Dom Joaquim comemora a Festa de São João

Festa típica do Santo Festeiro acontece nessa sexta-feira, 9 de agosto

 

Organizado e decorado com afinco pelos professores, funcionários e alunos da escola, o Arraiá do Donja, como é conhecida a Escola de Educação Básica do Joaquim de Braço do Note, tem uma programação imperdível, com atrações e pratos típicos, animação com DJ e mais. Todos se envolveram nas preparações para a festança, que acontecerá nesta sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 19h no Salão Paroquial de Braço do Norte.

 

Comumente festejada no mês de junho, a festa de São João possui uma singularidade de danças e pratos típicos. A festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos. Além de homenagear São João, conhecido também como Santo Festeiro, a festa também homenageia São Pedro e Santo Antônio, o conhecido Santo Casamenteiro.

(Continua depois do anúncio)

 

“Professores, funcionários e alunos do Dom Joaquim empenharam-se na organização que, por si só, já é uma festa. É algo que traz vida e alegria à nossa rotina escolar, pois tudo é feito com muito amor”, conta a assistente Técnica Pedagógica Cristina Neumann Rodrigues. Por meio de provas da Gincana Escolar 2019, os alunos contribuem com a decoração da festa, arrecadação de prendas e com a organização do evento como um todo. “No ano passado retomamos essa tradição, que há anos estava esquecida por nossa escola, e ficamos muito felizes por estarmos novamente na função de trazer essa alegria à toda a comunidade”, ressalta Cristina.

 

Programação

A programação do evento conta com diversas atrações típicas, venda de diversos quitutes (cocada, pé de moleque, cachorro-quente, pastel, pinhão, quentão e outros), pescaria, roleta, músicas, apresentações de dança, e mais.

A animação será realizada pelos professores da escola e pelo DJ Emerson Silva, que tocará durante todo o evento, inclusive, após as apresentações. “Está é a segunda edição do Arraiá do Donja, estamos organizando uma festa semelhante à realizada no ano passado e todos estão se empenhando para repetirmos o sucesso do nosso evento”, coloca Cléder Schulter, assessor de Direção da escola estadual. O Grêmio Estudantil e as turmas da terceira série do ensino médio também participarão da festa com barracas de jogos, brincadeiras e doces.

Professores, funcionários e alunos também estão empenhados na venda da rifa da escola, que sorteará diversos prêmios no dia do evento. Os recursos financeiros adquiridos com o evento são destinados a APP (Associação de Pais e Professores) da escola, que reverterá em melhorias para a escola.

“Nossa expectativa é que o Arraiá do Donja se torne uma festa tradicional no calendário de nossa escola, que conte cada vez mais com a participação da comunidade escolar. Acreditamos que momentos como esse aproximam alunos, pais, professores e toda a comunidade”, destaca Cléder.


Leave a Comment