sábado, janeiro 16Diário online de Braço do Norte

Edição 30/10/2018

Advogadas

O reconhecimento vem ocorrendo, mesmo que não seja na velocidade desejada. A partir de 2021, as advogadas terão direito a ocupar, pelo ao menos, 30% dos cargos diretivos junto a OAB, a alteração no Regulamento Geral exige que as chapas observem em sua composição o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo para todos os órgãos diretivos da entidade. Assim, no mínimo, 30% dos cargos de diretoria dos Conselhos Seccionais, de conselheiros seccionais, de conselheiros federais, de diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e também das Subseções passarão a ser ocupados por advogadas mulheres. Essa é mais uma ação que demonstra o claro reconhecimento da importância da mulher advogada para a advocacia.

Gelson Merisio

É muito complicado analisarmos os números do candidato do PSD ao Governo do Estado, fazer menos votos do que os computados no primeiro turno. É incrível e sem explicações. Perder é normal, inclusive é tradição em Santa Catarina que o vencedor do primeiro turno, perca o segundo, mas os números impressionam. No primeiro turno, dia 7 último, computou 1.121.869 votos fazendo 31,12% dos votos, já no segundo turno neste último domingo, o total de 1.075.242, 28,91%, foram 46.627 votos a menos. É, com certeza, um fato que dificilmente será repetido na história de Santa Catarina ou de qualquer estado, salvo uma situação extraordinária. Primeiro o ex-presidente da Assembleia Legislativa deverá ter a humildade para rever os seus atos e a sua atuação autoritária em termos de partido. Outrossim,  deverá rever as suas estratégias, equivocadas, por ação própria ou de sua equipe, não importa. Foi acachapante e vai ficar na história. Mas, é sempre bom saber que a vida dá voltas, mas muitos se acabaram com resultados menos dramáticos.

Comandante Moisés

Poderia ser uma bela história, de ficção, imaginária, mas é a mais nova história de pessoas que tiveram coragem de enfrentar todas as dificuldades e de até passar por um vexame eleitoral. O coronel, que preferiu adotar para a campanha e as urnas, comandante Moisés, tem 51 anos, fez carreira no Corpo de Bombeiros de Tubarão, onde em 18 anos de serviço passou de comandante a tenente-coronel e corregedor-adjunto. Foi a primeira vez que ele disputou uma eleição, fato usado por ele para conquistar votos. Na campanha eleitoral, ele se apresentava como a mudança de verdade.  Moisés se filiou ao PSL, partido de Jair Bolsonaro, em abril deste ano, com a promessa de despolitizar o Estado. O comandante é natural de Florianópolis, onde voltou a residir há sete meses e, a convite de Lucas Esmeraldino, presidente estadual da sigla e candidato ao Senado, se tornou tesoureiro da sigla. O novo governador saltou dos 1.071.406 votos, 29,72% dos votos no primeiro turno, para 2.644.179 votos no segundo turno, um total de 71,09%. Um resultado consagrador e que coloca uma grande esperança e responsabilidade. Agora é trabalhar na montagem de uma boa equipe e mãos a obra.

Raspa do tacho

Em busca de sacramentar alguns repasses e conquistar novos investimentos, o prefeito Roberto Kuerten Marcelino está em Brasília, ao lado do secretário de Infraestrutura, Marco Antônio de Souza, e o chefe de gabinete, Ramon Beza. A principal visita será ao Ministério das Cidades, onde se busca liberar o depósito dos primeiros 20% das pavimentações das ruas Eugênio Uliano, no bairro, Nossa Senhora de Fátima, e da Travessia, Vila Nova, que já estão licitadas, aguardando apenas esse depósito para que seja dada a ordem de serviço. Outrossim, tenta recursos da ordem de R$500 mil para compra caminhão e moto niveladora. Também no gabinete do deputado João Rodrigues na busca de recursos para atendimento do programa: A fila anda. O retorno está marcado para a quarta-feira, dia 31. Com nova equipe de governo em 2019, algumas dificuldades na liberação de recursos deverá acontecer, esta a razão de agilizar ao máximo, o que puder neste ano.

Dia do Comerciário

Celebrado nesta terça-feira, 30, o Dia do Comerciário é resultado do decreto de Lei n 12.790, de 14 de março de 2013, sendo considerada uma conquista histórica desta classe tão importante no dia a dia do nosso comércio. Aliás, é importante salientar que o sucesso do comércio em geral, também passa pela qualidade e disposição desta categoria. Parabéns e muito sucesso a todos.

São Ludgero

O Prefeito Iba, ao lado de toda a administração, vivem um final de ano de muitas conquistas e obras que estão sendo realizadas. A nova ponte que deve desafogar o trânsito da cidade, especialmente nos momentos de pico, e pavimentações para comunidades do interior. Neste momento a Nova Estrela também comemora os primeiros 800 metros de pavimentação.

Eloi Rodolfo Meurer 

Neste ano perdemos alguns grandes amigos. Eloi foi mais um daqueles que tinha lugar especial em nosso lado esquerdo, no coração. Gostava de contar alguns lances do futebol de antigamente, no Paula Ramos do Rio Pequeno. Cantar era algo que sempre alegrava e proporcionava largos sorrisos. Na atividade profissional, sempre pronto para emoldurar com qualidade e criatividade. Um grande leitor e ouvinte que nos deixou muita saudade, mas estará sempre em nosso cantinho de saudade e recordação. Na foto, nas lentes do nosso grande amigo, Roberto Pereira,  uma lembrança especial.

Finados

É um momento de lembranças, recordações, visita aos cemitérios de todas as cidades, mas com muita responsabilidade. Primeiro com a limpeza e os cuidados com a oportunidade de oportunizar facilidades ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Se cada um cuidar bem, todos se ajudam.

Casuza Jerônimo Santana

Depois de comemorar os seus 85 anos no ultimo dia 24, o ex-vereador e agropecuarista faleceu nesta segunda-feira, deixando uma grande saudade entre seus familiares e amigos. Foi uma pessoa de fibra, de palavra e sempre muito simples. Como escreveu Enerzon Xuxa, em seu livro, Expoentes da Política Braçonortense, “realizando uma campanha de alto nível, baseada numa plataforma de trabalho voltada para os mais elevados interesses da comunidade, foi eleito com expressivo numero de votos”. Foi também Secretário da Agricultura durante a administração de Ademir Mattos. Seu nome fica gravado na história de Braço do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale