Ação une educação e sustentabilidade ao transformar materiais antigos em novos kits escolares para crianças em 2026
Pontos de arrecadação do Complexo Médico Provida recebem livros, cadernos e apostilas para a 3ª edição da campanha Reciclando o Saber Cadernos, livros e apostilas que estão guardados, sem uso, mas carregados de memórias e aprendizados, agora podem ganhar um novo propósito: ajudar outras crianças a escreverem suas próprias histórias. Com esse objetivo, pensando no ano letivo de 2026 e também na preservação do meio ambiente, o Complexo Médico Provida promove a 3ª edição da campanha Reciclando o Saber, voltada a beneficiar crianças de famílias de baixa renda de Tubarão.
A iniciativa busca arrecadar materiais escolares usados para reciclagem, evitando o descarte irregular e, ao mesmo tempo, transformando o valor arrecadado com a venda desses materiais em novos cadernos, livros e itens escolares, que posteriormente serão doados a estudantes carentes do município.
Segundo a gestora comercial e de marketing do Provida, Natiele Theodoro de Souza, a participação da comunidade é essencial para ampliar o alcance da campanha.
“Contamos mais uma vez com a colaboração da comunidade. Se em casa temos livros, revistas, cadernos ou apostilas paradas, que não servem mais, tragam até os pontos de arrecadação aqui no Complexo Médico. A doação ajuda o meio ambiente e contribui para que muitas crianças tenham melhores oportunidades de aprendizagem”, destaca.
Para que a campanha atinja um grande número de estudantes, o Provida está arrecadando livros, revistas, cadernos e apostilas não mais utilizados, que serão destinados à reciclagem. Os recursos obtidos com esse material serão revertidos integralmente na compra de novos materiais escolares, que serão entregues às crianças atendidas pela ação social.
Arrecadações
As doações já estão sendo recebidas e seguem até o dia 7 de fevereiro, diariamente, das 8h às 23h, nos seguintes pontos do Complexo Médico Provida:
Bloco B: prédio em frente à Avenida Marcolino Martins Cabral
Bloco E: edifício ao lado do Pronto Atendimento (Bloco D), na rua lateral à avenida
Histórico da campanha
Nas duas primeiras edições do Reciclando o Saber, a campanha arrecadou quase quatro toneladas de cadernos, livros e apostilas em cada ano, transformadas em kits escolares doados à Fundação Municipal de Educação, que realizou a distribuição às crianças carentes de Tubarão.