quinta-feira, janeiro 21Diário online de Braço do Norte

Defesa ou ataque?

Voo do Mosca

A suplente de vereadora Maria Renata Schulz Dorpmuller, a “Renata do Taxi”, acaba de ser empossada como coordenadora da Defesa Civil de Braço do Norte. O cargo comissionado estava vago há cerca de 30 dias com a saída de Juliano Fernandes. O convite foi feito à motorista pelo prefeito Beto Marcelino e as boas vindas dada na última segunda-feira pelo presidente do PSD, Charles Bianchini. Renata era a uma das principais pré-candidatas a vereadora pelo PL, partido que faz oposição ao prefeito Beto e pretende lançar o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Medeiros, como candidato ao Executivo. Há quem garanta que esta foi uma jogada no tabuleiro das eleições só para tirar Renata do páreo e enfraquecer a oposição. Agora, Beto terá que torcer para nenhuma catástrofe climática acontecer até 15 de novembro, porque se depender da ação da Defesa Civil…

Cuidado com as palavras

O prefeito Beto Marcelino (PSD) tem tomado todos os cuidados possíveis para não tropeçar nas palavras ou falar algo que dê um sentido ambíguo. Bastou postar nas redes sociais uma frase em que dizia que “a obra da Ponte da União era aguardada há mais de 50 anos pela comunidade de Braço do Norte” para que a “turma da corneta” começasse a pegar no seu pé. Dizer que o bairro não é tão antigo assim. Poucos sabem que, apesar de não fazer parte do município até o final da década de 1990, o Lado da União é uma das localidades mais antigas da região e residência de históricas personalidades. Nada que a leitura de um livro não resolva.

Cidadão

Ex-presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Braço do Norte, Valmir Meurer Izidório teve aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores de Braço do Norte a indicação para que receba o título de Cidadão Braçonortense. Natural de Lauro Muller, Valmir possui um escritório de advocacia há 25 anos na cidade. No campo político, já foi presidente do PP e coordenador de campanhas eleitorais. A indicação foi da vereadora Arlete Ramos.

Ciclovias

Os empresários Fernando Torres Fernandes e Douglas Jung Junior, o “Alivia”, que faleceram vítimas de atropelamentos ao pedalarem às margens de rodovias estaduais, terão seus nomes eternizados nas duas ciclovias da cidade. A proposição é do vereador Rafael Borgert, que teve aprovadas as indicações na última sessão para que a ciclovia da Avenida Getúlio Vargas leve o nome de Fernando Fernandes e da Avenida Jorge Lacerda, localizada nos fundos da Igreja Matriz, de Douglas Jung.

Transferido

A 3ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, evento que seria realizado em 2020, diante da pandemia Coronavírus, foi suspenso para 2021 pela Comissão Organizadora. São Ludgero participará desta premiação por ser referência para o Brasil na área de coleta e tratamento de esgoto nas áreas urbana e rural, com reconhecimento público através do prêmio Fritz Müller e o renomado Instituto Trata Brasil. A cidade alcançou o marco zero, ou seja, o percentual de 100% de esgoto sanitário tratado no dia 22 de março de 2018, Dia Mundial da Água. E o investimento segue, por se tratar de um projeto contínuo.

Problema

Com a chegada de três novos caminhões caçambas para a Prefeitura de Braço do Norte, o secretário de Infraestrutura, Antônio Bittencourt de Souza, passa a ter um “bom problema”, se é que existe um problema bom. Não há motoristas habilitados para todos os veículos. Soma-se a conta o lamentável falecimento do motorista Laércio Carvalho, o “Bucho”. A Administração estuda chamar novos servidores. Se o problema antes era não ter máquinas, agora é não ter quem as dirija.

Interditada

Prossegue durante esta semana a detonação de rochas na Estrada Geral do Rio Santo Antonio. A medida se faz necessária para a continuidade do trabalho de alargamento da via, reiniciado há três meses. Por isso, o trânsito durante o horário comercial, está interditado entre a Figueira, próximo ao asfalto, e a igreja da comunidade. Quem pretende se deslocar até a localidade deve ir pelo Pinheiral ou pelo Azeiteiro. Não há um prazo para a conclusão da obra.

Juventude 1

Boa parte da população ainda acredita que a onda de renovação e mudança da eleição passada ainda seja sentida este ano na escolha de novos prefeitos e vereadores. Em Gravatal, por exemplo, a briga pela Prefeitura, além do aspecto renovação, mais parece uma disputa de uma corrida rústica. Tudo porque a maioria dos pré-candidatos que estão se apresentando tem menos de 40 anos e com um fôlego muito forte.

Juventude 2

O nome do Clei Rodrigues, o “Clei da Farmácia”, 37 anos, foi consenso entre a Executiva do Progressitas (PP), oficializado como um pré-candidato. Clei, que é farmacêutico e trabalhou por sete anos na Farmácia Básica da Prefeitura antes de pedir exoneração, cursou Gestão Pública em Harvard, uma das principais universidades do mundo, localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Entrega

Prefeitura de Braço do Norte espera poder entregar ainda este mês a Ponte da União para a passagem de automóveis e pedestres. A chuva que caiu esta semana e a previsão de mais chuvas na semana que vem pode atrasar este prazo. Quanto à inauguração, está prevista apenas para depois da eleição, quando toda a obra estiver pronta, inclusive inaugurada.

Indicações

Responsável pela Comissão Municipal de Trânsito, o secretário Municipal de Agricultura, Adir Engel, esteve na Câmara de Vereadores na última segunda-feira para solicitar aos vereadores para que, antes de colocar em votação qualquer projeto de lei que determine a nomenclatura de rua, que consultem os moradores da localidade, principalmente no interior. Há diversos casos em que nomes foram dados a estradas em que nenhum dos residentes conhecem o homenageado. Sentiram-se desprestigiados, já que poderiam indicar alguém falecido daquele local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale