Durante o bate-papo as crianças receberam orientações sobre os cuidados com a saúde e interagiram com os especialistas
A sala de espera da Pediatria do Provida, na última sexta-feira, 18, se encheu de sorrisos e carismas. Mais de 70 crianças, alunos do Colégio São José, das séries iniciais, estiveram presentes em um bate-papo com especialistas em atendimento infantil do Complexo Médico. Os pequenos foram recepcionados pela a gastropediatra, Dra. Mirela Silva de Souza, a enfermeira vacinadora Maysa Fontana, pelo odontopediatra do Provida Odontologia, Dr. Eduardo Martins Pacheco, por colaboradoras do setor e também por uma personagem unicórnio. Tudo organizado para levar diversão e informação.
“Planejamos tudo com muito carinho para que as crianças se sentissem bem e conseguissem aprender um pouco mais sobre os cuidados com o seu bem-estar e saúde. Nosso objetivo foi oferecer a elas, interesse pelo saudável, pelo correto e pelo conhecimento”, destacou a líder do setor de pediatria Aline Mendes.
Um dos temas iniciais foram as consultas médicas pediátricas, principalmente com a explicação da função desse profissional na realização primordial de investigações de alterações ou problemas que possam surgir durante o crescimento.
“De forma lúdica, passamos a eles um pouco da nossa função. Por que precisamos, pesar, medir, escutar, avaliar o desenvolvimento físico e emocional, além de diagnosticar e tratar doenças, bem como orientar sobre a alimentação indicada para cada faixa etária. Informar que o pediatra também acompanha o desenvolvimento infantil, avalia o comportamento e evolução intelectual, entre tantas outras observações necessárias”, conta Dra. Mirela.
Sobre os cuidados com os dentes e a escovação, o odontopediatra trouxe alguns brinquedos para despertar a atenção do público infantil. Para chamar a atenção, uma grande arcada dentária, feita de pano com dentes de massa, uma ovelhinha de pelúcia com uma dentadura similar de um adulto e outros objetos sugestivos a profissão, foram utilizados para integração com os pequenos.
“Por que escovar os dentes com frequência, principalmente após as refeições e antes do dormir, usar fio dental, cuidar com ingestão de alimentos doces e a atenção ao surgimento de cáries. Foram alguns dos temas apresentados. Destacando as cáries como as principais vilãs da saúde bucal, como se forma, o que causa e como evita-las. No encontro, chamamos alguns alunos para virem a frente participar, escovar os dentes dos bichinhos, lembrando a eles que ir ao dentista não é um bicho-papão”, esclarece Dr. Eduardo.
A Borboleta Mágica
A vacinadora Maysa com palavras doces e esclarecedoras, brincou com o tema vacinação. Durante a conversam ela, de forma divertida, contou sobre a necessidade da imunização e de ter o calendário vacinal sempre em dia, para contribuição à saúde. Contou sobre a borboleta mágica. Um simples brinquedo infantil que a criança ao vir ao Provida, ganha para se vacinar e que ajuda, a não ter medo da picada da agulha.