Cooperativa faz média para cobrar energia em abril

As faturas de energia elétrica que começaram a ser entregues a partir desta terça-feira, 31 de março, faturadas pela Cooperativa de Eletricidade de Braço do Norte (Cerbranorte), foram efetuadas utilizando-se a média aritmética dos valores faturados nos últimos 12 meses.

O comunicado foi peito pela distribuidora ontem e se ampara no artigo 111, da resolução 414/2010 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A assessoria de comunicação da Cerbranorte informa que a média é do consumo em kwh, ou seja, não do valor pago. Caso o consumo tenha sido inferior ou superior ao cobrado nesta fatura, será equacionado o valor assim que a leitura presencial for realizada.

A cooperativa também faculta o associado bater uma foto do seu medidor e enviar uma foto com a leitura para WhatsApp empresarial 08006432499 e solicitar a fatura com o consumo correto.

Caso o cliente não recebe a fatura, você pode ter acesso a segunda via na Agência Virtual, através do site www.cerbranorte.com.br.

O que diz o artigo da lei:

Do Faturamento em Situação de Emergência, Calamidade Pública ou Força Maior

(Redação dada pela REN ANEEL 479, de 03.04.2012). Art. 111. Caso a distribuidora não possa efetuar a leitura, por motivo de situação de emergência ou de calamidade pública, decretadas por órgão competente, ou motivo de força maior, comprovados por meio documental à área de fiscalização da ANEEL, o faturamento deve ser efetuado utilizando-se a média aritmética dos valores faturados nos 12 (doze) últimos ciclos de faturamento, observado o disposto no § 1º do art. 89, desde que mantido o fornecimento regular à unidade consumidora.


Leave a Comment