Livro apresenta linha do tempo e reflexões sobre o passado, presente e o futuro do morar
Ao longo de três décadas atuando como estatístico, Marcus Araujo acumulou bagagem suficiente para ser considerado um pensador do mercado imobiliário e retratar os rumos do ato de ‘morar’. Assim, após cinco edições do seu livro ‘Meu Imóvel, Meu Mundo’, que já tratavam do tema de forma bastante ampla e consistente, o autor decidiu, a partir do novo censo demográfico brasileiro divulgado recentemente pelo IBGE, revisitar seu best-seller e incluir novas informações imprescindíveis sobre o cenário atual que o mundo vive. A sexta edição, publicada pela editora Imóvel Books, chega ao mercado com um capítulo inédito dedicado exclusivamente aos resultados do novo Censo, destacando que o imóvel residencial passou a ser o produto mais importante na vida das pessoas, misturando a ele, o espaço de trabalho e o lazer. Essa nova edição do livro será lançada nesta quinta-feira, 30 de novembro, a partir das 20 horas em Braço do Norte, no Restaurante Borgert.
“Somos 203 milhões de brasileiras e brasileiros, nossa população aumentou apenas 6,5% entre 2010 e 2022, mas o total de domicílios agora é de 90,7 milhões, um aumento expressivo de 34% no mesmo período”, salienta o autor. O Brasil atingiu a menor proporção de crianças dos últimos cem anos e a maior quantidade de animais de estimação que moram com seus tutores dentro das casas e apartamentos.
Como a quantidade de imóveis aumentou tão mais que a população? Diante do início do fim do bônus demográfico, será que todas as ideias imobiliárias deverão ter um quarto, uma suíte e uma garagem a menos para lograr sucesso nas vendas? E o que dizer do aumento expressivo dos imóveis para uso temporário no litoral ou próximos as serras e lagos regados ao frescor dos novos formatos de locação da era digital?. Estas e outras questões contundentes sobre o futuro imediato do mercado imobiliário são explicadas de forma didática, leve e não menos precisa por Marcus no livro.
Como já é uma tradição, o autor se permite fazer um exercício de ficção, a aventura de Grace Z., ganha novas páginas, que por mais futuristas que sejam, nos trazem reflexões sobre o presente. O capítulo inédito "Hackeamos o planeta" faz o leitor viajar entre passado, presente e futuro do morar de forma apaixonante e deixa claro que morar é algo inerente à nossa espécie. “A proposta do Meu imóvel, meu mundo é a de sempre estar à frente do seu tempo, e essa nova edição tem o objetivo de manter a sua vocação de vanguarda, concentrado no futuro do morar em qualquer lugar do mundo ou do sistema solar”, explica Araujo.
Prefácio assinada por braçonortense
O prefácio da 6ª edição ficou por conta de Junior Fernandes, autoridade no mercado imobiliário da região Sul Catarinense e Cofundador da VipLar Imobiliária, de Braço do Norte. Junior conheceu Marcus através das redes sociais há 4 anos e desde então tornaram-se grandes amigos e parceiros de negócios, agregando e transformando ainda mais o mercado imobiliário da região e hoje honrosamente faz parte da 6° edição do livro meu imóvel meu mundo.