sábado, fevereiro 27Diário online de Braço do Norte

ESF São Francisco de Assis ganha horta vertical

Uma horta vertical foi a maneira que a profissional de Educação Física do Nasf, da Secretaria de Saúde de Braço do Norte, Larissa Della Giustina, encontrou para dar uma ajudinha para os colegas de trabalho.

Larissa atua no ESF São Francisco de Assis, todas as terças e quintas, no projeto Remexa-se, e percebeu que a equipe acaba almoçando no local, já que hoje as unidades de saúde de Braço do Norte não fecham ao meio dia. “A equipe traz o almoço pronto e esquenta aqui, então surgiu a ideia de fazer uma horta para que sempre tenhamos saladas frescas”, conta Larissa.
Por causa do espaço e sombra adequada, uma horta vertical foi a melhor solução. “Pegamos paletes e reaproveitamos potes. A terra gorda trouxe da minha casa e o Maurício, nosso faz tudo (encarregado da manutenção das unidades de saúde), me ajudou a fixar os paletes, furar os potes para que a água escorra, também colocamos pedrinhas no fundo de cada pote, para que a terra não escape”, explica Larissa.
Alface, agrião, rúcula, salsinha, cebolinha, hortelã e morangos fazem parte da horta vertical. “Algumas mudas foram trazidas de casa, outras, como os morangos, fizemos uma vaquinha para comprar, tudo colaborativo e coletivo”, destaca a educadora física.
A intenção agora, segundo Larissa, é fazer um canteiro maior para que sejam plantados chás, que serão servidos aos pacientes que esperam por suas consultas na recepção. “É um gesto pequeno, mas que as pessoas podem fazer em suas casas. Esperamos que nosso exemplo seja seguido e se multiplique”, ressalta Larissa.
Para o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, práticas como a realizada pela Larissa só tem a contribuir. “Elas fortalecem o vínculo das equipes entre eles e com os pacientes. Essas são iniciativas que apoiamos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale