Onde existe cooperativas o crescimento da região é maior
Em todo o mundo se comora a semana do cooperativismo. As cooperativas celebram este momento com a ideia do dever de cooperar para crescer no desenvolvimento econômico e social dos municípios. A intercooperação, juntamente com a soma de esforços, faz das cooperativas um movimento forte e produtivo.
A Cergral (Cooperativa de Eletricidade de Gravatal) também é resultado deste movimento cooperativista. Uma cooperativa do ramo de infraestrutura, com atuação na distribuição de energia elétrica de forma isonômica e consciente. Tem seu principal foco na expansão do sistema elétrico, acompanhando o crescimento da região. A Cergral ainda atua observando os princípios da cooperação, do desenvolvimento social e, principalmente, levando os benefícios que a energia elétrica proporciona a pessoas e organizações.
“Nós, da Cergral, acreditamos que as cooperativas de eletricidade do Brasil desempenham um importante papel no desenvolvimento econômico e social dos locais onde elas estão inseridas. Pode-se destacar que, onde existe cooperativas, o crescimento da região é maior”, garante o presidente da Cergral, João Vânio Mendonça Cardoso.
A Cergral tem uma história de muitas dificuldades e de muitas conquistas, enfatiza Vânio. “Nem o mais otimista dos cooperados fundadores imaginaria o tamanho, a importância e os locais onde levamos energia nos dias de hoje. E olhando para esse passado e para o que já foi realizado, é que nos sustentamos para planejar o futuro”, elenca o presidente os trabalhos que pretendem ser realizados. “Temos como meta de médio prazo, a construção de uma subestação de 138kV e uma linha de transmissão. Este investimento será de fundamental importância para segurança elétrica, com a melhoria na qualidade do nosso fornecimento de energia, e possibilitando ainda a busca por melhores tarifas. Isto tudo, sem perder o foco da qualidade alcançada pela Cergral”, lembra.