sábado, janeiro 23Diário online de Braço do Norte

Definido

Coluna de Fernando Freitas

Hélio Alberton Júnior, o “Helinho”, é o indicado pelo PP como candidato a prefeito, e o vereador Murilo Kulkamp Nilzen, como vice pelo MDB (foto). Outro nome que estava disponível pelo partido era o do ex-presidente da Cergapa, Ademir Steiner, que foi preterido em detrimento ao jovem vereador. O ex-prefeito Amilton Ascari, o “Breca” (PSD), oficializou a dobradinha com Vilibaldo Michels, o “Vili” (PL), de vice. Pela primeira vez na história dos partidos, PP e PSD não estão juntos em uma eleição na cidade.

Estratégias

Sem dúvidas será empolgante acompanhar pelas redes sociais, e podermos comentar semanalmente aqui, as estratégias e ações adotadas pelos agora indicados candidatos a prefeitos por toda a região. Em Braço do Norte, em especial, notamos que as primeiras postagens dos candidatos pela oposição, Emerson e Ricardo, depois de anunciarem que são candidatos, foi justamente tendo como pano de fundo ruas que não receberam pavimentação, ou seja, a atenção da atual Administração. Já Beto Marcelino postou o reconhecimento que o PSD estadual está dando ao trabalho desenvolvido por sua equipe, que serve de exemplo para toda a Santa Catarina, na redução média de 88 dias para a abertura de uma empresa na cidade. Ronaldo, seu vice, apesar de estar no Facebook, não é fã deste meio e abre mão, até o momento, desta tecnologia.

Empate

Se a eleição de Braço do Norte terminar empatada? Quem vai ser o prefeito? Parece algo distante e improvável, mas aconteceu em Grão-Pará há oito anos. Naquela eleição, Valdir Dacorégio e Amilton Ascari fizeram o mesmo número de votos. Por ser mais velho, Ascari assumiu o Executivo. Em Braço do Norte, coincidentemente, os dois candidatos a prefeito nasceram em 1983. Emerson Fernandes, o “Mano”, em São Paulo, em 29 de setembro, portanto, completa 37 anos no domingo que vem. Já Beto, nasceu em Braço do Norte, em 13 de abril.

Sem energia

Para possibilitar a substituição de novos condutores, haverá um desligamento na rede elétrica em Braço do Norte, no Bairro São Basílio, no próximo domingo, 20 de setembro, das 7h às 12h.

Parque Verde

Apresentado na quarta-feira, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Local (DEL), a ideia de se criar o parque verde linear à margem direita do Rio Braço do Norte, ao lado da cabeceira da Ponte Celso Kindermann, no Lado da União. O projeto está nas mãos das Câmaras Técnicas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Fazzenda Termas?

Proprietário do Fazzenda Park Hotel de Gaspar, Francisco Graciola, sócio de uma das maiores construtoras do Estado, a FG Empreendimentos, de Balneário Camboriú, esteve hospedado no último final de semana no Hotel Termas, em Gravatal. Sua presença foi notada pela nada discreta chegada e partida: de helicóptero. É a segunda vez em menos de um ano que o empresário visita à região. Sua passagem no Sul acontece após a aquisição de um hotel em Piratuba, balneário de águas termais no Oeste catarinense. Não há informações de que tenha adquirido qualquer área na região.

Visita

O anúncio da retomada das atividades em parques aquáticos e complexos de águas termais, anunciado na última terça-feira, aconteceu dois dias após o governador Carlos Moisés ter participado de um evento em Tubarão. Sábado, esteve no lançamento da candidatura de Diego Goulart para prefeito, contando com a participação de diversos candidatos da região, inclusive de lideranças do PSL em Gravatal. Alguns garantem, inclusive, que Moisés esteve, discretamente, na cidade termal, antes de se deslocar a Tubarão.

Embate

O radialista e pré-candidato a vereador pelo PSDB, Paulo Henrique, gravou um áudio na última quarta-feira e compartilhou em diversos grupos acusando o prefeito de Braço do Norte, Beto Marcelino (PSD), de tentar prejudicar a sua candidatura. Incita seus seguidores a compartilhar o áudio e classifica a ação do alcaide de desumana, ao acusa-lo de, através de sua assessoria jurídica, preparar o ingresso na Justiça Eleitoral de processo para que ele não seja candidato. Será que só eu que fiquei curioso para saber que processo é esse?

Em campanha

O presidente do PSL de Braço do Norte, Gilberto Alves Junior, que assumiu em fevereiro deste ano a gerência de Novos Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo de Estado, deixou o cargo. Responsável, entre outras atividades, em analisar propostas de projetos e empresas que queiram se instalar ou expandir suas atividades em Santa Catarina, Gilberto fazia parte da equipe do ex-secretário Lucas Esmeraldino. Com o ingresso do novo secretário, a vaga, há cerca de 30 dias, foi colocada à disposição. Agora, Gilberto se dedica à campanha para eleição de Emerson Fernandes, o “Mano”.

Brinquedo

Até 9 de outubro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza a campanha de arrecadação de brinquedos que serão destinados a instituições de proteção à infância. Os donativos podem ser entregues em todas as unidades da instituição. Vale destacar que os materiais doados podem ser novos ou usados (em bom estado), devendo estar higienizados, conforme medida de prevenção ao novo coronavírus.

Perigo

A imediata recuperação da lateral da pista da Rodovia SC-108, próximo ao limite dos municípios de Braço do Norte e São Ludgero, que se encontra com um grande buraco e deslizamento em grande proporção foi solicitada pelo deputado estadual Volnei Weber através de um pedido de indicação ao Governo do Estado. A situação é bem crítica e tem colocado em risco a vida das pessoas que por ali transitam. Precisamos que os governantes se solidarizem com a situação e providenciem a recuperação imediata, explicou o parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale