sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

De molho

Coluna de Fernando Freitas

O deputado Volnei Weber comunicou, através de suas redes sociais, na última segunda-feira que desde a última sexta-feira estava apresentando sintomas semelhantes ao do coronavírus: febre, dor no corpo e dor de cabeça. Realizou alguns exames e na última quarta-feira realizou a contraprova para detectar se, de fato, testou positivo para a doença.
Por isso permaneceu em isolamento e seguindo todas as recomendações médicas. Solicitou a quem teve contato com ele na última semana, mesmo que tomando todas as medidas protetivas, que fique atento ao aparecimento de qualquer sintoma.

Recuperados

Os prefeitos de Braço do Norte, Beto Marcelino e de Rio Fortuna, Lindomar Balmann, que testaram positivo ao coronavírus, já cumpriram os dias de isolamento e retornaram, na última sexta-feira, ao trabalho. “Coradinhos” e até com um pesinho “extra” devido ao confinamento, brincam que venceram também a anorexia.

Registro

Sob a coordenação da chefia de Gabinete da Prefeitura de Braço do Norte, que tem como responsável Ramon Beza, e com a supervisão do novo presidente da Academia de Letras de Braço do Norte, Dagmar Mafei, um novo capítulo da história do município está sendo escrito. Moradores da cidade estão sendo convidados a contar “passagens e causos” vividos nos últimos anos em um livro que pretende ser lançado na comemoração do aniversário da cidade em outubro.

Virtual

Tomou posse na noite desta quinta-feira, 16 de julho, como presidente do Lions Clube Vale do Braço do Norte, a companheira Marlise Nazário Eliseu. Segundo a entidade, é a segunda mulher a assumir está nobre missão nos 40 anos do clube. A troca de comando foi em uma reunião online.

Sem esperar

O ex-secretário de Planejamento da Prefeitura de Braço do Norte Vânio de Oliveira, o “Vaninho”, agiu rápido, na última terça-feira, ao ser comunicado que o recém recuperado escadão do município teria sido alvo de vandalismo por algum pichador. O próprio Vaninho, com pano e solvente em mãos, foi até o ponto de ônibus retirar a pichação feita no azulejo. Como a tinta não saia por completo, acionou a Secretaria de Obras, através do diretor Charles Koch, que disponibilizou um material mais apropriado para limpar o local.
Chama a atenção aqui a presteza do ex-servidor público que, mesmo afastado da Prefeitura, mostra seu amor pela cidade. Neste momento não existe cor partidária ou torcida por time de futebol. Estamos todos na mesma equipe. Temos que entender que os locais públicos são extensões de nossas casas. Temos que ter pelos locais coletivos o mesmo amor e carinho que temos com nosso lar, pelo cantinho em que vivemos.
Outro ponto positivo é a revolta popular pelo vandalismo. Não passou despercebido aos olhos dos moradores que denunciaram o fato através das redes sociais. Tão importante quanto a ação de recuperar rapidamente, está o fato da indignação. Ela só seria mais completa se todos aqueles que destilaram sua raiva e desconforto com a agressão ao bem público dedicassem, no mínimo, uma hora por semana do seu tempo para uma ação comunitária: varrer a rua próximo da sua casa, recolher o lixo que entope o bueiro, assumir algum trabalho voluntário em alguma instituição… Correção e moral se pregam dando exemplo.

Tem culpa, sim

Tive a honra e o prazer de realizar uma live com o ex-governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo na quinta-feira, 9 de julho. Bem à vontade, durante quase uma hora, Colombo contou causos, mas também falou sério. Ao ser questionado se o governador Carlos Moisés tem responsabilidades na CPI que apura o pagamento ilegal de R$ 33 milhões em respiradores, disse que se Moisés sabia da compra, ele tem culpa, por permitir a negociação. Porém, se ele não sabia, também tem culpa, por omissão. Em qualquer um dos casos, deve pagar pelo erro. Raimundo Colombo tem sido um feroz defensor do jogo limpo pelas redes sociais. Lembra que uma notícia falsa propagada pelas redes sociais na véspera da eleição passada prejudicou o seu retorno ao Senado.

Vai esquentar

Depois de uma semana gelada, com temperaturas próximo a zero grau e de uma quinta-feira chuvosa, a sexta-feira será de sol entre nuvens prenunciando o final de semana de sol e temperaturas que chegam próximo aos 30 graus em toda a região. Haja saúde para aguentar estas mudanças bruscas no clima.

Correção

Chama-se Vanuza Barcelos (não Sebold) a pré-candidata a vereadora pelo MBD de Braço do Norte. A radialista, que adotou duas crianças, está em licença maternidade e conta com o apoio do cunhado e presidente licenciado do MDB, o vereador Israel de Souza, que já anunciou sua desistência de concorrer à prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale