Cegero tem participação efetiva na sociedade
Sabe aquele clichê “juntos somos mais fortes”? Pode-se dizer que transmite bem a ideia do que é o cooperativismo. Por meio de grupos de pessoas que atuam em um mesmo segmento, é possível desenvolver um movimento econômico e social, em que a cooperação dos associados promove uma reforma voltada para o desenvolvimento dos membros do meio em que vive.
A visão empreendedora associada ao cooperativismo pode gerar frutos promissores e inovadores, quando bem aplicados. Sua finalidade, além de proteger os mais diversos interesses econômicos e sociais dos trabalhadores, é de garantir o futuro de gerações por meio das ações e a satisfação dos seus associados e colaboradores.
Neste sábado, 3 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Para enaltecer a data, a reportagem da Folha do Vale buscou na região cooperativas com histórias significativas e de sucesso. A exemplo, em São Ludgero, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), que é um retrato de uma instituição que há anos atua de forma eficaz. Além de contribuir com a sociedade por meio de ações, produz rentabilidade para os seus associados.
De acordo com o presidente, Francisco Niehues Neto, o “Chico”, desde que assumiu o cargo, em 2017, o foco sempre foi voltado ao desenvolvimento de uma gestão empreendedora e inovadora. “Fazendo isso, a Cegero proporciona benefícios econômicos e sociais para todos. Além disso, procuramos posicionar a Cegero de maneira sólida no segmento e a preparamos para os desafios futuros”, pontua.
Chico explica que foram várias conquistas nos últimos anos. Entre elas, o Planejamento Estratégico, ISO 9001 e ISO 14001, a nova identidade da Cegero, aquisição de energia no mercado livre, contratação de pessoal por meio de Processo Seletivo, vários treinamentos de pessoal, manutenções de redes, além da ampliação da capacidade de distribuição.
Ações e parcerias feitas com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Apae, Unidade Sanitária Central de Saúde (Pronto Atendimento) disponibilizam testes para covid-19. Eles foram entregues para a prefeitura de São Ludgero, Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte, e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), entre outros.