DEL em Orleans: Projeto é lançado

Com a participação das lideranças a Administração Municipal e forças vivas do município, foi assinado no Centro de Vivências do Unibave, na última quarta-feira, 25 de setembro, o contrato para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). A parceria firmada entre Associação Empresarial (Acio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Universidade Barriga Verde (Unibave) e Câmara de Vereadores, facilitou o convênio. A ideia é que as diversas oportunidades de desenvolvimento da economia do município e sejam organizadas para instituir um modelo de gestão pelos próximos 20 anos.
O programa é desenvolvido há poucos anos em Braço do Norte e serve como uma baliza nas decisões tomadas pelo gestor. O prefeito Jorge Koch (MDB) destacou no evento a importância do DEL para o planejamento a longo prazo e entende que a cidade possui grande potencial de desenvolvimento na cultura e turismo e empresas que possam vir a se instalar no município, como o setor de tecnologia e na área do turismo. Mas, acredita, que é preciso aumentar o sentimento de pertencimento do orleanense com o poder público, e a confiança dos investidores. Com o planejamento estratégico nossa cidade vai dar um passo à frente.
Os participantes da reunião estão otimistas com o momento, sustentando que a implantação do DEL é uma necessidade da administração pública. O empresário Ubirajara Pickler lembra que desde que o programa foi apresentado há mais de quatro anos, o município já vislumbrava o modelo e seus resultados práticos positivos. Ao seu lado, a presidente da Associação Empresarial Thayni Librelato falou que implantar o programa é apostar de maneira mais firme na consolidação do futuro de Orleans.
Osmar Vicentin, consultor e coordenador do DEL pela Facisc que esteve na cidade assinando o convênio e explicando o programa, conta que o método e tem como base o modelo de Essen, na Alemanha. O DEL objetiva instituir um modelo de gestão, que possibilite a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável de Orleans.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Ou mande e-mail para [email protected] com o assunto Login. Sempre de segunda a sexta-feira, das 09h às 12 horas ou das 13h30min às 17h30min.


Leave a Comment