O Provida dispõe agora de duas câmaras hiperbáricas para tratamento de oxigênio terapia
Tecnologia que oferece grande eficácia em diversos tratamentos de saúde, na modalidade terapêutica de alta performance, é a Câmara Hiperbárica. Ferramenta, em forma de uma grande cápsula, para tratamento de feridas de difícil cicatrização já realizado no Complexo Médico Provida, que recentemente recebeu mais um equipamento para melhor atender a demanda de pacientes.
“A aquisição de mais uma câmara se fez necessário, tendo em vista, sua aplicação em inúmeros tratamentos e para oferecer mais disponibilidade de horários. A importância dessa ferramenta segue estudos científicos, que atualmente apontaram que 85% das amputações foram precedidas por úlceras e muitas delas poderiam ter sido tratadas com a oxigenoterapia hiperbárica antes de evoluírem”, alerta o cirurgião vascular.
Na oxigenoterapia hiperbárica, o médico destaca, que ocorre um aumento de dez a vinte vezes na quantidade de oxigênio dissolvido nos tecidos. Favorecendo muito os locais em que a falta de oxigênio tecidual é o problema principal. Essa ação age como cicatrizante e antibiótica. Auxilia na formação de colágeno, neoformação vascular e na diminuição de edemas.
“O oxigênio aplicado na câmara hiperbárica é utilizado na cicatrização de feridas crônicas e agudas, combater infecções, além de potencializar os efeitos de alguns antibióticos e compensar a deficiência de oxigênio quando há alterações nos vasos sanguíneos. Na câmara, o paciente absorve um oxigênio puro e com maior pressão atmosférica, que estimula o crescimento de células saudáveis e combate o desenvolvimento de bactérias”, explica o cirurgião vascular, Renan Cardoso Candemil.
Os equipamentos do Provida são os únicos na região da AMUREL e podem ser indicados para tratamento de: