sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Decreto limita em 50% o número de funcionários nas indústrias

Após reuniões com autoridades e representantes da Acivale (Associação Comercial e Empresarial do Vale de Braço do Norte), o prefeito Beto Marcelino assinou, nesta quinta-feira, 19, ao Decreto nº 17, que determina novas exigências de prevenção contra o Covod-19 para as indústrias no município. A partir desta sexta-feira, 20 de março, as indústrias devem operar com, no máximo, 50% dos funcionários. O decreto exclui as fábricas no ramo alimentício.
“Como o decreto estadual determina que as empresas operem com capacidade mínima neste período, mas não quantifica um percentual, decidimos, em conjunto com a Acivale, criar algumas regras para minimizar a circulação de pessoas, o que dificultará a proliferação do vírus”, esclarece Beto.

O decreto determina os critérios que os empresários deverão utilizar na dispensa dos seus funcionários. “Serão por grupo de risco, que inclui os idosos, diabéticos, hipertensos, as pessoas com insuficiência cardíaca e renal ou doenças crônicas”, explica. “Faço um apelo também para que liberem aquelas mães que tem seus filhos em casa. Pedimos para que nesta seleção, os empresários, dentro do possível, liberem estas colaboradoras”, solicitou o prefeito.

As medidas previstas podem ser alteradas a qualquer momento, dependendo da evolução do quadro epidemiológico do município. “Se tivermos necessidade, se evoluir o quadro de novos casos, teremos que tomar atitudes mais rígidas, como o fechamento das indústrias que não são alimentícias”, adverte. “Peço a compreensão dos empresários, pois estas medidas são voltadas a saúde pública de seus funcionários e de sua família, enfim, de todos nós que moramos em Braço do Norte.

O presidente da Acivale, Evaldo Niehues Júnior, por nota e áudio divulgado nas redes sociais, reiterou o compromisso da entidade em estar junto com as demais entidades organizadas da sociedade. “Assim, visando conferir tranquilidade a todos os moradores de Braço do Norte”, salientou.

Os órgãos de segurança do Estado, em parceria com a Prefeitura, realizarão a fiscalização a partir desta sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale