Costureiras confeccionam máscaras para serem doadas a idosos

Utensílio, porém, só pode ser usando em último caso e deve ser bem lavado antes

A solidariedade e o amor ao próximo fizeram com que a costureira Ivonete Morais Wiggers, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Braço do Norte, aceitasse o desafio de fabricar com o resto de tecidos de suas costuras, máscaras para doar aos idosos do município.

Ivonete resolveu costurar as máscaras atendendo a um apelo da Casa do Voluntário, que propôs que costureiras da cidade doassem o utensílio, que está sendo repassado à Secretaria Municipal de Saúde e doados aos idosos. Entretanto, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em Braço do Norte alertam: a máscara de tecido somente deve ser usada em caso de última necessidade.

“É importante salientar que a máscara que está sendo distribuída aos idosos não protege contra o coronavírus. No máximo, reduz a probabilidade de infecção. Portanto, o idoso não pode pensar que pode simplesmente colocar a máscara e sair pela rua, acreditando que está protegido. Não está!”, enfatiza a enfermeira Eliane Cristina Martins, coordenadora da Casa do Voluntário. “A máscara de tecido deve ser usada pelo idoso apenas quando ele apresentar sintomas como tosse, febre, coriza e precisar se deslocar até um Unidade de Saúde, ou se tiver com falta de ar e outros sintomas e precisar ir até o hospital. Ainda assim, somente se estiver em falta a máscara descartável, que é muito mais eficaz”, acrescenta, recomendando estritamente que a máscara deve ser lavada e secada ao sol antes do uso.

A confecção das máscaras está sendo realizada por meio de uma ação voluntária em que várias costureiras do município estão participando. As doações de materiais, como tecido e elástico, podem ser feitas na Secretaria de Saúde, com a enfermeira Eliane Cristina. Novas voluntárias também são bem vindas. Ivonete, a nosso pedido, gravou um vídeo ensinando a fabricar estas máscaras. Lembrar que, além da Ivonete, outras costureiras estão confeccionando voluntariamente as máscaras que são embaladas por voluntários e entregues à Secretaria de Saúde.


Leave a Comment