quinta-feira, janeiro 21Diário online de Braço do Norte

Dois casos suspeitos de Covid-19 em São Ludgero aguardam retorno do Lacen

A Vigilância Epidemiológica oficializou na quinta-feira, 19 de março, dois casos suspeitos do novo Coronavírus em São Ludgero. As amostras para exames já foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) e as famílias orientadas para o isolamento social. Elas serão acompanhadas pela equipe da Secretaria de Saúde. Os resultados dos exames devem sair em 72 horas.

A Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, reforça a importância das pessoas ficarem em suas residências, saírem somente em caso de extrema necessidade e buscarem atendimento nas unidades de saúde se for caso de emergência. “Se o assunto for relacionado ao Coronavírus, durante o dia liguem para o telefone exclusivo colocado na Vigilância Epidemiológica que é o 31910299 e se precisar no período noturno pode ligar para a Unidade Sanitária Central de Saúde no fone 3657 1257”, pede a secretária.

Unidades de Saúde funcionarão no feriado de segunda-feira

Com o objetivo de estarem à disposição da população em atendimentos e orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19) as três Estratégias Saúde da Família (ESFs) de São Ludgero irão funcionar na próxima segunda-feira, 23 de março, feriado municipal, dia do Padroeiro São Ludgero comemorado no dia 26, e antecipado pela Lei Complementar 134/2014. O funcionamento é com base no Decreto Municipal nº 09/2020 assinado pelo prefeito Ibaneis Lembeck e os secretários Léo Fücher e Nilva Schlickmann Pickler.

Com dois casos suspeitos é necessário aumentar ainda mais o suporte à população enfatiza a Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler. Ela aproveita para pedir que as pessoas levem a sério as orientações preventivas. “Atitudes preventivas contribuem para que possamos superar o combate ao vírus sem mortes”, lembra.

Sobre a pandemia oficializada pela Organização Municipal de Saúde, o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o “Iba”, reforça o compromisso da Gestão Municipal em fazer aquilo que for possível para que as famílias permaneçam bem. “É preciso um esforço conjunto do setor público, privado e das famílias em geral para que possamos superar os desafios e alcançarmos êxito no enfrentamento do novo Coronavírus. Por mais que a situação seja complicada é preciso que todos mantenham a calma e sejamos prudentes”, enfatiza o prefeito.

É importante lembrar que a Unidade Sanitária Central de Saúde funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive, feriados.

Lei Complementar 134/2014 – Os feriados de 26 de março e 12 de junho entraram em vigor através da Lei Municipal Nº 50 de 30 de julho de 1966. A Lei Complementar 134/2014, que antecipa os dos dois feriados para segunda-feira se caírem de terça a sexta-feira foi uma reivindicação feita por funcionários e empresários do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale