sábado, janeiro 23Diário online de Braço do Norte

EMPREENDEDORISMO RURAL

Coluna de Paolla Vieira

A agricultura familiar é essencial para o desenvolvimento integrado e sustentável do munícipio. Hoje, o agronegócio representa em torno de 40% do PIB em Orleans. Com isso, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Acio teve a oportunidade de realizar uma ação na propriedade rural da família Menegasso Bagio. A recepção foi feita pelo filho mais velho, que está à frente dos negócios da família, Lucas Menegasso Bagio. Hoje, o empreendimento faz parte da Coperdia (Cooperativa de Produção e Consumo de Concórdia).


O encontro iniciou com um bate-papo sobre a trajetória empreendedora de Lucas, que pontuou a importância da profissionalização com conhecimento técnico e prático, de acompanhar as notícias mundiais e sempre trocar experiências. Lucas é formado em administração, agronomia e investiu seis meses em um intercâmbio nos Estados Unidos, onde trouxe muitas inovações para a propriedade. Na sequência, os jovens fizeram uma visita técnica guiada pela propriedade que hoje trabalha com criação de suínos nas fases de gestação e lactação e também na produção gado leiteiro. Aprendemos os processos de produção, estratégias de negócios e toda a cadeia que faz parte deste sistema.


O empreendimento iniciou em 1979, com os avós de Lucas. Hoje a propriedade conta com 700 matrizes de suínos e 140 vacas, das quais 60 estão em ordenha. No final da visita os jovens receberam um delicioso café da tarde. Foi uma grande oportunidade de aprender sobre o agronegócio da nossa cidade, e o quanto ele é importante para garantir o alimento nas nossas casas.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale