Crueldade punida

A Comarca de Criciúma condenou o autor do envenenamento da cadela “Pulga”, ocorrido na cidade, com indenização aos tutores em R$ 4 mil. O fato, na época, causou grande comoção, viralizando nas redes sociais, inclusive com uma passeata de defensores da causa animal. A defesa dos tutores, além de provar o vínculo afetivo entre o animal e a família, conseguiu comprovar o envenenamento por câmera de vigilância da residência do casal. Essa punição soma ainda mais no pensamento: o que leva um ser humano a chegar nesse ponto?

Aeroporto de Jaguaruna

O aeroporto, que inicia hoje, 20 de dezembro, voos para Porto Alegre, poderá ganhar novos destinos em breve, possivelmente Joinville e Chapecó. A ideia é dar musculatura aos voos regionais, trazendo voos do Sul para o Oeste e Norte de Santa Catarina. As negociações estão avançando, dependendo de acordos no Estado. A expectativa também é grande para a confirmação do um novo voo para Guarulhos, aeroporto que não só distribui voos para o Brasil todo, mas para o mundo afora. Atualmente, Jaguaruna tem somente voos para Viracopos, em Campinas, e para Congonhas, em São Paulo.

Carteira do Estudante

O Governo do Estado lançou pelo aplicativo “Estudante SC” a carteira do estudante para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. A carteira, entre outros benefícios, serve como comprovante de meia-entrada para os eventos sociais e culturais no território catarinense. Para os estudantes de universidades, ainda devem aguardar o desfecho da Carteira Nacional proposta pelo Governo Federal.

CNH

A Câmara dos Deputados cancelou a votação das novas leis de trânsito propostas pelo presidente Bolsonaro que aumentaria a validade da Carteira de Motorista, de 5 para 10 anos, e a quantidade de pontos, de 20 para 40. O relator na Câmara entendeu que a proposta é um exagero. A votação ficará para o ano que vem. A briga também continua com a questão dos radares que foram autorizados a serem colocados novamente no último fim de semana.

Tubarão

Não entendo o porquê do novo acesso São Martinho a BR-101 não foi liberado ainda, se já está tudo pronto, inclusive com sinalização. Os próprios aplicativos de GPS já direcionam o motorista passar por ali. O momento agora seria de grande utilidade com a ida às praias, por exemplo. Sem contar a entrada de Tubarão, que ficaria menos movimentada.

Bolsas de Estudo

As bolsas de estudos do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) irão aumentar a partir de 2020. Elas passam a cobrir integralmente as mensalidades dos alunos de graduação, antes o valor era de 70%. A mudança vale para a modalidade Desenvolvimento Regional, que atende 1.186 estudantes no estado – as demais já ofereciam 100% de bolsa. O Proesde faz parte do Programa de Bolsas Universitárias – Uniedu, do Governo de Santa Catarina. Outro benefício que passa a valer a partir de 2020 é a permissão para que o bolsista, em todas as modalidades do Proesde, participe de mais de uma edição do Programa até o final do curso de graduação.

 

Reunindo os amigos do pedal, o Grupo de Ciclistas Giba Cicle de Orleans realizou sua confraternização de final de ano no último domingo, 15. Para comemorar, também fizeram o que mais gostam: pedalar. Muito bom! Uma atividade que une amizade e saúde. Parabéns e sucesso a todos.

Leave a Comment