quarta-feira, janeiro 27Diário online de Braço do Norte

Eleições 2020: partidos de BN apresentam seus reforços

Recém-estruturado e com pré-candidato a prefeito, relação de novos filiados do PL de Braço do Norte surpreende por número reduzido

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última semana a relação de filiados dos diretórios municipais dos partidos políticos. Em Braço do Norte o PL (Partido Liberal), o qual tem como pré-candidato a prefeito o atual presidente da Câmara de Vereadores José Ricardo Medeiros, ficou em quatro lugar nas novas filiações, com apenas 24 nomes. Apesar da pequena adesão, o partido quer surpreender no próximo pleito.

Vereador Ricardo é pré-candidato a prefeito e pode compor com a vereadora Soraya

O PL tem hoje cerca de 200 filiados e, a maioria, 106, é remanescente de 2003, época em que o PL foi pouso da família Michels e elegeu Maria Edna vice-prefeita em 2004, antes da família migrar para o ninho tucano (PSDB). Para a eleição 2016, a sigla liberal, filiou 15 eleitores que ainda mantém, com os quais obteve 60 votos com quatro candidatos a vereador, não elegendo nenhum.

Já para a eleição 2020, o PL teve baixa adesão, entretanto com nomes que se destacam como possíveis pré-candidatos ao Legislativo, como o ex-vereador Nivaldo Ricken, Isaac Nazário, Renata Schulz, Francisca Leonel, a “Quinha” e João Carlos dos Santos, o “Paulista Pintor”.

A família Michels pode reencontrar o PL neste momento, já que a vereadora Soraya Michels, filha da ex-vice-prefeita pode seguir o caminho da mãe e ser indicada como vice, do PSDB, em uma dobradinha com Ricardo. O PSDB filiou 22 novos membros nos últimos seis meses, entre eles o vereador Celso Onei Martins, o “Torrado”.

O PL conta como principal nome do Estado o senador Jorginho Melo (foto) que esteve em Braço do Norte no início do ano, impulsionando o levante de novas filiações, fortalecendo o partido.

O ex-vereador Emerson Fernandes, o “Mano” que havia se filiado ao PL em março, acabou se filiando no PSL em 3 de abril, prevalecendo a última filiação, conforme entendimento adotado pelo TSE.

PSD e PP foram os que mais cresceram

Tendência natural por se tratar de partidos que estão na Administração Municipal, o Partido Social Democrático (PSD), do Prefeito Beto Marcelino foi o que mais filiou nos últimos seis meses, ao todo foram 149. Já o Progressistas (PP), presidido pelo vice-prefeito Ronaldo Fornazza filiou no mesmo período 48 novos membros. O PSL, do governador Carlos Moisés e ex-partido de Jair Bolsonaro filiou 29 membros.

Partido de Beto e Ronaldo foram os que mais filiaram

Novos filiados nos últimos seis meses em Braço do Norte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale