de Braço do Norte, Lebre da FME Balneário Camboriú e Denílson do Greon Criciúma foram os classificados.
Com os resultados da última sexta-feira, 22, foram definidos os classificados e confrontos das semifinais do Interempresas de Futsal de Grão-Pará. Quem vai ficar com a Taça Demay Materiais de Construções? Pergunta que começa a ser respondida nesta sexta, no Ginásio Pedro Ivo Campos, a partir das 20h, quando acontecem as semifinais. Segundo colocado da fase de classificação, Transportes Blasius Bonetti/Ave Serra terá pela frente o Mercado Corvo Branco no primeiro jogo da noite e, na sequência, a melhor equipe até aqui, o Barbearia Edy20/São João FC, vai enfrentar o Dedis/Di João, quarto colocado. Tanto as semifinais, como a final, acontecerão em apenas um confronto.