Este sábado, 25 de maio, é dedicado para alertar a população sobre as principais disfunções tireoidianas

Muitas vezes o nosso organismo apresenta alterações que se confundem com várias doenças. Quando houver suspeitas, a realização de uma consulta clínica e exames, são o caminho para se chegar ao correto diagnóstico. Uma das alterações podem ser distúrbios da tireoide.
“A Tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Está situada na região anterior do pescoço e tem como principal função fabricar o hormônio T4”, explica a endocrinologista da Clínica Pró-Vida, Dra. Camila Campos.
Diante de inúmeras dúvidas sobre o funcionamento dessa glândula o Ministério da Saúde, sinaliza o dia 25 de maio como Dia Internacional da Tireoide. Data que tem como objetivo orientar e chamar a atenção da população sobre as principais disfunções tireoidianas.
Para a especialista quando a tireoide não funciona bem, ela pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando hipotireoidismo ou quando ocorre liberação em excessos, causar hipertiroidismo. Nessas situações, o volume da glândula se altera ocorrendo problemas que precisam de tratamento.
Hipertireoidismo
É um problema no qual a glândula tiroide produz hormônios em excesso, o que reflete em diversas funções do organismo. Nesse caso a glândula é hiperativa, ou seja, trabalha em demasia.
Alguns sintomas são:
– perda de peso repentina;
– taquicardia;
– ansiedade, irritabilidade e nervosismo:
– aumento de apetite;
– tremor nas mãos;
– sudoreses;
– intolerância ao calor;
– fraqueza muscular e fadiga;
– queda de cabelo;
– dificuldade para dormir, entre outros.
Tratamento para Hipertireoidismo
Consiste na ingestão via oral de um medicamento específico que reduz a função tireoidiana e controlam a produção hormonal pela tireoide. Também pode-se fazer radioterapia e em casos de tumor na glândula, pode ocorrer a necessidade da retirada da tireoide.
Hipotireoidismo
É um problema quando a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a correta funcionalidade do organismo. Os sintomas costumam variar, dependendo de cada pessoa e de sua gravidade. Em geral, alguns sinais tendem a se manifestar lentamente, às vezes por muitos anos.
– Fadiga;
– sensibilidade ao frio:
– prisão de ventre;
– pele ressecada;
– ganho inexplicável de peso;
– inchaço no rosto;
– dores, sensibilidade e rigidez musculares;
– queda de cabelo;
– perda de memória;
– depressão, entre outros.
Tratamento para Hipotireoidismo
O tratamento é realizado a base de reposição hormonal, com a ingestão de um comprimido à base levotiroxina (LT4).