sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Energias renováveis potencializam economia de BN

Exposição fomenta o uso de energias limpas e evidencia o município como polo para geração e distribuição de novos sistemas sustentáveis

A geração de energia a partir de fontes renováveis é 100% livre de emissão de poluentes e está cada vez mais em evidencia no mercado. O município de Braço do Norte está atento às mudanças e por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) planeja ações para curto, médio e longo prazo.

Com grande potencial empreendedor, o município também se destaca na inovação e aposta na geração de energia renovável. Na noite de ontem, quinta-feira, 18 de outubro, foi realizada a 1ª EXPOGD – Exposição de Geração Distribuída de Energias Renováveis. O evento promovido pelo DEL em parceria com a prefeitura, ocorreu no Clube Cruzeiro e reuniu empresários e profissionais interessados nos novos sistemas sustentáveis.

Seis expositores apresentaram produtos e serviços voltados para o ramo da energia, engenharia e obras. “Somos de Tubarão e escolhemos Braço do Norte para trazer nosso produto, pois acreditamos que a região tem um potencial para geração de energia solar e consumo desse sistema sustentável. Com a implantação da energia solar fotovoltaica nas edificações a economia é visível já nos primeiros dias”, afirma Guilherme Nunes, representante da empresa Photonsolar.

Para o prefeito Beto Kuerten Marcelino, a exposição é o início do fomento de um tema que contribuirá com o desenvolvimento da cidade. “Acredito que a EXPOGD seja o primeiro passo de uma ideia macro que poderá ser fomentada nos próximos anos. Energia renovável é um tema pontual e de extrema necessidade para novos empregos, novas oportunidades”, ressalta.

 

Novas tecnologias incentivam energias limpas

A noite foi marcada por troca de ideias e palestras voltadas para a geração de energias renováveis. O Diretor da Ewel Indústria de Esmaltados Werner, Salomão Câmara Werner, abriu a rodada de conversa com a apresentação do projeto piloto inédito de uma turbina sifão de uma usina de geração de energia hidroelétrica. O sistema inovador no Brasil está sendo construído no bairro Represa, em Braço do Norte. Além da apresentação do projeto inédito, o evento contou com a palestra da Consultora do Instituto Ideal, Taynara Mighelão, que abordou “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica”. Já o Engenheiro de Energia, Jhuan de Souza Oliveira, abordou o tema “Oportunidades de Geração de Energia Solar Fotovoltaica”, apresentando as principais oportunidades e benefícios dessa energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale