Em tempos de coronavírus, Gravatal alerta para o uso consciente da água

Uso consciente da água se faz necessário neste momento, como a população está passando mais tempo em casa, por determinação das autoridades competentes, o consumo de água aumentou

A água tratada tornou-se tão importante nesta época de combate ao coronavírus, onde os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos e higienização de ambientes, tornaram-se essenciais para o combate à pandemia. O uso consciente da água se faz necessário neste momento, como a população está passando mais tempo em casa, por determinação das autoridades competentes, o consumo de água aumentou. Lembrando também que há estiagem e aumento da temperatura, o que leva o crescente consumo de água e preocupação das concessionárias quanto ao abastecimento de água.

O Instituto Trata Brasil afirma que o consumo médio de água no país é de 155 litros por habitante ao dia. A Organização das Nações Unidas (ONU) fala que 110 litros por dia é a quantidades de água suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa. “Nessa época de quarentena, as pessoas estão em casa quase o tempo todo, acabam usando mais água para lavar roupas, mais tempo no banho, faxinas. Alertamos para o uso consciente da água para não faltar”, alerta o diretor de Concessões e Expansão, Tiago Eyng. Segundo a ONU, até 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.

Este alerta se torna importante neste momento quando a água é essencial na prevenção contra o coronavírus, quando é necessário lavar bem as mãos com água e sabão, sempre, e manter as superfícies limpas. O uso neste momento deve ser priorizado para higiene pessoal, consumo humano, preparação de alimentos, até que tudo se normalize.

Dicas para o uso consciente da água:

  • não tome banhos demorados;
  • reduza a lavagem diária de roupa;
  • acumule a água da máquina para reutilizar e regar plantas por exemplo;
  • evite lavar carros e calçadas;
  • feche a torneira para escovar os dentes ou lavar a louça.

Leave a Comment