sexta-feira, janeiro 22Diário online de Braço do Norte

Edição 1567 – 08 de fevereiro

Capital Inicial

Para os amantes do rock brasileiro, está aí uma oportunidade de uma bela noite em São Ludgero, o show do Capital Inicial. A banda foi formada em Brasília, em 1982. Com o fim do grupo Aborto Elétrico, o início de duas bandas, Capital Inicial e também à banda Legião Urbana. A banda é composta pelo vocalista Dinho Ouro Preto, o baixista Flávio Lemos, seu irmão e baterista Fê Lemos, o guitarrista Yves Passarell e pelos músicos de apoio Robledo Silva, teclado e violões e Fabiano Carelli, guitarra e violão. O show será no dia 05 de abril, com a participação também de Durango Kid. Evento aproveita turnê do grupo pelo sul do Brasil, mais propriamente o Rio Grande do Sul, e tem a assinatura Bicão Eventos, Djalma Produções, X-9 e será na SER São Ludgero. Vale a pena!

Vida que segue

Como o calendário nos assusta. Tudo passa muito rápido. Veja que estamos vivendo agora uma ciranda de nomeações de novos padres em diversas paróquias. Há cinco anos, no dia 07 de fevereiro de 2014, estávamos em Laguna preparando um programa para rádio, junto com o Padre Lenoir que estava se transferindo para a Cidade Juliana e recordo o momento em que a Dona Santina chegou para lhe entregar um presente. Foram cinco anos que passaram muito rapidamente. Ainda bem que as fotos enriquecem estes momentos, oportunizando belas recordações.

Suinocultura

O momento é dos mais difíceis e comprometedores para a nossa classe produtora e para a região num todo. Os suinocultores começaram este ano de 2019 registrando diminuição no poder de compra frente aos principais insumos utilizados na alimentação dos animais: milho e farelo de soja. A queda no poder de compra se deve tanto à elevação nos preços dos insumos quanto à queda nos valores do animal vivo. Segundo o Presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, 2019 deverá ser mais positivo para a suinocultura, até pela troca do governo federal, que deverá oferecer um otimismo no mercado interno. Outra notícia positiva é que vários países importadores de carne suína estão interessados em comprar a proteína produzida com excelência no Brasil. Mas, não é o que vem acontecendo, com o agravante de que os frigoríficos tiveram um grande aumento na cobrança de impostos, devido a mudanças em diversos créditos. Enfim, o otimismo está indo embora. O sinal vermelho já está ligado. É importante que nossas lideranças fiquem atentas, depois da granja e do frigorífico fechado, fica tudo mais complicado para reverter uma situação. O nosso estado de Santa Catarina não pode ficar sem a produção de proteínas e uma boa comercialização, pois, o estrago será muito grande. Estamos vivendo uma das piores situações. É só conversar com as pessoas do meio. Nesta semana, falei com o Secretário de Agricultura, Adir Engels, que demonstrou toda a sua preocupação com a situa-ção. Tomara que as boas notícias cheguem logo e que o governo seja rápido em algumas soluções que passam pela caneta da pasta da economia.

Cerbranorte

Tenho me furtado de utilizar este espaço para falar sobre as eleições que serão realizadas no próximo final de semana. A assembleia na sexta-feira, 15, e as eleições dia 16, sábado. Como estou participando, seria injusto usar este espaço sagrado de leitura.

Vida

Todos nós somos instigados e provocados, todos os dias, a assumir compromissos e desafios. Não temos como traçar uma reta com nossos desejos e concluir como planejamos. É praticamente impossível. Vejam quantas pessoas, neste momento, vivem situações que nem imaginavam. É claro que, isto posto, somos levados a estar sempre preparados e nem sempre estamos, mas temos que ter a disposição para esta realidade. Vejam, tivemos dois livros lançados recentemente, um pelo diretor da Folha do Vale, Fernando Freitas e o outro pelo psicólogo e colunista deste jornal, Robson Kindermann Sombrio. São obras que nasceram de um sonho, de uma provocação e que ganharam uma projeção que pode até ter surpreendido a ambos. E fica sempre aquela pergunta: e o próximo como e quando será? É assim, no trabalho, no esporte, no lazer e na vida. No livro sagrado, a Bíblia, uma passagem nos intima a ficarmos alertas, pois não sabemos a hora e o momento em que estaremos prestando conta com nosso Deus: o Grande Arquiteto do Universo. Estou passando por um belo momento, inesperado, mas que está provocando algo gostoso neste colunista. Medo e, de certeza forma, o desespero vai passando e vamos conhecendo os verdadeiros amigos e dimensionando o tamanho da nossa coragem e competência. Sempre disse aos leitores e ouvintes que somos muito mais fortes do que imaginamos. A vida nos dá esta oportunidade de demonstrarmos e comprovarmos.

Ferramentas

Este último pleito eleitoral deixou bem claro que estamos num momento de grandes mudanças e muita evolução na comunicação com todas as suas ferramentas. Alguns exemplos ficaram marcados em nossa região. Venho acompanhando o trabalho do jovem Laércio Menegaz Júnior, que agora estará em Brasília, comandando o gabinete do deputado Daniel Freitas. Uma conquista pela confiança, mas, especialmente, pela competência. Mas Júnior não se acomoda e introduz uma bela oportunidade para todos nos. Estreia neste domingo, às 20 horas, direto de Brasília, uma conexão direta com o Planalto, onde poderemos deixar perguntas e questionamentos. São as oportunidades que devem ser usadas. Podemos até não utilizar, podemos ter outros contatos, mas o Laércio está se colocando à disposição para ser um interlocutor nosso na capital. Esta oportunidade vai acontecer uma vez por mês. Que possamos prestigiar e enriquecer as nossas informações com alguém que cresceu no nosso dia a dia.

Meio Ambiente

É importante acompanharmos a preocupação que a administração Beto e Ronaldo, vem demonstrando com a conscientização dos nossos jovens em relação para com a natureza. Os jovens na faixa etária entre 12 e 15 anos podem fazer a sua inscrição para o Programa Protetor Ambiental 2019. As inscrições podem ser realizadas através do site: www.funbama.com.br ou retirar a ficha na sede da Funbama. A entrega da inscrição é realizada no dia da prova, que será em 20 de fevereiro, quarta-feira, às 13h30min, no Dom Joaquim. Cuidar do meio ambiente é o mínimo que podemos realizar neste momento em que o Brasil chora vidas que foram consumidas pela ganância do lucro fácil e o desrespeito para com o meio ambiente. Vale a pena participar! Falando em meio ambiente, o prefeito Ronaldo Fornazza e o presidente da Funbama, Raul Coan, foram recebidos em Brasília pelo deputado Ricardo Guidi. A delegação braçonortense foi muito bem recepcionada e teve uma viagem proveitosa.

Programa de Aquisição de Alimentos

Este é um programa que muitas pessoas desconhecem, mas que faz a diferença para centenas de famílias e dezenas de instituições. Proporcionar uma boa e saudável alimentação para a população é algo salutar e representa mais saúde. O programa já vem desde governos passados e em Braço do Norte estará reiniciando a distribuição no próximo dia 19 de fevereiro, nas dependências da antiga garagem, no centro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale