quinta-feira, janeiro 21Diário online de Braço do Norte

Coronavírus: dois moradores de BN estão na UTI

Empresário de 37 anos e idosa de 84 estão internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão

Rafael Boeing Silvano, o “Maradona”, 37 anos, e Dona Joaninha, a “Dona Joaninha”, 84 anos, estão internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ela, tradicional moradora do Bairro Rio Bonito, já testou positivo para Covid-19. Rafael, empresário do ramo de equipamentos para alimentação, ainda aguarda os exames para comprovação da doença.


“Tendo em vista todos os sintomas, inclusive na tomografia (vidro fosco), sim, ele é positivo para coronavírus”, postou a esposa, Roberta Borges Bernardo Silvano, no início da madrugada de quinta-feira, nas redes sociais. Rafael começou a tossir na quarta-feira, 18 de março. Ela se agravou para uma febre na sexta-feira, 20. Como ele estava sentindo falta de ar, fizeram uns exames no Hospital Santa Teresinha. “Apesar da febre dele ser bem alta, atendiam e mandavam para casa. Até que, na madrugada de domingo para segunda-feira, ele se sentiu mal, com falta de ar, e chamaram o Samu. Levaram ele direto para o Hospital de Braço do Norte”, conta Caroline Boeing Silvano, irmã de Rafael. “Como ele é comerciante e atende um monte de gente, não tem como saber de onde pegou a doença. Além disso, ele esteve em Florianópolis e foi para a praia nos últimos dias antes da quarentena”, explica a irmã.

“Porque vim aqui expressar isto? Para que todos saibam que este vírus é devastador. Ele não atinge apenas idosos e muito menos é só uma gripezinha. Rafa sempre praticou esportes, nunca sequer uma gripe pegou. Sua saúde estava muito bem. Os sintomas se alastram muito rápido”, alertou Roberta na sua postagem. “Então, por favor, não pense que, ‘ah! Se eu pegar, será só uma gripezinha’. Só quem está passando por isso pode falar com propriedade. Por favor, fiquem em casa”, diz a esposa do empresário, que foi transferido na noite de quarta-feira para Tubarão. “Peço que rezem por nós. Só tenho que agradecer a todos que não mediram esforços para me ajudar nesta busca pela transferência dele para Tubarão. Não citarei nomes para não ser injusta se esquecer alguém”, acrescenta a esposa na mensagem publicada na internet.

Já Dona Joaninha foi a quarta paciente identificada com o Covid-19. Ela foi internada na semana passada no Hospital de Braço do Norte e transferida, também esta semana, para o Nossa Senhora da Conceição. “Como o pulmão não estava comprometido, ela foi entubada e levada para a UTI. Lá, as chances de recuperação são bem maiores”, explica a filha Cleonice Prá, que acompanha de perto todos os procedimentos médicos. “Onde ela está agora, o antibiótico funciona mais rápido”, tranquiliza ela os amigos, apesar da situação inspirar cuidado.

Os números de Braço do Norte

O boletim divulgado pelo Hospital Santa Teresinha em parceria com a Secretaria de Saúde de Braço do Norte às 16 horas desta quinta-feira relata nove casos comprovados de coronavírus (Covid-19). Quinze exames ainda aguardam resultados e 11 já foram descartados. Outros 69 pacientes não realizaram os testes, mas são monitorados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale