domingo, janeiro 17Diário online de Braço do Norte

Dia de Parabéns

Coluna de Ezequiel Selhorst Philippi

Dia de festa para o querido Alessandro Moraes, o repórter Sandro Reis, que comemorou seu aniversário na última quarta-feira, 14. Como ele sempre nos fala: Felicidades, Garotinho!

Incoerência

Vereadores de Braço do Norte, de fato, provaram que é possível, sim, trabalhar no feriado. Sua última sessão foi realizada no feriado nacional de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Discutiram, entre outros assuntos, a anulação do cancelamento do feriado municipal, 22 de outubro, que foi aprovada por eles mesmos. A votação, quando que para grande maioria da população, entidades e lideranças deveria ser unanime para não ter feriado, ficou 5 a 4 para o cancelamento do feriado. Notem que eles mesmos “trabalharam” no feriado e sem ganhar mais nada por isso.

Incoerência 2

Diante do polêmico assunto da anulação do cancelamento do feriado, foi vetada a presença do público na sessão pela presidente da Câmara, Soraya Michels. Visto que ali estavam empresários, jovens e lideranças do município interessadas diretamente na pauta do feriado. O motivo alegado pela presidente foram as restrições devido à pandemia. Pois bem, para quem acompanhou a sessão por vídeo, foi visto durante a sessão pessoas sem máscara, desrespeitando o distanciamento e os cuidados com o Covid.

Incoerência 3

Os vereadores Mário Jorge Danielski (PSD) e José Ricardo Medeiros (PL) lamentaram, mais uma vez, a ausência da vereadora Arlete Ramos (PP) na sessão. Sem justificar sua falta, mais uma vez, a vereadora se furta a participar de decisões polêmicas, pois não é a primeira vez que a parlamentar simplesmente desliga o telefone e não aparece na sessão. Ricardo chegou a revelar que o apelido da vereadora é “Gasparzinho”, o fantasma medroso do desenho animado que desaparece quando acontece algo que teme. No caso, os vereadores teriam que decidir se agradavam o “povão” ou ajudavam os empresários a equilibrarem as contas.

Comício móvel

Com a pandemia, muita coisa teve que ser reinventada, e com as eleições não podia ser diferente, tendo que obedecer critérios e restrições em virtude da proliferação do Covid-19, as chapas de campanhas precisam ser criativas em suas estratégias para chegar aos eleitores. Foi assim que a coordenação Beto e Ronaldo organizou o primeiro comício móvel de Braço do Norte, sem ter a intenção de formar carreata. A ideia vingou, e por onde a caravana passava, o número de carros seguindo foi se criando e aumentando. Está aí uma maneira responsável de estar próximo das pessoas.

Os cumprimentos da semana vão para o empresário Luiz Angelo Sombrio, que nesta sexta-feira completa mais um ano de vida. Aliás, o mês é de festa na família. Na quinta-feira passada, 8 de outubro, foi a vez da companheira Margarete Vitória.

Comércio

Em recente pesquisa, as vendas no comércio varejista de Santa Catarina para o Dia das Crianças registraram aumento de 2,90% em relação ao ano anterior, seguindo a tendência apresentada pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). O balanço é positivo para o comércio, visto ainda que a recuperação da economia segue em um ritmo lento. Porém, alguns fatores contribuíram para o volume de vendas, como a liberação do auxílio emergencial, a redução da taxa de desemprego e a taxa de juros baixa. Outro dado interessante é que as compras em comércio digital triplicaram no período, segundo informações da Fecomércio.

Entre os melhores

A Associação São Ludgero de Karatê foi vitoriosa no último sábado, 10 de outubro, na apresentação do resultado da Primeira Copa do Mundo Virtual de Kata. Além do Brasil, participaram da competição atletas dos Estados Unidos, Chile, Venezuela e Equador. A competição, realizada através do envio de um vídeo, teve 160 praticantes de 33 associações. O atleta e professor Júlio Cesar de Jesus, de São Ludgero, se sagrou campeão na categoria acima de 46 anos. Já Andriel Luan Zander ficou em terceiro lugar na categoria 18 a 34 anos sênior. Uma nova competição será realizada até o final deste ano.

Entre os melhores 2

Para participar, cada atleta enviou um vídeo para a Liga Brasileira de Karatê, entidade Nacional que organizou o evento. Lá, foram separados por categorias, ou seja, por idade do atleta e sua graduação no Karatê. Em seguida, os árbitros nacionais avaliaram cada vídeo e deram as notas mediante as técnicas aplicadas, onde foram conhecidos os resultados por categoria. Para chegar ao resultado final, as apresentações são separadas por Kotos, ou seja, criado cinco grupos de kotos, e avaliada as categorias. Cada koto tem cinco árbitros e, em cada koto, é enviada as categorias, onde os juízes avaliam e dão as notas. Os vídeos, então, são divulgados no Youtube, com as suas respectivas colocações.

Dia das crianças

A Policia Militar de Braço do Norte fez bonito no recente Dia das Crianças. Foram distribuídos 1.450 brinquedos arrecadados em campanha solidária. A ação proporcionou momentos únicos para a guarnição, as famílias e principalmente as crianças, que puderam passar seu dia de uma forma mais especial. Um ato grandioso dessa entidade que vem cumprindo muito bem o seu trabalho no município e região.

Novas leis de trânsito

Sancionada a lei que altera regras do Código de Trânsito, o texto prevê CNH com até 40 pontos para alguns motoristas e estende validade do documento em até 10 anos para condutores com menos de 50 anos. Foi vetado também que o motociclista apenas pudesse ultrapassar com filas, carros parados e baixa velocidade. Continua valendo uma velocidade maior para o motociclista poder seguir destino. As novas regras entram em vigor em 180 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale