quinta-feira, janeiro 28Diário online de Braço do Norte

COVID-19

Coluna de Michell Sombrio

A China anunciou na semana passada que foi encontrado o novo coronavírus na superfície de asas de frango enviadas do Brasil. Um lote de produtos estava passando por uma fiscalização de rotina e foi detectado o vírus em algumas embalagens.
O Governo chinês determinou o recolhimento dos produtos e as pessoas que tiveram contato com a carne não tiveram nenhuma contaminação. Não foi a primeira vez que a China detectou o vírus em embalagens ou produtos importados. Recentemente, uma carga de camarões vindo do Equador também continha o vírus.
Segundo a Bloomberg, a prefeitura de Shenzen recomendou cautela aos moradores. As autoridades brasileiras afirmam que a exportação de frango não deverá ser afetada, entretanto, a Filipinas já suspendeu a importação de frango temporariamente.

Alta no setor de serviços

O setor de serviços obteve uma leve alta depois de quatro meses de queda. Em abril a queda foi de aproximadamente -11% e maio -0,5. Em junho o setor foi melhor, subiu 5%.
No primeiro trimestre, a queda foi de -3%, já no segundo chegou a -15%. Com essa leve recuperação de maio e junho, as expectativas são boas para recuperar as perdas que o setor teve até agora.

Polo de Inovação

A tecnologia e inovação já estão bem presentes em nosso Estado. Tanto é que o setor de tecnologia representa 5,5% do PIB de Santa Catarina. Somos o terceiro estado que mais emprega neste setor, que por sua vez tem uma remuneração acima da média.
Este projeto inovador em Braço do Norte será criado dentro da Unisul, facilitando o desenvolvimento de novos negócios e aperfeiçoando os já existentes. Um polo como este conecta diversos atores de desenvolvimento econômico, como; setor produtivo, poder público, setor de ensino, empreendedores e empresas, todos com um objetivo claro: fortalecer a economia.

CODESIGN

Tive a oportunidade de participar como codesign de um projeto que está sendo desenvolvido pela Strive, o braço de inovação e empreendedorismo da Weber Empreendimentos, em parceria com a Unisul e Impact Hub Floripa. A metodologia codesign, que foi implementada, serve para que diversas pessoas, colaboradores, designers, arquitetos e parceiros possam auxiliar no desenvolvimento do projeto.
A ideia central dos envolvidos é criar um espaço criativo, colaborativo e aberto para que as empresas interajam e inovem com seus públicos. Nesses lugares, as pessoas são embaixadoras da ideia e do negócio. E o ambiente do coworking (espaço onde várias empresas e empreendedores dividem o mesmo espaço) pode oferecer o máximo de troca de experiencias.
Foram várias pessoas de Braço do Norte que participaram do primeiro passo do projeto esta semana. E pude ver que tem muita gente com vontade de fazer a diferença.

PRONAMPE

O Governo prorrogou na última quarta-feira o Programa Nacional de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. O Programa se encerraria neste dia 19, porém foi estendido por mais 90 dias e com uma injeção de R$ 12 bilhões para uma nova rodada de empréstimos. Dinheiro para emprestar os bancos têm. Garantia e aval o governo dá, o grande problema é vencer a burocracia e passar no crivo do banco para ter acesso a este dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale